TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre obra Gonçalves Dias

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  1.609 Visualizações

Página 1 de 4

Teatro Macunaíma

Resumo da peça/Opinião

Leonor de Mendonça de Gonçalves Dias

Professor Wanderlei Martins

Raíssa Gará

Campinas

2017

Resumo da peça/Opinião

Leonor de Mendonça de Gonçalves Dias 

Gonçalves Dias marcou a literatura nacional com suas obras de caráter indianista. O escritor pertence à primeira fase do Romantismo brasileiro, fase marcada pela idealização dos indígenas e exaltação das paisagens nacionais.

Eu escolhi a obra Leonor de Mendonça, porque eu gostei da mensagem da peça como uma critica social aos costumes da época machistas, essa é considerada a obra fundadora da literatura brasileira, e Golnçaves Dias faz parte da primeira geração do romantismo brasileiro, os principais personagens dessa obra são Leonor de Mendonça (Duquesa de Bragança), D. Jaime (Duque de Bragança) e Antônio Alcoforado, o duque se casa com a duquesa, a historia se passa em Portugal, embora foi escrita em 1846 a historia se passa em 1512, no século XVI. Não é uma literatura fácil de se ler, é uma linguagem bem complicada e rebuscada, mas enfim, a historia conta que o duque queria ser padre, mas não pode por que a família não permitiu, e por isso que teve que casar com a duquesa, e a duquesa também não casou por amor, casou mais por status, pela pressão social mesmo, e ela viveu uma vida muito submissa, vivia aprisionada no palácio, uma coisa bem interessante é do tamanho submissão dela, que até na fala da Duquesa tratava o marido como “vós” e Paula que era sua criada como “tu”, que alias a Paula era na verdade o seu único vínculo social.

O joven Alcoforado, esta preste a ir pra guerra para ganhar honra e ser herói, e ele tem um paixão pela duquesa, só que na peça ora mostra que ela tem interesse nele também e ora parece que não, como se apenas gostasse dele mas não como afeto de marido e mulher, não é bem nítido o que ela sente por ele.

Inicia a peça com a conversa das duas com a Paula contando pra duquesa que o Antonio Alcoforado corta um tecido dela, eu não entendi muito bem essa parte, mas deu a entender com esse gesto que ele tinha interesse nela, e quem estava com o laço era a Paula, e ela vai correr contar para a duquesa Leonor, que na verdade é Paula que faz essa ponte amorosa.

O duque convida a duquesa numa caçada de javali, e o jovem também vai, só que ai, o duque se afasta da duquesa e um javali ataca ela e ela quase morre, e quem a salva é o jovem Alcoforado. Porém não mostra essa cena, é a duquesa Leonor que conta pra Paula o ocorrido.

E na verdade a peça toda se baseia nesse ocorrido, porque a duquesa como gratidão “fica devendo” um favor ao jovem, que solicita um encontro no quarto dela para ele se declarar, e  ela aceita. E nisso o D. Jaime, ele tem premonições como sonhos que algo ruim vai acontecer. No momento do encontro o Jovem esta saindo de casa e o pai dele oferece a espada e o jovem não aceita, diz que não precisa e o pai fica desconfiado mas ele não conta e pega a espada e sai pro encontro.

O problema é que um criado descobre que a duquesa mandou uma carta marcando o encontro e também no incidente da fita e conta pro D. Jaime  que fica muito bravo, e coloca pessoas de vigia para ver o encontro e pegar os dois no flagra.

Quando o jovem entra pela janela no quarto da duquesa ele vê que ela trouxe os filhos dela para dormirem na cama dela, já mostra que ela tinha uma relação de agradecimento mesmo com ele, não queria nada além disso, mas ele chega a se declarar. A Paula entra e conta que o duque ta sabendo de tudo, ai a duquesa parece ficar nervosa e pede pro jovem não fazer nada com o duque pelo amor dela, assim não entrar em briga por ela, e ela vai e esconde-o.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com