TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Semiótica Emabalagem Coca Cola

Por:   •  23/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Semiótica

Embalagem Coca-Cola

A semiótica tem por objetivo estudar os signos, códigos, sinais e linguagem, fazendo com que seja possível compreender as palavras, imagens, sons e todos os tipos de manifestações, auxiliando na compreensão do potencial comunicativo das mensagens e os efeitos que os signos produzem em seus interpretantes (SANTAELLA, 2005).

Segundo Santaella (2005) esses efeitos são classificados em três tipos, os efeitos emocionais, são os sentimentos e emoções produzidos pelo signo; os efeitos energéticos, quando o signo exige uma ação física ou mental do interpretante; e os efeitos lógicos, quando há a interpretação do signo através de uma regra já internalizada pelo interpretante. Esses efeitos são utilizados constantemente para analisar os elementos semióticos presentes nas logomarcas e embalagens, pois, o interpretante ao se deparar com esses signos será exposto a uma série de efeitos, efeitos esses que podem ser diferentes para cada pessoa, levando em conta suas emoções e experiências individuais.

A marca selecionada para a análise semiótica de sua embalagem foi a Coca-Cola. A Coca-Cola foi criada em 1886 pelo farmacêutico John Styth Pemberton nos Estados Unidos da América, na época com o intuito de aliviar dores de cabeça nos operários, já hoje é uma das bebidas mais reconhecidas em todo o mundo, incluindo no Brasil. A tão famosa logomarca escrita com uma letra cursiva foi criada por Frank M. Robinson, amigo de John, que nomeou a bebida e escreveu o nome com sua própria caligrafia. Esse elemento está presente desde então nos rótulos da marca, sofrendo poucas alterações durante todos esses anos de Coca-Cola (COCACOLA BRASIL, 2016).

Recentemente a Coca-Cola passou por um redesign em suas embalagens, Cris Grether, brasileira, foi quem liderou essa mudança. Nesse processo a marca optou por um aspecto mais limpo e que desse continuidade a pregnância que o vermelho tem na mesma, dessa forma eliminando elementos característicos da marca até então, como as gotas de água e a sua clássica onda, ambos acrescentavam uma sensação de frescor ao rótulo. Será esse novo modelo de embalagem que iremos fazer a análise semiótica desse trabalho.

Nesse novo rótulo da Coca-Cola o vermelho, cor principal da marca, se torna muito mais presente criando mais do que nunca uma unidade entre todas as embalagens da mesma. A cor vermelha tem como característica despertar sensações fortes, de desejo, sendo utilizada pela Coca-Cola como um fator de estímulo e motivação ao consumo, por ter essas propriedades de energia e calor, a cor vermelha é muito utilizada também por outras marcas no ramo alimentício.

Além do vermelho, temos a cor branca presente em todas as embalagens para o come da Coca-Cola, criando harmonia na mesma e gerando um contraste com o vermelho, entre cores quentes e frias, o vermelho do fogo, do calor e o branco da neve, do frio, e também, contraste nas sensações representadas, o vermelho a intensidade, o desejo, vitalidade e o branco o frescor, a pureza, estabilidade, ambas sensações que auxiliam no desejo de consumo do produto, de saciar a sede.

A tipografia manual utilizada para escrever o nome da marca, com linhas arredondadas e com movimento ondulatório, sugere leveza e movimento, tendo forte influência no produto, e se mostrando atemporal devido a todos esses anos de utilização sofrendo apenas alterações sutis com o passar do tempo. A fonte cursiva de Robinson, assim como as cores vermelho e branco, é um diferencial na marca, contribuindo no equilíbrio, harmonia e pregnância no rótulo.

Através desse

Este trabalho assinala o que a semiótica pode auxiliar no desenvolvimento de uma nova identidade, quanto ao uso das formas, das cores, até mesmo do relacionamento. Ela está presente em diversas formas e conteúdos, e seu estudo perante este assunto possibilita que sejam criadas excelentes campanhas, que obtendo sempre que possível o máximo de retorno positivo do receptor. Uma logomarca carrega consigo os inúmeros valores agregados à empresa, portanto, a leitura adequada dos signos que a compõem é essencial para que o destinatário consiga extrair seus significados. Evidentemente que esta colocação precisa ser considerada no momento da criação, pois uma logomarca remete ao que a empresa quer representar, geralmente acompanhando-a durante um longo período, além do que, o processo de reconhecimento, aceitação e consolidação de uma marca demanda bastante tempo de exposição no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (213.7 Kb)   docx (322.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com