TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Conceitual - Educação

Por:   •  24/5/2016  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  9.821 Visualizações

Página 1 de 2

 Atividade no Portfólio Objetivos

• Identificar e relacionar os conceitos-chave dos conteúdos referentes a educação escolar, desenvolvimento econômico e transformação social.

• Refletir sobre a relação educação escolar, desenvolvimento econômico e transformação social.

Descrição da atividade

Anastasiou e Alves (2006, p. 83) afirmam que o mapa conceitual “consiste na construção de um diagrama que indica a relação de conceitos em uma perspectiva bidimensional, procurando mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos pertinentes à estrutura do conteúdo”.

Considerando esta informação e as leituras realizadas até o momento, identifique os conceitos-chave dos conteúdos referentes a educação escolar, desenvolvimento econômico e transformação social e em seguida, elabore um mapa conceitual.

Dica

Para construir o mapa conceitual, sugerimos a utilização do programa CmapTools. Veja a seguir um exemplo de mapa conceitual, que apresenta as inter-relações entre os conceitos-chave desta estratégia de ensino e aprendizagem.[pic 1]

Ex:

Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2016.

Depois de concluir seu próprio mapa conceitual, poste-o no Portfólio.

Pontuação

A atividade vale de 0 a 1,5 pontos.

Critérios de avaliação

Na avaliação desta tarefa, serão utilizados os seguintes critérios:

•         Utilização da norma padrão Língua Portuguesa e das normas da ABNT.

•         Compreensão dos textos estudados.

•         Capacidade de análise do conteúdo e síntese de ideias.

•         Identificação dos conceitos-chave dos conteúdos estudados.

R: Definições;

Educação - substantivo feminino

  1. Ato ou processo de educar(-se).
  2. aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino.

Desenvolvimento Social é entendido como um processo de melhora da qualidade de vida de uma sociedade. Considera-se que uma comunidade tem alta qualidade de vida quando seus habitantes dentro de um cenário de paz, liberdade, justiça, democracia, tolerância, equidade, igualdade e solidariedade, têm amplas e recorrentes possibilidades de satisfação de suas necessidades e também de poder empregar suas potencialidades e saberes com vistas a conseguir uma melhoria futura em suas vidas, em termos de realização pessoal e da sociedade em seu conjunto.

Desenvolvimento econômico é o processo pelo qual ocorre uma variação positiva das "variáveis quantitativas" (crescimento econômico: aumento da capacidade produtiva de uma economia medida por variáveis tais como produto interno bruto, produto nacional bruto), acompanhado de variações positivas das "variáveis ...

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (112.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com