TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, Criatividade e Recreação

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 13

                                 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

6°Periodo

Arte, criatividade e recreação.

Daniela Francisco Tomé/RA: 6506289241

         Daysy Cristiane de Carvalho /RA: 6580316531

       Fátima Aparecida Gonçalves/RA: 6789434726

         Raphaella Maria Lopes da Cunha/ 6506289245

“Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Arte, criatividade e recreação”, sob a orientação do professor-tutor à distância Édina Domingues.

Anápolis

2015/2


Introdução

          O trabalho elaborado representa todas as pesquisas realizadas a cerca do tema. Hoje temos o prazer de relatar que ensinar artes para as crianças é muito mais que passar o tempo, é uma disciplina de igual valor com as demais e que se o professor for uma pessoa dedicada à criança aprenderá muito estudando artes. O presente relatório mostra que o estudo das artes pode influenciar as crianças a crescerem mais criticas, mais participativas e mais atuantes no mundo. Quando entramos em uma sala de aula temos que pensar que a criança esta em formação e o relatório mostra exatamente isso que devemos dar total atenção para que quando formos desenvolver um plano de aula que contemple o estudo das artes que tenhamos cuidado, pois a criança absorve tudo que passamos e esse é o momento ideal para despertar nela a apreciação pelo belo, pelo novo e pelo diferente. O cognitivo, o afetivo e o psicológico da criança estão sendo estimulado na aula de artes como se ele estivesse em qualquer outra aula, a importância dessas aulas se espelha no dia a dia da criança.

         A pintura, a dança, a musica, o teatro, as esculturas todas representam a expressividade da criança, tudo isso ajuda a criança a viver melhor em sociedade. O relatório traz um plano de aula onde é possível observar como um gibi poderá ser trabalho na aula de artes, traz memorias escolares das acadêmicas como forma de lembrarem como eram essas aulas na sua época, mostra o papel da arte na educação contemporânea, traz a importância da apreciação de obras de artes para as crianças, o que esperamos desenvolver com os campos contemplados pelos documentos oficiais que diz direito as crianças. De forma simples e embasada em pesquisas o relatório foi executado para que pudesse ajudar a elucidar as duvidas diante do estudo das artes na escola e na sociedade atual.

[pic 1]

Obra Tarsila do Amaral “A Gare’’(1925)

Memorias escolares

        Quando pensamos em memórias escolares principalmente a que se diz respeito à criatividade vemos logo que no inicio não podíamos contra com um projeto ou método que incentivasse nossa criatividade dentro deste conceito. A escola há alguns anos atrás não tinha essa preocupação com as crianças, sempre que tínhamos alguma data comemorativa era passado um desenho para que fosse pintado e só, no mais era o desenho de mapas que valia nota e todos temiam já que exigia certa habilidade. As brincadeiras eram de fato gostosas de serem feitas mais nada que incentivasse a criatividade, eram brincadeiras inocentes criadas pelas próprias crianças. Lembro que a criatividade partia muitas vezes do incentivo de nossos pais onde bonecas eram criadas com sabuco de milho ou pedaços de pano, os meninos tinham os carrinhos feitos de material reciclado.

        Não que tudo tivesse sido sempre assim havia também muita coisa boa onde eram passados desenhos já prontos e tínhamos que cobrir com bolinhas de papel, sementes de milho, feijão e arroz. Os melhores momentos eram aqueles onde socializávamos com as outras crianças ai sim os desenhos ganhavam dimensões maiores. Nesses momentos podíamos usar diversas cores e soltar a imaginação. O relato de nossas memorias retrata exatamente o que foi expresso nessas linhas, de um modo geral a escola não se preocupava em incentivar a criatividade da criança, onde essa criatividade poderia ser passada para as brincadeiras. Tínhamos sim liberdade de ir brincar na rua, de ficar sozinhos na porta de casa mais os materiais eram limitados.

[pic 2]

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691630490-andre-herling-educaco-artistica-e-desenho-dos-anos-80-_JM#redirectedFromParent


 1. O modelo educativo vivenciado pelos membros do grupo favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos?

        Na maioria das vezes não, já que as atividades eram monótonas e repetitivas deixando os alunos entediados e sem vontade de se expressarem. Não que fosse assim a todos os momentos alguns eram bem divertidos e criativos.

2. Com base nos relatos autobiográficos, qual parecia ser o objetivo das atividades artísticas nos anos iniciais de escolarização? O grupo concorda com esta visão?

        Todas de comum acordo concordam que o objetivo principal era somente de preencher o currículo escolar e de passar o tempo.

3. Como professores, que alternativas o grupo poderia propor para a utilização de recursos artísticos na sala de aula que proporcionem o pensamento crítico, a formação sensível e o desenvolvimento da criatividade?

        Hoje as alternativas são muitas, temos diversos materias que são usados para expressar de alguma forma a arte em sala de aula. A utilização de material reciclável, tintas coloridas, penas de animais. Com a internet pode-se criar esculturas artísticas de materiais que antes seriam descartados. A leitura de obras de artistas famosas seria uma alternativa para que as crianças fossem se familiarizando com esse universo, Os concertos musicais como forma de levar a curtir um programa diferente entre outras cosias.

Registros individuais dos integrantes da equipe a respeito das memórias escolares de cada integrante

        A acadêmica Daniela se lembra com carinho de suas aulas de educação artísticas relatando que a professora era uma pessoa muito dedicada e que tinha uma paixão por artesanatos, com isso ela tentava levar para sua turma um pouco do que sabia para estimular a criatividade das crianças. Diz ainda que nem sempre foi assim mais como essa é a memoria que ficou marcada resolveu relatar esse momento feliz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (391.7 Kb)   docx (244.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com