TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DA ARTES NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  10/7/2019  •  Artigo  •  4.746 Palavras (19 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

        APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

       MANUAL

        METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

       

       

[pic 2]

FACULDADE DE ARTE

A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Professor orientador: Patrícia Nolasco

Cícera Pereira Sousa da Silva

RA 1301

franwillian14@hotmail.com

Debora Rosa de Oliveira

Ra 1275

debora.orbirol@gmail.com

Regiane Aparecida Castanho

RA 1320

rrcastanho38@gmail.com

Vanessa Soares Bortolazo

RA 1300

vancysoares@hotmail.com

RESUMO

O presente artigo apresenta um breve histórico do ensino de arte, ao longo dos anos do Brasil, a reflexão sobre a importância da disciplina para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental bem como a prática da ação – reflexão – ação dos docentes em suas aulas;

Refletindo sobre a contribuição de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental procurou-se evidenciar uma postura reflexiva e crítica dos docentes em aulas de arte com seus alunos.

Utilizou-se da pesquisa bibliográfica de alguns autores sobre assunto, uma abordagem sobre o ensino de arte nas escolas de Ensino Fundamental Cerquilho e por fim como acontecem estas aulas. Foi feita uma pesquisa de campo junto à professores da área, onde os resultados servirão de apoio para outros profissionais refletirem sobre o Ensino de Arte para esses alunos.

Palavras-chave: Arte. Ensino Fundamental. Ação-Reflexão-Ação, Docentes.

        ABSTRACT        

This article presents a brief history of art education throughout the Brazilian years, the reflection on the importance of the discipline for the students of the initial years of elementary school as well as the practice of action - reflection - teachers' action in their classes;

Reflecting on the contribution of art in the early years of Elementary School, we tried to highlight a reflexive and critical posture of teachers in art classes with their students.

It was used the bibliographical research of some authors on the subject, an approach on the teaching of art in the elementary schools Cerquilho and finally how they happen these classes. A field research was done with the teachers of the area, where the results will serve as support for other professionals to reflect on the Teaching of Art for these students.

Keywords: Art. Elementary School. Action-Reflection-Action, Teachers.

INTRODUÇÃO

Pretende-se com este artigo mostrar como a arte é importante nos anos iniciais da educação (Ensino Fundamental I) visto que o universo lúdico pode ser estimulado de diversas formas.

O Presente trabalho tem como tema: A contribuição do Ensino de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este tema foi escolhido visto que muitas vezes a disciplina de arte é utilizada como forma de passatempo ou divertimento, sem uma consciência ou percepção da importância dos benefícios proporcionados pela disciplina.

O Ensino de arte deve ser trabalhado de forma significativa pelos professores por se tratar de uma forma de linguagem e de expressão, onde o aluno adquire sensibilidade e competência para lidar com formas, cores, imagens, gestos, sons e demais linguagens.

É importante que o professor, como sujeito do processo ensino-aprendizagem, agente de mudanças, utiliza-se do senso crítico para refletir sobre as suas ações para entender às necessidades de seus alunos.

Ouve-se tanto sobre práxis pedagógica que nada mais é que o professor observar a sua ação em sala de aula, reservar a sua ação em sala de aula, refletir sobre esta ação em relação às teorias estudadas e construir / aplicar novas ações e reflexões, a fim de melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Acredita-se que a arte é de extrema importância na educação, desde muito cedo, pois contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e perceptivo de toda criança.

O principal objetivo deste artigo é fazer enxergar a arte como forma de aprendizagem, afetivamente.

O professor é o principal mediador dessa aprendizagem no sentido de motivar os alunos a terem gosto ao fazer arte; despertando-lhes o interesse pelas atividades artísticas.

Suscintamente, descreve-se aqui um pouco da história do Ensino de Arte, no Brasil.

Posteriormente, aponta-se a importância da arte em sala de aula e o perfil didático do professor que leciona a disciplina.

Por fim, foram elencadas atitudes dos discentes e docentes que promovem a eficácia nas aulas de arte.

O artigo contou como subsídio pesquisas bibliográficas que consistiram em leitura de livros e textos sobre o assunto. Também foi feita uma pesquisa de campo, realizada com professores que lecionam no 2º / 3º ano da Emef Prof.Benjamim Franklin.

Acredita-se que os resultados e discussões desta pesquisa levem outros profissionais da educação a refletirem sobre a sua prática diária em sala de aula levando-os a perceber uma ação transformadora a fim de melhorarem suas aulas, em específico, as de arte.

A arte tende a ser transformadora, libertadora e oportuniza novos horizontes para todos, inclusive para as crianças em idade escolar entre 7 (sete) e 9 (nove) anos.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A palavra arte vem do latim, é um termo que significa basicamente técnica/habilidade.

A arte é uma das melhores formas do ser humano expressar suas emoções e sentimentos. Podendo ser representada de diversas maneiras, através da pintura, escultura, cinema, teatro, danças, música, arquitetura etc. pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizada, ouvidas ou vistas (áudio visuais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com