TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Expressionismo Alemão

Por:   •  21/5/2017  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

O EXPRESSIONISMO ALEMÃO

        Durante grandes tragédias que nasceram alguns movimentos artísticos na nossa sociedade, um deles, foi o expressionismo alemão, que surgiu após a Primeira Guerra Mundial, em um momento em que a Alemanha passava por uma pós guerra, onde havia muito desemprego, fome, crise, cidade destruída e uma grande desesperança. Os expressionistas não tinham como objetivo representar a realidade concreta. Tinham o interesse mais pelas emoções e reações subjetivas que objetos e eventos suscitavam no artista e no que ele tratava em expressar por meio do uso da distorção, do exagero e do simbolismo.

        Dentre as principais características do expressionismo alemão estão o contraste entre claros e escuros, enquadramentos enviesados. A maquiagem dos personagens é extremamente marcada, carregada e exagerada. A cenografia dos filmes é mais importante do que a montagem. Os cenários são completamente irreais, com linhas fora de esquadro.

        Na estrutura narrativa, uma das experiências mais marcantes era a de evitar o uso de letreiros narrativos e/ou explicativos: era um cinema interessado em mostrar, e cada um que entendesse da sua forma a mensagem transmitida. A descontinuidade era parte do processo narrativo, sendo o espectador o responsável pela construção da narrativa. Nas histórias vemos personagens caricatos e esquisitos, monstros, vampiros. O realismo expressionista traz questões psicológicas e sociais que são abordadas mais a fundo.

        O ideal cinematográfico do movimento era expor um apocalipse moral de um mundo em crise, a Alemanha, contestando os valores da sociedade alemã, focando em suas emoções e expressões subjetivas.

        Um dos principais e mais marcantes filmes da história do cinema mundial é o filme O Gabinete do Dr. Caligari de Robert Wiene, sua importância é indiscutível, pois foi o primeiro e mais importante filme do expressionismo alemão, antecedendo os clássicos “Nosferatu” de Murnau e “Metrópolis” de Fritz Lang, tornando-se o primeiro filme do cinema de horror. Foi o filme que estabeleceu os padrões gerais para o expressionismo, usando e abusando do jogo de luz e sombra, ângulos imprevistos, movimentos rápidos e retilíneos, cenários tortuosos e desfigurados, tudo envolto numa atmosfera sobrenatural que surpreende.

        Além do filme O Gabinete do Dr. Galigari e o diretor Robert Wiene, podem destacar alguns filmes e diretores que foram fundamentais no movimento expressionista, dentre eles: o filme Metrópolis de Fritz Lang, que foi o filme mais caro de sua época, uma das obras primas do expressionismo alemão, mostrava um futuro distópico que influenciou gerações de escritores e cineastas até hoje. Temos também, O Golem de Paul Wegener, Nosferatu de Murnau, A caixa de Pandora de Georg Wilhelm e o filme O Homem que ri de Paul Leni.

        O cinema expressionista alemão é o grande influenciador do cinema de terror e do chamado Film Noir popularizado nos anos 40 em Hollywood. O expressionismo alemão influenciou o cinema que se seguiu e continuam a ver-se em exemplos de filmes modernos, seja em cenas isoladas ou na estética de filmes completos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com