TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  21/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

davi fernandes junior

gestão escolar democrática: uma utopia?

Curitiba

2020

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UMA UTOPIA?

A discussão no que se refere a gestão no âmbito escolar, assim como a busca pela democracia que lhe é visada agregar mostra muitas questões de ruptura e continuidade em seu gerenciamento, principalmente se pensarmos historicamente, uma vez tomando o exemplo das reformas pombalinas, substituindo o ensino jesuíta, considerando esse evento um possível início para sucessivas mudanças compulsivas. Isso mostra que essa utopia que perpassa pela gestão escolar nada mais representa que um aspecto idealizado de uma ação organizacional.

A objetivação da democracia na gestão escolar necessita da afirmação política, uma vez que deve estar ligada a convivência em sociedade, sendo uma das essências fundamentais do coletivismo. O ideal democrático enfrenta o dilema de correr o risco de não ser aceito, já que para propiciar condições de aprendizagem deriva de algo consensual e comum para todos, assim como sua participação e envolvimento no que diz respeito a professores, diretores, coordenadores, equipe pedagógica, alunos, pais, funcionários entre outros. A democracia é um dos principais objetivos e ao mesmo tempo desafios e conflitos da educação, pois além de ser um reflexo a ser alcançado no cotidiano, não deve tornar a gestão centralizada e sim uma mediação adequada.

A forma organizacional e os demais planejamentos de administração não devem ser confundidos com uma empresa, mas sim como algo natural e inerente na experiencia cultural e social que envolve tanto os alunos quanto a equipe que realiza a gestão e suas políticas públicas.

Com tais afirmativas e visões sobre o assunto, podemos inferir que embora muito seja discutido e idealizado, a realidade é que não basta apenas expor a teoria sem colocá-la em prática. A autonomia atribuída na gestão deve ser dialogada e pensada, assim como a intervenção para sua inovação no que se refere o saber pensar e pensar diferente, uma vez que é volátil e muda com o tempo, necessitando de adaptações correspondentes, porem que mantenham premissas básicas de diversidade e herança tanto cultural como social.  

REFERÊNCIAS:

DEMO, P. Saber pensar. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1995.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 27,n. 103, p. 271-290, June  2019. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com