TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Livro A Revolução dos bichos

Por:   •  24/8/2019  •  Dissertação  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 6

DEDICATÓRIA

Dedico esta obra a todos aqueles de mentes fechadas que não vê além do que lhe é mostrado e que em nenhum momento está questionando, para poder aprender que o mundo ao seu redor é muito maior do que se imagina. O livro relata nitidamente o que se passa na sociedade atual, onde pessoas que não questionam e vivem apenas para seguir ordens são vistos como escravos daqueles com mais poder e intelecto superior.

Um grande exemplo do que se passa na obra é a Frase do grande filosofo René Descartes, que diz o seguinte, “Viver sem Filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir”. Então, leia o livro e abra a sua mente para tudo que há ao seu redor, deixe de viver para terceiros e viva para si próprio e descubra as partes boas e ruins do mundo.

OBRA

A Revolução Dos Bichos trata-se de uma das obras mais emblemáticas do escritor e ensaísta indiano George Orwell. O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela União Soviética na época de Stalin. Para o autor a obra é uma sátira à política stalinista que, segundo sua ótica, teria traído os princípios da Revolução Russa de 1917.

AUTOR

George Orwell era o pseudônimo de Eric Arthur Blair, nascido em 25 de Junho de 1903 em Motihari, na Índia Britânica. Trabalhou como Assistente de Superintendência Distrital em Burma (atual Myanmar) e assim surgiu o romance “Burnese Days”, publicado em 1934. Em Londres e Paris George viveu uma experiência como mendigo, surgindo assim mais uma obra, “Na Pior em Paris e Londres”.

Era inicialmente adepto dos ideais comunistas, porém os abandona ao descobrir as atrocidades e a falta de liberdade dos países comunistas. Suas obras são marcadas por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, uma consciência profunda das injustiças sociais, uma intensa oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita.

Além de jornalista, crítico e romancista, George Orwell é considerado um dos mais influentes escritores do século XX, famoso principalmente pela obra “1984”, publicada em 1949, cujo enredo se passa num país fictício onde o regime político é totalitário. O personagem protagonista do livro é um funcionário público que relata sua opressão.

George Orwell vítima de tuberculose faleceu em Londres, na Inglaterra, no dia 21 de Janeiro de 1950. Tendo solicitado um funeral de acordo com os ritos anglicanos, foi enterrado na All Saints' Churchyard em Sutton Courtenay, Oxfordshire.

Principais Obras:

  • 1984
  • Na Pior em Paris e Londres
  • A Revolução Dos Bichos
  • Burnese Days
  • Uma Vida Em Cartas

INTRODUÇÃO

O livro A Revolução dos Bichos trata-se da indignação sofrida pelos animais. Toda a história se passa em uma fazenda denomina de Granja solar, comandada pelo Sr. Jones, um homem austero e com um temperamento complicado, em que mesmo cuidando dos animais, em alguns momentos ele os deixa passarem fome. Um único animal, o Velho Major, um porco que participava de algumas competições na cidade, defende o conceito de que os animais têm direitos a serem respeitados e o homem é um animal inferior a eles, sendo visto como incapaz. Graças a um sonho tido pelo Major e fragmentos de lembranças da sua infância, ele compartilhar para outros animais a ideia de uma Revolução. De certa forma Major consegue juntar todos os animais com um objetivo, livrar se do homem e viver dignamente como merecem. Mas será que tudo ocorre como dito o Velho Major?

Graças à indicação do meu antigo professor de historia e que o livro quase sempre tem questões relacionadas em vestibulares, tive o interesse de lê-lo. Meu professor me disse que as coisas que ocorrem no livro tem um “ar” de soberania, abuso de poder e movimentos sócias, onde todos lutam em prol de um objetivo, dando assim um exemplo para quem ler o livro, que juntos podemos mais. O livro também dá exemplo do abuso que os animais sofrem por causa dos maus tratos sofridos pelo homem, isso faz com que ao lermos  tomamos consciência do quão é importante cuidar do animais, tanto aqueles domésticos quando os que são usados para trabalhos e todos os outros.

DESENVOLVIMENTO

Devido a sua idade elevada o Velho Major veio a falecer, e mesmo com todos a favor da revolução os animais não seguem com o plano, por um tempo. Passam manhãs, tardes e noites, e certo dia onde o abuso sofrido passa dos limites, os animais, todos juntos, se revoltam contra os humanos e os expulsam da fazenda. Todos felizes e esperançosos renomeiam a fazenda para Granja Dos Bichos.

 Os Três porcos Bola-de-neve, Napoleão e Garganta com o intelecto mais elevado, de certa forma se tornam os organizadores da Granja, ajudando a manter a ordem entre os animais. Com base nas ideias do Major eles implantaram Sete Mandamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com