TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO BRASIL E METODOLOGIA DE ENSINO

Por:   •  30/11/2021  •  Ensaio  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ UEPA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CCSE

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DO BRASIL E METODOLOGIA DE ENSINO

PROFESSORA: ODOZINA FARIAS BRAGA

ATIVIDADE FINAL: Análise crítica de livro didático de História sobre o estudo dos povos indígenas e da história e cultura africana e afro brasileira

Brenda Soares do Vale[1] 

Jamilly Souza Freire[2]

Guilherme Borges da Silva Carneiro[3]

Brenda Vidal Vieira[4]

             

Título do livro:

 Autor(es):

Ano de Publicação:

Editora Local:

Capítulo(s):

               O capítulo aborda de forma resumida as heranças culturais dos povos indígenas e dos afrodescendentes. Não apresenta as problemáticas desenvolvidas pela colonização. A ideia principal do autor é destacar as heranças culturais como alimentação, vocabulário e hábitos indígenas que influenciaram o modo de vida brasileiro. Abordando um pouco sobre as comunidades existentes pelo Brasil, as principais fontes de alimentação como milho, mandioca, babaçu e etc..., a divisão de trabalho patriarcal entre homens e mulheres, confecção de objetos, pinturas corporais feitas com tintas naturais e o vocabulário indígena presente no vocabulário brasileiro, heranças principalmente dos indígenas tupi, como por exemplo, arara, tucano, jabuti, bacuri entre outros.

               De acordo com Rocha 1984, praticamente todos os livros informam coisas semelhantes e privilegiam os mesmos aspectos da sociedade tribal. Assim, todos os que lerem aqueles livros saberão que os índios fazem canoas, andam nus, gostam de se enfeitar e comem mandioca, mas, por outro lado, ninguém aprenderá nada sobre a complexidade de sua vida ritual, as relações entre esta e sua concepção do mundo ou da riqueza de seu sistema de parentesco e descendência. Nesse sentido o capítulo apresenta uma certa generalização da figura do índio, deixando de lado a importância de destacar que há características comuns entre eles, mas que cada sociedade indígena tem suas especificidades e são extremamente diversificadas entre si. Essa verdade é uma rica diversidade sócio-cultural indígena que não está sendo destaca neste livro didático. Desta forma o mesmo apresenta-se generalista em relação a cultura indígena o que acaba por pouco contribuir para o estudo dos povos indígenas. 

               

   


[1] Estudante de pedagogia-UEPA, 3º semestre, turma 2021. E-mail: brenda.vale@aluno.uepa.com

[2]Estudante de pedagogia-UEPA, 3º semestre, turma 2021.

[3] Estudante de pedagogia-UEPA, 3º semestre, turma 2021

[4] Estudante de pedagogia-UEPA, 3º semestre, turma 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com