TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA ARTE

Por:   •  11/7/2016  •  Resenha  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DA ARTE

        A aula aborda a importância da arte na Educação Infantil. Apresenta o disposto no RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), que considera as artes a forma de linguagem e de contato com objetos de conhecimento mais importantes no desenvolvimento das capacidades de expressão e comunicação das crianças.

        Aponta que uma das principais atribuições das artes na educação infantil que é possibilitar que a criança amplie seu conhecimento, suas habilidades e descubra sua potencialidade. Devemos trabalhar com arte na educação infantil de forma que ela contribua com a formação plena das crianças.

        O professor que vai trabalhar com arte deve possuir vivências, ou seja, deve ter em algum momento de sua vida trabalhado com argila, pintado um desenho, dançado, cantado ou fotografado, para conseguir orientar o uso das técnicas artistas e alcançar o seu verdadeiro potencial na formação dos indivíduos. O educador deve apresentar diversas obras, porém deve sempre abrir espaço para que a criança crie as suas. È importante também o trabalho com materiais diversificados e não apenas lápis grafite.

        Quando a criança desenha está aprendendo, porém se repetir sempre os mesmos e movimentos está condicionada. Cabe ao professor reverter este processo, fazendo com que a criança execute seu próprio traçado. O papel do professor é de grande relevância, pois é ele que deve valorizar o trabalho do aluno, incentivando-a se expressar e a representar o seu pensamento.

        É destacado durante a aula alguns dos motivos pelos quais a arte é importante na educação infantil, que são:

- o conhecimento da imagem é importante para o conhecimento cognitivo, emocional e perceptivo da criança;

- transforma e possibilita novos caminhos na vida da criança;

- é uma fonte de alegria e prazer para a criança;

- exerce importante influência sobre o desenvolvimento da personalidade infantil.

        Para finalizar, é apresentado algumas atividades que podem ser utilizadas na educação infantil, como o mosaico, desenho, pintura, artes plásticas, música, dança e expressão corporal.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com