TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  6.328 Visualizações

Página 1 de 6

Danielle Cristina                                 RA: 6727316338                        

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil.

                                                         SÃO PAULO – SP

2014


SUMÁRIO

Ficha de Identificação do aluno..................................................................................3

Introdução..................................................................................................................4

Desenvolvimento.......................................................................................................5

Entrevista com o responsável pelo processo de ensino aprendizagem na Escola...6

Plano de Aula.............................................................................................................7

Regência....................................................................................................................8

Considerações Finais.................................................................................................9

Referências Bibliográficas.........................................................................................10


IDENTIFICAÇÃO

Nome do estagiário: Danielle Cristina de Oliveira Velosa

Ra: 6727316338

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º (quarto)

Ano: 2014

Início do estágio: 03/10/2014

Término do estágio: 27/10/2014

I – INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado em uma escola particular de educação infantil localizada no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, com aproximadamente 100 alunos desde o Berçário (4 meses) até Nível II (06 anos).

A sala onde fiz o estágio de observação são alunos do Nível II, prestes à Alfabetização, é uma sala com 11 alunos, no período da manhã, onde a metade são alunos que ficam no integral a tarde.

A professora da sala é formada em Pedagogia, pós-graduada em Alfabetização e Letramento e leciona há 08 anos na educação infantil.

A sala é calma, prestativa, com fácil assimilação, o sistema usado por eles é sistema anglo de ensino, porém, segundo a professora, só o livro é insuficiente, ela precisa complementar com dois cadernos, além dos Projetos de Filosofia e Datas Comemorativas, haverá uma Feira Cultural onde o tema da escola é a copa do mundo e o país que na sala está estudando é a Itália.

Durante as semanas em que estive em observação, eles aprenderam a junção das vogais e consoantes, trabalharam a importância da água, meio ambiente reciclagem e continhas básicas de mais e menos, pude observar que eles assimilam rápido, questionam o tempo inteiro, sempre suas dúvidas são respondidas, quando há necessidade a professora senta ao lado do aluno para ajudá-lo.

Na sala há um aluno com necessidades especiais e segundo a professora, seu problema é neurológico e afetou uma parte do cérebro na hora do parto, sua coordenação motora e fala é deficiente, ela disse que até o meio do ano ele conseguia escrever e falava melhor, depois das férias com a mudança de medicamentos essa parte ficou mais comprometida, hoje ele não consegue fazer as lições, falar e brincar com os amigos, porém a família é consciente dos fatos.

Há outro aluno diagnosticado com autismo leve nível I que não realizada nenhuma atividades escrita, então a professora deixa quando na sala com brinquedos pedagógicos: encaixe, quebra cabeça, rodas, ele não atrapalha a sala, gosta muito da professora e quando eles mudam de ambiente ele interage bem.

II – DESENVOLVIMENTO

Observação e Interação;

A sala de aula é ampla, onde  os alunos são organizados um atraz do outro individualmente formando fileiras de até sete crianças por fileira, as mesas e as cadeiras são adequadas de acordo com o tamanha dos alunos, em forma de losango.

Os recursos utilizados nas aulas, no período de estagio, foram aplicados as atividades com seguintes recursos, jogos, livros didáticos, lousa e giz.

Foram trabalhados os conteúdos números e sistema de numeração, espaço e forma. As aulas foram, organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas.

A atuação da professora e seu desempenho demonstram que ela é uma incentivadora, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas e das atividades propostas, e também incentivou a socialização e a interação entre eles.

Durante as aulas os alunos colaboram com a explicação do professor, tiram suas duvidas, realizam as atividades propostas, interagem entre si, cooperando e ajudando um ao outro, participam das aulas demonstrando interesse na quilo que é proposto, e executando todas as atividades com facilidade.

A correções foram feitas em conjunto com os alunos na lousa  passo a passo, com observações da professora como método de avaliação dos conteúdos ensinados.

No ambiente escolar, a uma maior preocupação com os acidentes, pois por se tratar de um colégio com número maior de crianças com deficiência o cuidado deve ser redobrado, a higienização e a limpeza da escola também é sempre mantida.

Em geral os profissionais são qualificados para se desempenhar suas atividades, desde a diretoria ate os professores, e o colégio possui uma boa estrutura e organização para atender melhor os alunos.

 

Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola;

Escola Brincando e Aprendendo

Márcia Fritz Simões Moura

Série/Ano: Nível II

As atribuições feitas pela professora são: Semanária, elaboração de feira cultural, reunião de pais, projeto de filosofia, Apostila do Sistema Anglo e cadernos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com