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Comunicação e Expressão: Contextualização na escrita

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  2.411 Visualizações

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UNIP - Prática como componente curricular (PCC) – 2º semestre – Artes Visuais – Dez/2017

1. Comunicação e Expressão: Contextualização na escrita

O homem se expressa e se comunica desde o início de sua existência, porém, foi a partir da escrita que seu legado pode ser conhecido através dos tempos, independente de serem ou não disseminados por gerações através da tradição oral.

A escrita tem várias funções, como registrar o que se pensa, transmitir um conhecimento adquirido, guardar tradições importantes, criar histórias, entreter. Porém, a função principal da escrita é comunicar algo a alguém. Qualquer pessoa só é capaz de produzir um bom texto primeiramente se existir um propósito para essa escrita, se ela tiver algo a dizer a alguém. Sem esse devido contexto, não há propósito na escrita.

2. Ciências Sociais: Relação indivíduo e sociedade

O estudo das Ciências Sociais nos propicia entender o quanto o ambiente é formador e transformador para a sociedade e indivíduo. É a partir da vivência, da experiência, que um sujeito se transforma em cidadão. Por isso é importante saber como chegamos onde estamos atualmente, partindo de uma sociedade rural para um ambiente urbano e capitalista, suas causas e consequências.

3. Prática de Ensino: Observação e Projetos – Elaboração de um projeto pedagógico

A observação faz parte de todos os momentos de um bom educador. Para tal, é preciso educar o olhar para conseguir o máximo desses momentos.

Nessa disciplina, pudemos conhecer mais sobre a observação científica e também como elaborar um projeto pedagógico.

O trabalho proposto pela disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto (PE:OP) foi produzir um projeto de aproveitamento pedagógico de um ambiente não escolar em uma turma do Ensino Fundamental II.

Isso porque, acredita-se que o trabalho com projetos seja bastante rico e empolgante para o aluno, além de encerrar com um produto final real e funcional, favorecendo a aprendizagem. Segundo Hernándes e Ventura: “A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”. (HERNÁNDEZ, VENTURA; 1998, p. 61)

4. Psicologia do Desenvolvimento/Aprendizagem: Diferenças individuais (elaborar plano de aula)

Para obter um bom resultado em sala de aula o educador deve levar em consideração os conhecimentos prévios de seus alunos, mas também suas habilidades, conhecimentos e limitações. O objetivo é alcançar a todos e não somente aos mais capazes. Sendo assim, é preciso estar atento às necessidades dos alunos e preparar aulas dinâmicas e atividades em diferentes níveis com desafios reais às diferentes capacidades e perfis de seus alunos.

A Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem nos ajuda a identificar essa variedade em sala de aula para a adaptação da didática a ser aplicada.

4.1 Plano de aula:

A) Tema: Leitura de Imagens – Vida e obra de Tarsila do Amaral

B) Objetivos: utilizar os conceitos estudados na disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, tendo como principais teóricos Piaget, Wallon e Vygotsky para desenvolver satisfatoriamente uma atividade de leitura de imagens.

C) Resumo do plano de aula: Conhecer a vida e obra de Tarsila do Amaral. Observar diversas obras da artista em diferentes épocas. Discutir, refletir e produzir um texto em duplas.

D) Desenvolvimento:

- leitura e interpretação de texto sobre a vida e obra da artista, assim como a contextualização da época e movimentos artísticos que ela participou.

- leitura de imagens de diversas obras da artista, em diferentes épocas de sua vida.

- Discussão e reflexão coletiva.

- Seleção de duas obras para produção de texto (em duplas) contendo a leitura de imagens e a experiência vivida nessas três aulas.

IMAGEM 1: AS MARGARIDAS DE MÁRIO DE ANDRADE, 1922, óleo sobre tela, 100x96 cm, (P033), Coleção particular, SP, SP

IMAGEM 2: A NEGRA, 1923, óleo sobre tela, 100x80 cm, (P049), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, SP, SP

IMAGEM 3: O MAMOEIRO, 1925, óleo sobre tela, 65x70 cm, (P085), Coleção de Artes Visuais Do Instituto de Estudos Brasileiros – USP, SP, SP

IMAGEM 4: ABAPORU, 1928, óleo sobre tela, 85x73 cm, (P101), Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – Fundación Costantini, Buenos Aires, Argentina

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