TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DIALÉTICA EM SALA DE AULA

Por:   •  25/2/2016  •  Dissertação  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  1.367 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Pedro Henrique da Silva Gomes

METODOLOGIA DIALÉTICA EM SALA DE AULA

O artigo em estudo promove no âmbito educacional um reflexo sobre a metodologia expositiva que muita das vezes é adotada pelos educadores nos dias de hoje, enfatizando que o professor-educador nem sempre está na busca de um ensino diferenciando, apresentando a metodologia dialética como ajuda na adequação do ensino.

No estudo o autor destaca a metodologia dialética como uma nova perspectiva que vai estabelecer uma relação entre o homem e o conhecimento, onde o mesmo afirma que o conhecimento ele deve ser construído ao invés de ser apenas depositado, colocando sempre o aluno como principal mediador da construção, o que faz com que o professor torne o aluno  capaz de desenvolver o conhecimento através de outras realidades fora da sua sala de aula.

O educador por sua vez tem como objetivo proporcionar aos educandos a consciência de suas necessidades, levando-a como atributo mediador da construção do conhecimento, cujo alunato sinta-se motivado a aprender e tentar desenvolver suas habilidades através das limitações do seu cognitivo. O sujeito deve construir o conhecimento através da elaboração de relações o mais totalizantes possível, assim o professor deve colaborar com o aluno na decifração e na construção da representação mental do objeto em estudo.

COTIDIANO E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Algo que ainda é bastante discutido no contexto educacional é a utilização do ensino tradicionalista, onde grandes partes dos professores utilizam apenas o conteúdo do livro didático. Nesta margem, surge a contextualização como agente contribuinte para aprimoramento do ensino, assim como uma ferramenta que pode ser utilizada na área de química.

O artigo de Wartha, Silva Bejarano (2013) sobre o cotidiano e a contextualização no ensino de química, faz uma grande abordagem sobre a contextualização no ensino, tendo em vista que essa ferramenta é algo fácil de ser colocado em prática, mas que em muitas situações cotidianas essa abordagem ainda é ausente e não é colocado como um agente facilitador do conhecimento do aluno.

Os autores destacam a grande importância do cotidiano em que os alunos estão inseridos, tendo papel fundamental na prática pedagógica para ensinar conteúdos e conceitos científicos, isso porque o aluno muitas vezes vê o fácil como abstrato, e isso pode ser feito através de exemplificações presentes no dia a dia em que estes estão ligados numa tentativa de tornar os conhecimentos teóricos mais compreensíveis.

PCN + (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS)

Os PCNs eclodem nesse contexto a fim de formular estratégias para o desenvolvimento das diversas áreas de conhecimento, procurando sempre facilitar o desenvolvimento e organização da escola, buscando a aprimoração do ensino por meio de sugestões que possibilitem ao professor um trabalho mais “preciso”  e um ensino de qualidade.

No ensino de química os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, está centralizado na relação entre informação científica e contexto social. Isto identifica que a Química pode está associada ao ensino contextualizado, que resulta na formação do cidadão, tornando sua participação na sociedade mais efetiva, trazendo uma maior significância do ensino de química a vida das pessoas. Entretanto, em sala de aula o conhecimento químico  transpassado precisa ter uma maior integração com os cotidianos dos alunos, pois através desta integração os conhecimentos científicos adquirem significado e importância para a formação educacional. A partir disso, nota-se a importância das relações mais objetivas para construção do conhecimento científico, com o intuito de formar um ser mais crítico e preparado para se relacionar com o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com