TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO[pic 2]

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EaD

Mulher: de lá para cá

Uélica Pereira Pinheiro

RA 1168740

Licenciatura em Pedagogia

Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes

Halima Alves de Lima Elusta

Polo de São Miguel do Guaporé/Rondônia

Abril/2018

  • Atividade no Portfólio

Primeiro trabalho: Produza um texto com o tema Mulher: de lá para cá. Seu texto deverá ser pautado sobre as diferentes formas, valores, contextos, conceitos que envolvem as mulheres.

Segundo trabalho: Produza uma ilustração com o tema Mulher: de lá para cá. Sua ilustração deverá corresponder, de forma apenas visual, ao que apresentou em seu texto.

Mulher: de lá para cá

arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Mas como diz Bruno, Felipe e Renato no seu poema cantado: Arte é canção, declamação. É poesia e sentimento. Arte é tela, tinta e cor. É vivência e ensinamento. Arte é revolução!

A Mulher nos tempos antigos sempre esteve presente nas obras de arte, mas eram vistas apenas como símbolo de fertilidade. As esculturas, pinturas e desenhos não mostravam a mulher senão com seios fartos e barriga volumosa, isso significa que a mulher só tinha uma função: ser a reprodutora dos seres humanos.

Ela foi vista com inferioridade durante muito tempo, sempre submissa ao marido, criada apenas para cuidar do lar e dos filhos. Sem ter direitos, sem poder ter seu próprio negócio, sem conseguir manusear os seus bens. Percebe-se que a mulher durante muito tempo foi vista como um objeto frágil, incapaz de tomar suas decisões, de trabalhar, de ser independente.

A Mona Lisa (1503-1506) no quadro do pintor Leonardo da Vinci é uma das poucas pinturas que simboliza uma mulher plena, focando apenas no seu harmonioso sorriso, porém a maioria dos pintores representava em suas obras somente o poder da fertilidade feminina como é o caso do pintor Michelangelo na obra Madona da Escada (1492).

Somente no século XVIII a mulher começou a lutar por seus direitos começando pelo Voto na Inglaterra, mais tarde no século XX as mulheres brasileiras também foram à luta começando pela Educação depois pelo voto e aos poucos foram tomando seu lugar.

Atualmente a mulher conquistou seu espaço no mercado de trabalho podendo ser gerente de uma grande empresa, ser empresária, ser escritora, ser artista, ter a profissão que sonha. Fazer coisas antes consideradas ”Masculinas” como ser Engenheira, Piloto de avião, Motorista de Ônibus, entre outras.

Apesar de muitas conquistas á muito pelo que lutar como, por exemplo, a equiparação salarial que muitas trabalhando no mesmo local e fazendo o mesmo serviço que os homens acabam não tendo o reconhecimento e salário merecido. Ainda existe o preconceito, a discriminação, as desigualdades sociais.

Nos dias atuais após muitos anos de luta há casos de violência doméstica, há machismo e superioridade por parte dos homens. Mesmo no Brasil tendo A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, que estabelece como crime a violência doméstica, muitas pensam que não são capazes de viver sozinhas, de cuidar de seus filhos e acostuma-se com o sofrimento, outras vezes querem denunciar, mas o processo é longo e demorado, tem que comprovar a violência e nem sempre o agressor é de fato punido como deveria, então elas acabam optando pelo silêncio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com