TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções e atribuições de um Guia de Turismo

Por:   •  24/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  2.265 Visualizações

Página 1 de 5

Pontue as funções e atribuições de um Guia de Turismo, numa excursão de ônibus, de 5 (cinco) dias, para um grupo de 35 pessoas da 3ª idade, de Campinas, SP, com destino a Caldas Novas, GO.

As funções e atribuições de um Guia de Turismo iniciam-se com a organização do material pessoal junto à agência. Este material deve conter: microfone, caixa de primeiros socorros, guia turístico, material de papelaria, prancheta, canivete suíço e lanterna.

O Guia de Turismo também deve ter em mãos a lista de passageiros contendo o RG, data de nascimento, telefone e horário e local de embarque. Além disso, é indispensável estar portando o roteiro da viagem com detalhamento diário, uma relação do hotel e restaurantes com endereços e telefones, bem como o rooming-list do hotel, vouchers, notas de pagamentos, papel timbrado, etiquetas para malas, opinários, crachás, questionários preventivos e dinheiro para despesas extras.

É muito importante que o Guia esteja no local de embarque com duas horas de antecedência, para que possa vistoriar o meio de transporte quanto à higiene e conforto, além dos equipamentos e serviços de bordo, deixando o som ambiente ligado.

Inicia-se então o procedimento de embarque: o profissional de turismo receberá os voucher e/ou passagens, checará a identidade de cada um com a relação de passageiros e anotará o número de bagagens registrando-os com etiquetas e fitas coloridas para facilitar o check-in e check-out no hotel. Após isso, o guia pode entregar aos motoristas os volumes que serão transportados no bagageiro, e assim liberar o embarque dos passageiros.

Antes de começar a viagem propriamente dita, o guia deve posicionar-se no meio do corredor, em frente à cabine, para cumprimentar a todos e fazer a sua apresentação formal. Na sequência, deve agradecer pela preferência, apresentar os motoristas, e colocar em evidência o líder do grupo caso haja um. É interessante também passar algumas informações sobre o ônibus, quanto ao modelo, geração, equipamentos, serviços oferecidos e quanto à sua utilização (cabine, comissária, salão de jogos, toalete, poltronas, porta-copos e descansa-pés), esclarecendo dúvidas que, por ventura, surgirem.

Após a viagem ter iniciado, é bastante importante fazer a apresentação dos passageiros para que o grupo possa se conheça melhor. Podem ser usadas dinâmicas para facilitar a interação entre as pessoas.

O serviço de bordo é algo digno de atenção, sendo um deles servido na viagem de ida e outro na viagem de volta. Em caso de viagens noturnas, deve-se informar que as luzes serão desligadas para descanso. Quanto às paradas, o guia precisa explicar aos passageiros o que irão encontrar e o tempo de duração que, em sua maioria, são de 30 minutos para paradas simples, e de 60 minutos para horário de refeição. O guia e os motoristas podem usar este tempo para organizar mantas e travesseiros, desembarcar o lixo recolhido e reabastecer café e água. Em complemento, deve-se verificar como está o atendimento ao grupo. Ao término do intervalo, o guia aguardará o grupo na porta do ônibus, fazendo o controle dos passageiros e verificar com os mesmos se houve esquecimento de algo no local. Estando tudo dentro da conformidade, avisa-se ao motorista para seguir viagem.

Durante o percurso da viagem, é de grande importância ter materiais para distração dos turistas, como brincadeiras, filmes e músicas. Ao passar por cidades turísticas, o guia deve passar informações como localização, história, população e atrações. Caso a cidade faça parte do roteiro, é preciso fornecer ainda mais informações sobre o local, verificar as atividades programadas, dar sugestões quanto ao tempo livre, bem como locais para compras e outras atividades. Deve-se tomar cuidado para que desembarquem próximo ao ônibus e em local seguro e marcar um ponto de referência e horário para retorno. O Guia descerá por primeiro para ajudar os passageiros no desembarque, e no horário de retorno estará aguardando na porta do ônibus.

Quanto aos procedimentos de check-in, deve-se passar todos as informações referentes ao hotel como serviços, horários e lugares próximos. Ao chegar, o guia se dirigirá à recepção e verificará se o rooming-list está correto. Em seguida, deve ajudar os passageiros com a localização dos apartamentos, solicitando que preencham a FNRH da Embratur. Durante a hospedagem, é interessante que o Guia combine com o grupo um horário e/ou local onde estará disponível bem como um informe das atividades do dia.

Durante as refeições, o Guia deve sempre conferir se todos estão presentes e caso falte alguém, verificar o motivo. É também atribuição do guia o contato com os restaurantes para combinar preço, cardápio, horários, cortesias e localização dos mesmos. Quando as refeições forem livres, é preciso orientar o grupo sobre sugestões de restaurantes ou casas de lanches.

Nos passeios opcionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com