TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 1° SEMESTRE

Por:   •  30/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

1° SEMESTRE

DJHON CHRISTOFF HENRIQUES XAVIER – 1969172

SÃO PAULO

2020


RELATÓRIO SOBRE AS DISCIPLINAS CURSADAS NO 1° SEMESTRE 2019

Na disciplina Interpretação e Produção de texto entendi um pouco mais sobre leitura, as diferentes formas de linguagem e sobre os tipos de textos, estilos e gêneros discursivos, o que ampliou a base que estudei no ensino médio.

Se quisermos ser futuros formadores de leitores e de produtores de textos, é fundamental  que desde já comecemos a trabalhar nessa produção, na análise e na leitura de vários tipos de textos, para uma melhor compreensão e diferenciação deles.  Através da leitura ampliamos nosso conhecimento e podemos, assim, produzir textos melhores, mais concisos, coerentes e criativos.

Na disciplina Homem e Sociedade o estudo de temas como cultura, antropologia, socialização, relativismo cultural, etnocentrismo, diversidade cultural e globalização, me ajudou a refletir sobre muitos aspectos da sociedade e do homem. O conhecimento de quem somos, da nossa cultura, bem como o conheci mento e compreensão de outras  culturas e de outras formas de pensar, nos dá a possibilidade de ampliarmos nosso olhar  sobre todas as coisas do mundo. Podemos, assim, construir novos valores, exercitar nossa cidadania de maneira mais criativa, e, principalmente, olhar o outro sem preconceito.

Na disciplina Educação Ambiental aprendi como e quando os problemas ambientais começaram no planeta, como surgiu a Educação Ambiental, quais seus fundamentos e a importância da implantação de programas no contexto da educação formal e não for mal. A Educação Ambiental pretende formar cidadãos que tenham práticas sociais ecologicamente corretas, com capacidade crítica para reconhecer problemas socioambientais existentes e apresentar soluções viáveis para os mesmos. Colaborando, assim, para a mudança no comportamento ambiental de toda sociedade.

As Práticas de Ensino formam um conjunto de atividades que serão desenvolvidas ao longo do curso, e que visam dar suporte ao futuro professor na compreensão do seu papel como agente formador e transformador da sociedade.  Em Prática de Ensino – Introdução à Docência realizei uma atividade de leitura e reflexão de vários textos, relacionando-os com situações inerentes ao ambiente escolar. As leituras e reflexões me ajudaram a entender melhor a educação e os desafios e dificuldades enfrentados pelo professor.

Na disciplina Registro Visual e Sonoro conheci o histórico e características dos registros visuais e sonoros desde a arte rupestre, passando pela fotografia, pelo cinema e televisão até a internet. Os meios midiáticos da imagem, da escrita e do som, como a fotografia, o cinema, o jornal e o rádio, foram muito importantes na construção e transformação da sociedade. O entendimento do conteúdo dessa disciplina é fundamental para o prosseguimento dos estudos em Artes Visuais.

Na Disciplina Sistemas de Representação aprendi sobre a linguagem visual e suas formas de representação. Através do estudo das várias metodologias teóricas dos sistemas de representação da imagem podemos decodificar e refletir sobre as significações das Artes Visuais. Muitos assuntos foram contemplados para a aprendizagem da linguagem visual e suas representações, como: alfabetismo visual, semiótica, a psicologia da representação pictórica, o estudo dos ícones nas Artes Visuais e a imagem na fotografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com