TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Artes Brincadeiras Regionais

Por:   •  14/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

Brincadeiras Regionais  

Ano: 1 ano

Unidade Temática: brincadeiras e jogos.

Objetos de Conhecimento: brincadeiras e jogos da cultura popular, que estão presentes na região e suas formas na representação social.

Habilidades: EF12EF01 Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

Nome da Brincadeira\Jogo: Corre cotia é uma brincadeira do tipo "pega-pega com ciranda" e é típica da região Centro-Oeste do Brasil.  

Dimensão Conceitual:  Formação de uma roda/círculo e canção da brincadeira com todos os alunos. Apresentar o tema da brincadeira aos alunos em seguida ler a canção da brincadeira e mostrar vídeo com demonstração de como brincar.

Dimensão Procedimental: Durante essa atividade será estimulado a coordenação motora, estimularemos o equilíbrio, a direção, atenção, a concentração a agilidade e o esquema corporal uma vez que uma das criança ficará fora da roda feita pelos colegas que estarão sentados, andando em círculos com um objeto em suas mãos(lenço, folha de papel, algum objeto leve) todas os alunos cantando a canção da brincadeiras até que o objeto seja deixado atrás de um dos colegas escolhido. O colega escolhido terá a sua vez de colocar o objeto em outro colega recomeçando a brincadeira até que todos tenham sido escolhidos.

Dimensão Atitudinal: Os alunos deverão executar /a brincadeira de acordo com as regras pré-estabelecidas, pedir para que cada um dos alunos explique o que foi entendido das orientações da brincadeira e assemelhar a outras brincadeiras já conhecida dos alunos. Os alunos terão através dessa atividade as experiências reflexivas, afetivas e emocionais, mostrará algumas dificuldades como coordenação motora ao caminhar em círculos com objeto em mãos, a socialização uma vez que é uma brincadeira coletiva, e é necessário que a criança faça a escolha de um de seus colegas para que a brincadeira recomece, mas mostrará habilidades existentes, além do conhecimento histórico regional e cultural. e também algumas dificuldades.

Referências:

SALOMÃO, Hérica Aparecida Souza; MARTINI, Marilaine. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Psicologia.com.pt: o portal dos psicólogos, p. 1-21, 2007. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf  Acesso em 01 de setembro de 2022.

FERMIANO, Maria Aparecida Belintane (Doutoranda em Desenvolvimento Humano e Educação/FE/UNICAMP. Pesquisadora do Laboratório de Psicologia Genética, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, professora do curso de Pedagogia das Faculdades Net Works, Secretária de Educação do Município de Sumaré). O jogo como instrumento de trabalho no ensino de história. Revista História Hoje, Campinas. v. 3, n.7, p. 1-16, 2005. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/historia_artigos/1fermiano_artigo.pdf Acesso em 01 de setembro de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com