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Seminário: Arte, Educação e Tecnologia

Por:   •  22/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Campus Poços de Caldas

Pedagogia 7º período/2014

Disciplina: Arte e Educação

Professor Edison Pereira da Silva

Alunas: Carolina Congio Faria de Lima

Mariana Nadur Silveira Delfino

Suzane Cristina Martins

Seminário: Arte, Educação e Tecnologia.

A arte tecnológica é a arte interativa a partir de tecnologias de digitais e de comunicação, de modo que, os artistas expressem seus sentimentos interagindo com outras pessoas.

As tecnologias digitais oferecem a possibilidade de uma interação efetiva, transformando as imagens em tempo real pela modificação física no próprio tecido eletrônico das imagens.

A IMAGEM NO ENSINO DA ARTE- vista em uma perspectiva histórica, introduzida no Brasil por volta de 1980, propõem uma inter-relação entre produção, leitura da imagem e contextualização histórica, onde os conteúdos da arte sejam explicitados.

É preciso fundamentar e qualificar as novas propostas do ensino da arte numa relação com o mundo cotidiano contemporâneo, assim, as imagens constituem parte fundamental na alfabetização estética, porém cabe definir quais imagens vão ser levadas para a sala de aula, ou seja, é preciso que o professor esteja em contato com a produção de imagens de seu tempo e atento às imagens consumidas por seus alunos, resgatando na cultura da imagem o que é relevante para a formação do indivíduo.

Segundo o PCN de artes as artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, arquitetura,...), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, computação...).

As artes visuais são utilizadas de modo particular e em várias possibilidades de combinações entre imagens, por intermédio das quais os alunos podem expressar-se e comunicar-se entre si de diferentes maneiras;

Tal aprendizagem pode favorecer compreensões mais amplas para que o aluno desenvolva sua sensibilidade, afetividade e seus conceitos e se posicione criticamente.

  • PLANO DE AULA: MUSEU VIRTUAL

JUSTIFICATIVA

O Museu é o local onde são guardadas as obras de artes e os objetos culturais de diversas civilizações em diferentes épocas. Muitas pessoas não frequentam museus ou galerias por falta de tempo, de dinheiro ou ate mesmo por falta de costume. Infelizmente no Brasil a porcentagem de pessoas que nunca foram a um museu ou galerias é muito grande. Devido as novas tecnologias, todas as pessoas que sempre tiveram curiosidade em conhecer um museu, podem acessar aos diversos museus espalhados pelo mundo sem sair de casa e sem sair de frente do computador.

Visitar um museu pela internet é bem diferente de ver as obras expostas, mas na visita virtual, você pode ver as obras com mais calma, pode ampliar para ver os detalhes da imagem, ler as informações com maior atenção e o melhor você pode fazer a visita na hora que você quiser.

A partir dos museus virtuais podemos conhecer a acervos, obras distantes, Obras raras, ler informações sobre os artistas, conhecer personalidades históricas, pinturas, gravuras, fotografias, esculturas e artes gráficas.

OBJETIVOS GERAIS

  • Desenvolver tecnologias e metodologias para a digitalização do acervo de museus e a criação de Ambientes virtuais e interativos capazes de promover a aprendizagem e o conhecimento do aluno.
  • Envolve a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas como Português, Matemática, Historia Geografia, Ciências, Literatura e Artes.
  • Compartilhar a Historia e a cultura vivenciada com a visita virtual ao museu, realizando um estudo que vai além de uma simples visita virtual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

  • Conhecer as artes expostas no museu.
  • Especificar os estilos dos artistas
  •  Investigar os materiais usados para execução da criação.
  • Levar o aluno a compreender a expressão da arte.
  • Levar o conhecimento da arte ao aluno para o incentivo da cultura.
  • Explorar o potencial virtual e as exposições para a disciplina de artes.

METODOLOGIA.

  • Inicialmente será realizada uma pesquisa anterior a aula sobre o Museu Virtual onde cada aluno fara a sua pesquisa individual e depois interagiremos sobra as opiniões formadas sobre o Museu  
  • Logo depois será feita a visita virtual dos alunos ao museu na sala de informática, para que os alunos façam uma interação virtual no Museu com a intenção de incentivá-los a adquirir uma cultura artística.
  • Ao retornar à sala discutiremos os principais contextos observados por eles, havendo uma troca de informações, depois da pesquisa prévia e da visita.
  • Serão feitos debates sobre as impressões, cores, estilo origens de cada obra observada.
  • Estudar as obras analisadas pelos alunos.
  • Discutir sobre as diferenças entre uma visita virtual e um real, as facilidades e dificuldades em cada modalidade.
  • Estimular o debate de temas como: Tecnologia; Tecnologia e seus benefícios, tecnologia e sua evolução compreensão da visita.

Recursos.

  • Internet e computadores
  • Professor de informática e professores de arte
  • Papel, Lápis preto e colorido, borracha e canetas.


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