TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Que Incidem Socioculturalmente no Brasil de Hoje Estratégia de Metodologia de Ensino em Sala de Aula

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DA DISCIPLINA:
METODOLOGIAS DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Projeto: Identificando aspectos históricos que incidem sócio culturalmente sobre o Brasil de hoje.

A escolha e a delimitação do tema.

Este projeto é direcionado aos alunos  do terceiro ano do ensino médio e o propósito deste projeto interdisciplinar,   é proporcionar aos alunos neste momento em que estão por finalizar o nível médio, uma visão em que consigam se contextualizar como cidadãos que são,  através deste processo de aprendizagem  quanto a valorização entre outros do sentimento patriótico sobre seu país .Através deste projeto buscar também que reconheçam o potencial que temos pelos múltiplos benefícios que encontramos  em nosso território nacional , quer seja no âmbito territorial, climático, as riquezas que  identificamos  nas  diversas culturas e tradições , entre outros aspectos. Nas atividades propostas haverão atividades que serão realizadas em grupos, podendo contar com a colaboração da comunidade escolar ou social dos alunos.

As limitações do projeto.

A limitação deste projeto está apoiada em que se identifica pelo pouco tempo que se tem, tornando se um pouco escasso diante do calendário escolar que talvez não ofereça a oportunidade de podermos realizar atividades mais extensas, mas cremos que será possível explanar de maneira efetiva e alcançaremos assim nosso objetivo.

Os pontos fortes do projeto.

Os pontos fortes do projeto, ambicioso por assim dizer onde nos apoiaremos no aprofundamento através da pesquisa, sobre os aspectos históricos relevantes para a nossa nação de Norte a Sul do País envolvendo vários quesitos tais como econômicos, políticos, gastronômicos, culturais, climáticos geográficos entre outros, considerando estes aspectos para cada região do país que será estudada. Isto fará com que estes alunos desenvolvam seu conhecimento e se reconheçam como cidadão partícipes de algo que se torna “macro”, a partir do reconhecimento da imensidão deste País, e como futuros profissionais que poderão vir a ser visualizarem em como poderão contribuir no futuro cada vez mais para o crescimento do País, além de desconstruir pré-conceitos entre seus pares, de diversos locais do território nacional.

Planejamento

O Plano de Trabalho ocorrerá da seguinte forma:

Inicialmente os alunos serão sensibilizados a participarem do projeto , deixando claro qual a importância desta investigação, e previamente  iniciar um ‘mapeamento” por assim dizer, identificando os alunos em suas naturalidades de  suas respectivas regiões do País ,em uma  conversa informal no sentido que possam expor particularmente o que cada um traz  de suas origens , e deixando que cada um deles expressem o que identificam de importante em suas regiões e que de certa forma ainda mantiveram, como tradição,  ainda que se mudando para o estado onde se encontram ( gastronomia, hábitos , culturas... entre outros). Após iniciaremos as questões relacionadas a divisão do pais, em regiões, identificando o porquê desta divisão e a relação disto com as questões políticas administrativas, identificando estas questões utilizando o “Mapa do Brasil”.

Propor que em grupos, identifiquem as capitais dos estados, os sotaques identificados em cada região, o clima e a vegetação de cada região bem como a atividade económica associada, e as questões culturais serão expressadas através de uma apresentação teatral ou poderão optar por apresentação em uma “Feira Cultural Regional” intitulada Raízes do Brasil onde haverá danças típicas de cada região.

Cronograma

Iniciará no início do semestre FEVEREIRO de 1 a 28 Primeira etapa do Projeto, realizando a divisão dos grupos e as propostas/ sugestões para o trabalho. MARÇO início das pesquisas com divisão em grupos para investigar os aspectos propostos em cada região do País (Clima, plantação, relevo, entre outros), ABRIL ensaios das apresentações, MAIO elaboração e organização do evento cultural e JUNHO Feira Cultural podendo ter a opção de ser no fim de semana, com a presença da comunidade do entorno do Centro Educacional. JULHO a devolutiva da avaliação que será contínua durante cada etapa realizando uma análise individual e coletiva dos alunos participantes. Observamos que do decorrer dos meses de Fevereiro a Maio os professores e alunos estarão envolvidos nas pesquisas e estruturação da feira.

Bases teóricas.

Educa Brasil. Disponível em. https://www.educabras.com/busca/categoria/aula Acesso em 01 de Fevereiro de 2016.

Ensino Médio. Disponível em http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12583-ensino-medio  Acesso em 01 de Fevereiro de 2016

Francisco, W. C. (2016). "Regiões Brasileiras "; Brasil Escola. Disponível em http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/as-cinco-regioes-do-brasil. Acesso em 16 de dezembro de 2016.

As atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com