TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio Supervisionado

Por:   •  24/3/2023  •  Dissertação  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAVENI

JULIANA DOS SANTOS ARAUJO

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MOCOCA

2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAVENI

JULIANA DOS SANTOS ARAUJO

PARTICIPAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

        Relatório final do Estágio Supervisionado apresentado ao curso de 2° Licenciatura em Artes.

MOCOCA

2023

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2.DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Caracterização da instituição        5

2.2 Objetivos do estágio        6

2.3 Competências e habilidades        6

3 PARTICIPAÇÃO NO ENSINO MÉDIO        7

4 CONCLUSÃO        8


1.INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em educação médio  foi realizado na escola Benedito Ferraz Bueno , localizada no município de São Benedito das Areias, Mococa SP, no período de 06/02 a 07/03 no período vespertino na sala de alunos com 10 anos.

O estágio supervisionado permite ao futuro docente conhecer, analisar e refletir sobre seu ambiente de trabalho. Como resultado, deve-se confrontar a realidade usando as teorias que aprendeu durante o curso, fazendo uma reflexão a partir da prática que observa, considerado como um tempo destinado a um processo de ensino e aprendizagem, que irá aproximar o estagiário da realidade.

No curso de 2° Licenciatura em Artes, a educação didática é extremamente importante para os futuros educadores e o objetivo desse estágio foi investigar a formação e a prática do profissional que atua na educação infantil. Ao analisar o papel da formação na prática educativa do professor e a importância que ele atribui a essa formação para melhoria de seu fazer docente. Para uma formação ser qualificada, o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado com eficiência e responsabilidade.

O desenvolvimento do profissional da área da educação, é um processo que envolve a compreensão das situações específicas que surgem nos ambientes educacionais em que trabalham. Como resultado, um dos aspectos mais significativos desta formação é, sem dúvida, o tempo de estágio. Com isso, é necessário que esse acadêmico assuma um papel mais ativo em termos de formação e prática profissional.

Este relatório refere-se ao estágio em 2° Licenciatura em Artes, com o intuito de aperfeiçoar meus conhecimentos adquiridos no curso de licenciatura em docência, observando na prática tudo o que foi aprendido durante o curso, relacionando as teorias com a prática vivenciada. É nesse momento que o acadêmico tem a oportunidade de ver como teoria e prática se articulam, permitindo que ele estabeleça conexões entre elas e, assim, construa sua própria base de conhecimento.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 Caracterização da instituição

O estágio supervisionado de 2° Licenciatura em Artes foi realizado na escola: E.E Benedito Ferraz Bueno, R: Rosa Martins nº s/n, CNPJ: 49.388.051/0001-21 Bairro: distrito São Benedito das Areias, CEP:13755-00, Fone: 19 36951162   Horário do estágio: 13:00 às 18:00.

Este relatório tem por objetivo sistematizar e analisar as informações coletadas durante os meses de fevereiro e março de 2023. Durante o tempo de competência e seguindo a estrutura curricular da disciplina Estágio Supervisionado do curso de 2° Licenciatura em Artes no Centro Universitário Faveni, foram observados, portanto, o que concerne aos processos de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas e aos modos de atuação administrativa da escola.

A instituição pública atende (CRIANÇAS, JOVENS OU ADULTOS), uma escola bem-organizada, segura, limpa, um ambiente educativo bem alegre e estimulante, com profissionais que valorizam a afetividade e a autoestima; também desenvolvem um bom trabalho pedagógico repleto de atividades lúdicas.

Baseado num roteiro de caracterização da escola seja por meio da estrutura física, seja por meio das dinâmicas socioculturais, perpassando um esquema de questões e problematizações referentes ao processo de ensino-aprendizagem, este relatório tem como finalidade possibilitar uma visão ampliada sobre o ensino realizado no contexto escolar, num prisma da rede pública definindo e repensando práticas e soluções para a melhoria do ensino. Ainda será possível repensar a formação do educador neste processo e rever sua posição na construção e no desenvolvimento de uma sociedade melhor.

O estágio em 2° Licenciatura em Artes foi primordial, pois através dele que o estudante estabelece a relação entre teoria e a prática, momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no curso, aprimorar a prática em sala de aula, aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho; quando se observa adquire-se experiência.

2.2 Objetivos do estágio 

Oportunizar ao futuro professor a vivência e consolidação de competências e habilidades a partir de uma efetiva inserção e atuação no âmbito escolar do ENSINO MÉDIO;

Possibilitar aproximações entre o Ensino Superior e a Educação Básica como oportunidade de contribuição mais efetiva na formação do professor frente às demandas educativas no contexto da docência escolar nas aulas do ENSINO MÉDIO;

Produzir relatório final de estágio, de forma crítica e reflexiva, trazendo as experiências didático-pedagógicas ocorridas no contexto escolar, seja no âmbito da observação da realidade ou na atuação em aulas no ensino médio.

2.3 Competências e habilidades

Organizar plano de trabalho com auxílio do Orientador do Estágio e Tutores à Distância, com objetivo de estabelecer contato inicial e planejamento de ensino para turmas do ensino do ENSINO MÉDIO, em instituições da Educação Básica, considerando os principais aspectos da realidade educacional em que se insere. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com