TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O FILME DJANGO LIVRE

Por:   •  13/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  17.677 Visualizações

Página 1 de 4

O filme Django trata sobre o assunto escravidão, mostrando cenas de escravos trabalhando muito sofrendo torturas, castigos, e até “dando um espetáculo de luta livre” levando os escravos até a morte.
O personagem principal Django é um escravo que se torna caçador de recompensas após ser comprado por Dr. King Shultz, alemão caçador de recompensas que se esconde no disfarce de dentista. Schultz compra Django para ajuda-lo a identificar seus próximos alvos, na próxima missão, eram três irmãos que foram capatazes do antigo dono de Django, porém
ele não fazia ideia de quem são eles ou onde encontra-los, o que o leva até Django, que os conhecia. O falso médico dá a alforria ao escravo após a conclusão da missão, mas mesmo se tornando um homem livre continua com a parceria com Schultz em caçar recompensas, tendo como objetivo resgatar sua esposa Broomhilda, que foi vendida para o fazendeiro Candie. Django foi separado de sua esposa ao tentarem fugir juntos, e após isso foram vendidos. 
Em sua longa jornada Django, se transforma de escravo submisso, assustado e compassivo em um homem seguro, frio e, muitas vezes, cruel, que faz o que tem que ser feito para alcançar seus objetivos. Uma peça muito importante para esta mudança é Schultz, um homem impiedoso com bandidos, mas que ficava comovido ao ver inocente sofrer, como é mostrado na cena em que Candie deixa um escravo morrer por cachorros, mas mesmo assim eles seguem com a farsa adiante. Na mansão de Candie, Schultz finge interesse em Broomhilda, afirmando que seria interessante conversar com ela, pois ela fala alemão, seu idioma. Percebendo o interesse de Schultz, Candie manda busca-la e leva-la até ele. Assim que ficam a sós no quarto, Schultz explica, em alemão para que ninguém entenda o real motivo deles terem vindo até Candyland, e Django enfim reencontra sua amada. 
Depois de tudo esclarecido, eles se juntam a mesa para jantar e tratar dos negócios, e Broomihlda ajuda a servi-los. Um fiel escravo e mordomo de Candie nota o interesse de Broohmilda, e suspeita da relação entre ela e Django, e ao perguntar a escrava sobre seu envolvimento, ele percebe pelo jeito dela reagir que ele devia ser seu esposo. Enquanto isso, Schultz estava tratando da compra de Broomihlda, quando foi interrompido por seu mordomo, que pede para falar com ele em particular.
O mordomo conta suas suspeitas ao patrão, que fica furioso com a farsa na qual havia caído, e ameaça matar Broomihlda caso eles não a comprem pelos doze mil dólares que eles haviam prometido pelo mendigo. Schultz aceita a proposta e compra Broomihlda. Depois de terem assinado os papéis, Candie nota a apreensão de Schultz, e para provoca-lo pede que aperte sua mão para fechamento da venda, afirmando ser uma tradição do Sul.
Schultz se mostra resistente em apertar sua mão, e Candie ameaça matar Broomihlda caso ele não o faça. O caçador se sente perturbado, e ao lembrar-se da cena do mendigo sendo estraçalhado pelos cães fica com raiva, e fingindo apertar sua mão atira em Candie, e o mata. Os empregados matam Schultz e tentam pegar Django, que foge. Porém, o mordomo pega Broomihlda e pede que ele se entregue, ameaçando mata-la. Django teme por sua amada e acaba se entregando.
Depois se entregar, o mordomo prende Django e o vende. Após ser vendido, ele faz uma proposta aos proprietários, se dizendo caçador de recompensas, Porém, alguns escravos contam para eles que isso é uma farsa, o que faz com que desistam de solta-lo. Django então os mata e se solta. Depois de solto ele retorna a Candyland a procura de sua esposa, mata os empregados, a esposa de Candie e o mordomo, e então pega o recibo de venda de Broomihlda e foge com ela, destruindo a fazenda.
Nesse filme o tema racial e abordado no filme a todo instante, até mesmo com seus minuciosos detalhes, por exemplo, principalmente no que diz respeito aos castigos que recebiam e as obrigações absurdas que tinham que fazer como, ser objeto de entretenimento em lutas sangrentas, obrigados a matar outros de sua cor. 
O filme ainda levanta questões importantes como: porque os escravos não se rebelavam? Não revidavam anos de castigos e abusos? A discussão propõe então uma análise da personalidade destes homens, que nasceram de uma linhagem submissa, e que por natureza eram assim. Eles não conseguiam se enxergar dignos daquilo que nunca tiveram, concordando com sua posição.
O filme mostra muito bem a exclusão social e o preconceito contra os negros, como as pessoas não conseguiam ver o negro como pessoa, apenas como objeto que os serve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com