TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre a Visita ao Museu de Arte de São Paulo

Por:   •  2/9/2020  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório sobre a visita ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) no dia 10/07/2019.

A cidade de São Paulo é uma grande metrópole brasileira que se destaca por ser uma das principais cidades que possui uma historicidade grandiosa, e que, em termos de economia, é o centro financeiro do país. Por ser uma grande capital e por circular milhões pessoas, foi possível que as instituições públicas e privadas, investissem em diversos setores da cidade e das diversas atividades humanas. Uma delas é Arte.

Foi com muita alegria e entusiasmo que eu, junto a um grupo de professores da cidade de Taciba-SP, parti em direção à cidade de São Paulo para uma visita ao MASP onde estava em exposição, obras da artista plástica Brasileira Tarsila do Amaral entre outros artistas. Quando cheguei à cidade, tomei um bom café e junto com os professores, comecei uma turnê pelos pontos populares da cidade como o mercadão municipal e a rua 25 de Março. Em seguida partimos para uma visita no Museu de Arte Sacra onde nos foi disponibilizado um guia para nos mostrar as obras e contar sobre detalhes do Museu e outras curiosidades, entre elas, a existência de freiras que residem no Museu por ser ali, anteriormente, o mosteiro de nossa senhora da imaculada conceição da Luz que cedeu uma parte do espaço para se transformar no Museu. Além de valiosas informações sobre o museu, pude ver obras e artefatos datados do século XVII em diante, como esculturas sacras de santos e personagem religiosos, artefatos usados nas missas e retábulos de antigas igrejas do movimento Barroco Brasileiro. Após a visita ao Museu, seguimos para pinacoteca onde pude ter acesso a Arte contemporânea de Grada Kilomba que aguçou meus sentidos e percepção numa sala enorme e branca com apenas uma tela gigante onde a obra acontecia.

Depois de vivenciar ótimas experiências, fizemos um almoço bem tranquilo, junto a outros professores, me direcionei para o MASP para enriquecer ainda mais minhas experiências e conhecimentos. Assim que entrei no primeiro espaço de visitação, já me deparei com algumas obras de Tarsila como por exemplo ABAPURU, quadro mundialmente famoso o qual faz parte do movimento antropofágico. Havia obras de outros movimentos da artista como o quadro CARNAVAL EM MADUREIRA e ESTRADA FERROVIARIA CENTRAL DO BRASIL, lindas obras que é uma viagem no tempo e que me permitiu imaginar e conhecer a artista de uma maneira mais profunda do que aquelas que experimentei em meus estudos. Ao tentar passear por todo o salão e ver o máximo de obras possíveis, era impossível percorrer todas as obras em tão pouco tempo. Cada obra me segurava no mínimo de 3 a 6 minutos tendo algumas de me prendia ainda mais como RESSUREIÇÃO DE CRISTO, obra do pintor italiano do movimento renascentista Rafael Sanzio e também os traços únicos e tonalidades poderosas da pintura de Vicent Van Gogh como na pintura do quadro O ESCOLAR, também conhecida como O FILHO DO CARTEIRO e PASSEIO AO CREPÚSCULO, uma magnífica obra expressionista.

Foi uma ótima experiência este passeio à cidade se São Paulo. Estes pontos e prédios os quais citei, são de extrema importância para todo cidadão brasileiro. É preciso um esforço de todos para que lugares como estes sejam cada vez mais visitados pela população e ainda mais pelos estudantes. É enriquecedor, prazeroso e de fundamental importância para formação de um cidadão consciente e participativo da construção da sociedade ambientes culturais como tais. Agradeço a todos os envolvidos nessa visita a São Paulo e em especial a professora Mª Vanessa Malacrida que com todo carinho me convidou pessoalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com