TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da arte no século XX e suas manifestações

Por:   •  3/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

O papel da arte no século XX e suas manifestações

A arte no período de transição do Século XIX para o XX pode ser considerada única por suas contribuições no princípio do século XX encontramos artistas que inovam radicalmente os conceitos da estética vigente. Na pintura temos o Fauvismo que surgiu em 1905, movimento com influência de Van Gogh e Gaugin. Em 1908 surgiu o cubismo, com Picasso e Braque. Em 1910 temos o Abstracionismo originado com Kandinsky.

Assim, os movimentos e as tendências artísticas, tais como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, a Op-art e a Pop-art expressam, de um modo ou de outro, a perplexidade do homem contemporâneo, com participação notável no cinema, embora identificados individualmente, tais estilos não apenas coexistiam como também se influenciava e dialogavam.

Durante o século XX, as artes tinham como papel superar o medo da guerra, que pairava no ar desde o início dos conflitos em 1914. Era refúgio e campo de fuga para os que não suportassem mais a realidade e o temor nela impregnado. Temos, por exemplo, o surrealismo, que faz base para a fuga do contemporâneo.

Pensar a arte como patrimônio da humanidade, se faz necessário garantir o acesso desta humanidade a ela que geralmente é excluída e marginalizada pelo poder público, político e econômico se encontrando, portanto, em uma posição que o torna impossibilitada de ter acesso aos bens culturais por fatores e questões associadas a problemas de estrutura social.

 A invenção da televisão tomou parte do impacto da rádio, mas não a sua importância pelo menos nos primeiros tempos. O cinema desenvolve-se a partir da década de 20, e desde logo firmou como um poderoso meio de comunicação e difusão de modelos sociais e culturais. Grande impactou provoca até nos dias atuais grandes revoluções entre as mídias seja ela tv, rádio, internet, e as artes.

Modificações abundantes em nossa vida são reflexos de anos de grande luta, pelos nossos ideais, a forma como protestamos, como pensamos e desejamos manifestar a arte, a vida e celebrar a vida como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com