TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o Físico

Por:   •  27/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

O Fisico

O Físico conta a história da formação de ciência médica com a história de um menino que perde a mãe para a “doença do lado”. Sempre muito interessado pela medicina, após a morte da mãe decide seguir os passos de um barbeiro, o que na época eram os mais próximos aos médicos na Inglaterra. Vivendo como aprendiz do barbeiro Rob se descobre fascinado com a medicina, sempre com dúvidas e sede de conhecimento. Em um certo momento eles conhecem um judeu que teve aulas com um físico, onde aprendeu a medicina “mais avançada do mundo”, e Rob se prende a ideia de ir atrás deste mestre e parte em um longa viajem pelo mundo, se passa por judeu e consegue entrar em território Pérsio para ter aulas com Ibn Sina, dono do que se passa a chamarmos de hospital.

Ao lecionar a Rob, Ibn Sina vê o dom de Rob (algo relacionado a sentir os batimentos cardíacos da pessoa) e tem ainda mais interesse no aluno. Logo após, temos a chegada da peste negra dentro dos muros da cidade, trazendo muitos mortos. Não sabendo ao certo a causa ou transmissão da doença, Rob Cole, ou agora Jesse Benyamin, começa a fazer uma certa observação dos corpos infectados, e graças a isso descobre que os carrapatos estão ligados a todos os casos, e com um pouco mais de estudo descobrem que se trata de um carrapato especifico de ratos, o que então é divulgado na cidade e conseguem conter a epidemia graças a observação e estudo de Rob.

O maior empecilho da medicina nesse contexto era a religião, tanto o cristianismo quanto o judaísmo e o islamismo, condenam a necromancia ou a autópsia, por conta disso, ninguém faz ideia de como funciona o corpo humano ao certo, há apenas algumas teorias errôneas. Quando um dos pacientes de Rob acaba por falecer para a “doença do lado” e ainda diz a Rob que sua religião não liga para o corpo após a morte. Muito atentado pela curiosidade e sem o empecilho da culpa por abrir o corpo de outro, Rob decide fazer a primeira autópsia registrada em papel. Ele faz anotações de tudo o que vê sobre o corpo em si, e quanto a doença que venceu o homem.

Em seguida alguns homens descobrem a autopsia de Rob e o condenam a morte junto com Ibn Sina, interrompidos pela urgência do Xá, que sofre da mesma doença que sua mãe. O Xá faz uma proposta para o prodígio que realiza a cirurgia com êxito.

Em meio a guerra, a cidade é destruída, junto com o Madraçal de Ibn Sina que comete suicídio após a destruição da mesma, Rob juntamente com seus colegas e seu amor, fogem da cidade. Após alguns anos, o barbeiro reencontra Cole em um hospital na crescente Londres.

O filme conta brevemente a historia do nascimento da medicina, com suas dificuldades e suas maravilhas, podemos retirar o filme o poder da observação ao lidar com problemas, a teimosia e perseverança de Cole ao seguir a carreira de físico (ou médico), a alienação de fanáticos religiosos e a formação do método cientifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (20.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com