TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO TEORIA DA APRENDIZAGEM ABORDAGENS PRÁTICAS

Por:   •  19/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO: PEDAGOGIA | 2º SEMESTRE

ANA CAROLINA P. PINTO LOPES – R.A: A1827F-3

BEATRIZ SILVA DE SOUZA C61502-1

BRUNA DE MOURA RAMOS - RA: C6166B – 0

INGRID FREIRE SIQUEIRA – RA: C465283

JENIFFER CRISTINA R. DE QUEIROZ – RA: C48EAJ-6

LARISSE DE SOUZA MARTINS – RA: C516GA-1

LUANA ALLENE DE CAMPOS- RA: C621CC-5

TRABALHO - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO TEORIA DA APRENDIZAGEM

ABORDAGENS PRÁTICAS

CAMPUS MARQUÊS

SETEMBRO/2015

SALA: 406

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como intuito frisar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com a fundamentação pessoal de entendimento de cada aluno, de modo que foi feita uma comparação das principais abordagens de ensino/aprendizagem com o livro didático "Pinóquio às Avessas" do autor Rubem Alves.

O principal objetivo do trabalho é conhecer, estudar e analisar as diferentes abordagens (humanista, tradicional e comportamental), identificando como se dá a relação professor-aluno, ensino-aprendizagem. Exploradas as três principais abordagens com suas devidas análises, foi feita a comparação e até, uma reflexão exposta da visão pessoal de cada aluna.

 
Portanto, segue um processo de aprofundamento das abordagens baseado da matéria sobre o que foi estudado em sala de aula, dirigido pela professora Suzy e feita uma parte conjunta do grupo para o desenvolvimento das normas pedidas pela mesma diante do que é para ser apresentado e trabalhado.

RELAÇÃO ABORDAGENS PRÁTICAS x ESTÓRIA

“PINÓQUIO AS AVESSAS”

Abordagem Humanista


O livro Pinóquio as Avessas, trás um enfoque bem diretivo, pois mostra que o personagem principal, o Felipe, uma criança criativa e sonhadora, cresce com os pais já determinando que a escola o tornará adulto, que é preciso ir bem na escola, tirar boas notas, ser dedicado, caso contrário será igual o Pinóquio, uma criança burra e  sem conhecimento. Felipe já cresce pensando nisso, achando que a escola é o meio que ira torná-lo um adulto bem sucedido, mas ninguém deixa claro a ele que a escola é um local onde ele também deverá ter prazer em
conviver com os colegas e professores e aprender, onde suas dúvidas deverão ser explicadas, e crescer em convívio com aquilo que o satisfaz, ter autonomia no seu desenvolvimento. 


A abordagem Humanista rege alguns temas básicos como: ênfase na experiência consciente, concentração no livre-arbítrio, espontaneidade e poder de criação. O termo "ensino de aprendizagem" é substituído por "facilidade da aprendizagem autodirigida". Além de tudo, o foco Humanista está totalmente no fato da autonomia e da criatividade. O aluno é produto de personalidade única. A própria aprendizagem tem a qualidade do envolvimento pessoal.
Segundo a abordagem Humanista, "A experiência pessoal e subjetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana [...], segundo Rogers, a percepção é realidade, no que se refere ao indivíduo". (MIZUKAMI, 1986. p.43).


Ainda seguindo a mesma referência, a educação humanista assume um significado de educação centrada na pessoa, no sujeito. Desenvolver o crescimento pessoal, interpessoal ou interpessoal do aluno, é considerado educação.


"A escola decorrente de tal posicionamento será uma escola que respeite a criança, tal qual é. [...] Uma escola que ofereça condições que possibilitem a autonomia do aluno". (MIZUKAMI, 1986. p.47). 
Já a parte de ensino aprendizagem se situa: "O ensino, numa abordagem como essa, consiste num produto de personalidade única, num tipo especial de relacionamento". (MIZUKAMI, 1986. pág.49).

A história do livro Pinóquio as Avessas, não segue bem essa abordagem humanista, já que deixa claro o fato de que o próprio aluno tem que se adequar as normas e as diretrizes de ensino, esteja ele acostumado ou não.

 
O foco Humanista está totalmente no fato da autonomia e da criatividade, comparando com a história, a criatividade se contrapõe a uma diretriz, que segue os princípios básicos diretivos do saber, que não dá espaço ao aluno para ser criativo na aprendizagem ou se desenvolver conforme sua capacidade de aceitação sobre a matéria.


A abordagem Humanista engloba o fato de criações de condições para que os alunos possam ser pessoas com iniciativa, ter responsabilidades. Na escola de Felipe, sua iniciativa é apenas aprender aquilo que o programa oferece, pois não há espaço para conhecimentos e iniciativas fora disso. A autodescoberta e autodeterminação são palavras chaves do comportamento, já que o aluno deve ter total liberdade de se expor a descobertas individuais e determinação pessoal, e na história é visto como errado, a determinação é que não é permitido sair do padrão e para ser um adulto bem sucedido, deve-se apenas seguir essa diretriz.

Na parte escolar, a abordagem Humanista deixa claro que se deve respeitar a criança tal como ela é, e que ofereça condições para ela se desenvolver com autonomia, desta forma, a escola deveria oferecer espaço suficiente para a criança desenvolver seu próprio processo em seu meio. O princípio básico consiste na não interferência no crescimento da criança e sem nenhuma prisão nela mesma.

Na história, a criança relata a sensação que a escola é um ambiente acuador, que tudo é comandado por diretrizes e por procedimento padrão. A criança não tem espaço para se desenvolver sozinha, como, por exemplo, o fato dele querer pintar um elefante de verde ou de rosa, a professora logo o repreende e diz que aquilo é errado, ele não pode ser imaginativo ou criativo, mas se trata apenas de uma criança, e existem formas mais humanistas de fazer o aluno aprender com aquilo que deve ser aprendido, e não de uma forma autoritária. Já a relação professor-aluno na abordagem Humanista, prega que cada professor desenvolve seu próprio método de ensino de forma única, e que esse ensino irá depender do caráter individual do professor com o do aluno, função de facilitação de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com