TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Universidade Estácio de Sá

25 de novembro de 2020

Departamento: Artes Visuais

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Aluna: Ana Paula Siqueira Barroso

Matrícula: 202001224467

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Prática como componente curricular (PCC)

 

Introdução:

Esse trabalho tem o intuito de relacionar as conclusões tiradas após a visualização do vídeo “Quando Tudo Começa – Episódio 1”1  e a leitura do artigo “Primeira Infância Primeiro – Por que as crianças de até 6 anos devem ser prioridade nos planos de governo”2, ambos publicados pela “Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal”, com o tema “Desenvolvimento Infantil”.

 

Desenvolvimento:

O desenvolvimento infantil é uma fase vivenciada por todas as crianças desde o seu nascimento até os 6 anos de idade, esse período também é chamado de primeira infância, e é marcado pelo desenvolvimento e aquisição de habilidades cognitivas, emocionais, motoras e sociais. Isso faz com que esse período se torne muito importante na formação dos indivíduos, pois as experiências vividas nesses primeiros anos irão moldar a formação dessa pessoa no futuro.

 Nesse contexto, crianças que possuem uma infância saudável tem mais chances de se tornarem adultos que levam uma vida mais produtiva e satisfatória. Enquanto, crianças que vivenciam situações que envolvem estresse e traumas físicos e/ou psicológicos, como a extrema pobreza, a negligência e a violência, são mais suscetíveis a levarem uma vida mais conturbada.

 Desse modo, fica claro que um ambiente familiar saudável é essencial para que ocorra uma boa formação cognitiva e social nas crianças. Porém, a família não é a única responsável pela mesma, outro fator que a influência é o ambiente escolar, que desempenha um papel importante no desenvolvimento intelectual e social durante a infância. As creches, que atendem crianças entre 0 e 3 anos, e as pré-escolas, que atendem crianças entre 4 e 5 anos,  ocupam um papel fundamental no desenvolvimento infantil.

 Ainda nesse assunto, percebe-se que investir em medidas que garantam a equidade de oportunidades durante a primeira infância não é benéfico somente para as crianças, mas para a sociedade em geral. Pois, pesquisas mostram que investir no desenvolvimento infantil é uma ótima estratégia para combater a pobreza e fazer com que a miséria não se torne hereditária3. Além de ser um das melhores maneiras de combater a desigualdade, pois as classes mais baixas tendem a ter menos oportunidades ao longo da vida, começando pela infância. Por isso, essas medidas não só promovem oportunidades iguais e justiça para a população, mas tem impacto em toda a sociedade, pois influencia na formação de pessoas mais qualificadas tanto socialmente quanto profissionalmente.

Referências Bibliográficas:

1: Vídeo indicado pela descrição do trabalho - https://www.youtube.com/watch?v=DQ4P43dE2Sg

2: Artigo escolhido no site segundo a descrição do trabalho - https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/primeira-infancia-primeiro-por-que-criancas-ate-6-anos-devem-ser-prioridade-planos-governo/

3: Fonte - https://www.unicef.org/early-childhood-development

Referências adicionais: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/papel-equidade-primeira-infancia-anna-chiesa/

https://minutosaudavel.com.br/desenvolvimento-infantil/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (189.4 Kb)   docx (361.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com