TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha dos tigres

Por:   •  15/11/2015  •  Resenha  •  3.938 Palavras (16 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

        UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO SOBRADINHO - DF

CURSO DE PEDAGOGIA

CÁSSIA LUIZ DE OLIVEIRA VIEIRA - RA 389036

                        GLAUCILENE SAMPAIO DA SILVA – RA 391694

                        LIDIANE FERREIRA DA SILVA – RA 391959

                        MIRANILDA CADETE DA SILVA -391688

                                              SOBRADINHO - DF

2014

Resenha critica

Fábula dos tigres

Nosso grupo pode concluir que tudo na vida tem que haver concordância ou uma das partes cede. Nessa fábula a educação  baseava-se em ensinar a caçar tigres, porque eles dependiam da sobrevivência da tribo.

Eles seguiam a tradição das pessoas mais velhas e tinham isso como uma tarefa educativa. Passado algum tempo os tigres de dentes de sabre extinguiram-se deixando todos da tribo preocupados. Os mais jovens chamavam por uma reforma a fim de impedir que a tribo viesse a ser  extinguida  também, porém o apego dos mais  velhos a tradição da caça aos tigres  não deram uma oportunidade aos jovens de se pronunciarem ou seja mudarem a tradição, pois eles eram ligados a tradição da tribo, por isso foram extintos ...

Muitas vezes temos que tomar decisões, fazer escolhas sair da tradição inovar, crescer, mudar o foco para alcançarmos nossos objetivos. Nessa fábula se eles tivessem saído da tradição e inovado do jeito deles de se alimentarem talvez não tinham sido extintos. E é assim em nossa vida, temos que crescer, com objetivos.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Psicologia da Aprendizagem, ministrada pela professora EAD Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.

SOBRADINHO - DF

2013

                                             

                                                         

                                                              SUMÁRIO

1       INTRODUÇÃO                                                                              2

2        DESENVOLVIMENTO                                                                 3

3        CONCLUSÃO                                                                              7

4        REFERÊNCIA                                                                             10

INTRODUÇÃO

Iremos falar sobre a psicologia que estuda o comportamento humano e seus processos mentais que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, e inteligência.Falaremos também sobre as fases do desenvolvimento e período sensório-motor.

Sobre sua contribuição para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade e a partir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docente num processo continuo de construção de sua identidade como professor.

                                             

DESENVOLVIMENTO

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e os processos como: Sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, a psicologia poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, construir e transformar os seus métodos docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor e de construção da identidade do aluno, ajudando, assim a formar um novo cidadão. Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo de aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é favorecer a inter-relação entre sujeito (aluno) e o objeto de seu conhecimento (conteúdo escolar); nessa mediação, o saber do aluno é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento.A aliança entre Educação e Psicologia é incontestável e bastante antiga, e contribui para buscar respostas sobre como se aprende, quem é o sujeito da aprendizagem, como se deve ensinar, levando em conta as características psicológicas dos alunos, se é ou não válido aplicar punições e prêmios, qual é a importância da informação no desenvolvimento humano, em que consiste o ato de comunicação, o que interessa e dá prazer ao aluno quanto ao aprendizado escolar.A psicologia também, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, é possível  adquirir saber e cultura acumulados. Portanto, o papel do professor nesse processo, é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor alunos objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento. A sua contribuição no campo Educacional, é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas. Ocupa papel de fundamental importância e tende a intensificar-se cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com