TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Conceitual

Por:   •  29/2/2020  •  Artigo  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Como a formação de professores pode influenciar na consolidação de uma educação profissional que supere o dualismo escolar?

2. Aponte a contribuição do currículo integrado para superar a formação voltada para o mercado de trabalho e contribuir com uma sociedade mais justa e mais humana.

A educação escolar é considerada o sistema de formação e transformação que contribui para formar os homens e, por consequência a sociedade. Não é novidade que o mercado econômico influência e traçou/traça os rumos do sistema educacional brasileiro.  Se o capital exige o aprimoramento da força de trabalho, propostas no campo educacional são lançadas para lidar com este sistema. Assim, a educação escolar passa a ser definida pelas prioridades e a adaptação do mercado. É importante reconhecer a exigências do mercado de trabalho, porém não se pode permitir que a prática do docente na EPT seja definida exclusivamente para atender suas necessidades. É necessário que o professor tenha sido preparado para desenvolver uma práxis educativa no sentido de formação integral dos sujeitos.

Neste contexto, a forma com que o professor conduz a sua aula interfere na construção do conhecimento dos alunos. Por este motivo, educadores devem ser criteriosos ao planejar ações e atividades que irão desenvolver na sua aula. Isto aumenta as chances de êxito quanto aos objetivos que foram propostos para a prática educativa. Para esta prática a formação do docente é de suma importância, pois ela influência diretamente na sua prática educacional. Uma formação frágil do docente pode acabar representando a reprodução de um ensino superficial e silenciador, em que os alunos são vistos como meros depósitos de informações, e não como sujeitos ativos, pensantes e atuantes na sociedade.

A partir de uma práxis educativa que promova caminhos que contribuíam para o desenvolvimento das potencialidades e que prepara para o mercado de trabalho, é possível superar o dualismo escolar. Neste contexto, acredita-se que a educação omnilateral, supere o dualismo na EPT. É preciso levar em consideração o pleno desenvolvimento do ser humano, não se limitar a atender finalidades impostas pelos mercados de trabalho, mas pauta-se em uma formação ampla que envolva os diferentes tipos de conhecimento, o educacional, o cultural, o social e o econômico.

O currículo integrado na perspectiva de superar a formação voltada para o mercado de trabalho e contribuir para uma sociedade mais justa, traz a integração a transição e articulação dos vários saberes. O currículo integrado possibilita a formação crítica e participativa do aluno, ele correlaciona as disciplinas oportunizando a flexibilidade as fronteiras dos conhecimentos, supera a fragmentação dos saberes. A partir da articulação dialética da prática com a teoria, do ensino com o trabalho o currículo integrado, é capaz de promover uma formação humana integral, auxiliar no processo de formação dos indivíduos, é maximizar o processo de construção dos sujeitos consciente da sua realidade que interage com meio onde vive e transforma esta realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com