TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estágio

Por:   •  31/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO DE JALES

ESTAGIÁRIO:  Senira Aparecida Magalhães Santos                                          Nº.________ SÉRIE _______CURSO Artes

ESCOLA ESTAGIADA: E.E.P.S.G. Monsenhor Nazareno Maggi

DISCIPLINA: Artes Visuais             PROF. DA SALA _____________________________________________________________________

Relatório Análise PPP

Nome da escola em que o estágio foi realizado: E.E.P.S.G. MONSENHOR NAZARENO MAGGI

Atendimento alunos: Ensino Fundamental - Anos Iniciais 

Ensino Fundamental - Anos Finais 

Ensino Médio

Os alunos, em sua maioria, são oriundos das regiões adjacentes, possuem recursos financeiros limitados em sua grande maioria, mas nada que interfere no trabalho da equipe escolar. A maior dificuldade encontrada na área de artes e requer melhorias diz respeito a compra de materiais diversificados, tais como: cola tesoura, tintas, pincéis, lápis-de-cor, hidrocor, réguas, massas de modelagem, etc... Isso tudo tem que ser trazido pelo aluno, mas, a maioria deles não traz e, por isso, atrapalham o andamento de algumas atividades propostas. Existe um currículo criado, pela  secretaria de Educação do Estado de São Paulo e embora com algumas variáveis, deve ser seguido por todas as escolas da rede.

Os materiais relacionados ao recurso áudio visual faz parte do acervo da escola: Computadores para alunos; TV; DVD; antena parabólica; Retroprojetor; Impressora; Aparelho de som; Projetor multimídia (datashow) e Câmera fotográfica/filmadora. No entanto, a quantidade destes acaba sendo excassa, diante do numero de salas de aula utilizadas (20 salas). Assim, outra melhoria a ser sugerida.

Relatório Observação em salas de aula

A metodologia utilizada pelos professores de Artes desta unidade são pautadas nos conteúdos básicos, de acordo com os PCN de Arte e o Currículo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O ensino de arte, visto como área de conhecimento e linguagem, busca articular três eixos metodológicos, a saber:

• Criação/produção em arte – o fazer artístico.

 • Fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica.

• Reflexão: a arte como produto da história e da multiplicidade de culturas.

Esses três eixos metodológicos, presentes na proposta da escola em questão mostra que os conceitos, conteúdos e experiências estéticas nas linguagens da Arte, são em sua maioria contemplados e compreendidos pelos alunos.

Sobre os subsídios para implantação do Currículo proposto Arte como objeto de estudo no contexto escolar, por meio de uma cartografia, é a ideia que impulsiona os caminhos traçados para o Caderno do Professor e para o Caderno do Aluno, orientando os processos educativos em Arte do 6o ano do Ensino Fundamental à 2a série do Ensino Médio. Sobre a organização das grades curriculares (série/ano por bimestre): conteúdos associados a habilidades.

 Desse modo, os conteúdos e habilidades são propostos durante o ano letivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com