TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha escritores da liberdade

Por:   •  11/11/2015  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard Lagravenese. Produção: Richard Lagravenese. Roteiro: Richard Lavagranese, Erin Gruwell, Freedom Writers. Elenco: Hillary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn, Imelda Staunton; April Lee Hernandez; Kristin Herrera; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn; Deance Wyatt. EUA/Alemanha, 2007. Duração: 123 min. Genero: Drama

Resenha

Resenhista: Luca Cadalora

Escritores da Liberdade é um filme de gênero de Drama. É baseado em fatos reais, estrelado pela atriz Hillary Swank, que interpreta o papel de professora “Erin Gruwell”. A história se passa por volta do ano de 1992, onde a cidade de Los Angeles vive uma verdadeira guerra nos seus bairros mais pobres, causados por gangues que são movidos pelas tensões raciais, sendo observadas as gangues de raças negras, asiáticas e latino-americanas.

Este drama é vivido pelos alunos da sala 203 em que Erin Gruwell assume esta sala de aula. Ela chega cheia de expectativas, imaginava que todos os alunos iriam corresponder ao seu modelo de educar, mas no inicio se torou difícil, pois os primeiros encontros foram frustrantes, ocorreram brigas, os desencontros e as insatisfações dos alunos, que ela chega a ser ignorada, a ponto de ficar sozinha na sala de aula.

A vida destes alunos é de total marginalidade, pois eles estão envolvidos com gangues de tráficos e outras coisas, fazendo com que cada gangue crie uma rivalidade que é passada até para dentro da sala de aula, causando assim um clima bastante pesado na sala de aula, onde ocorrem várias brigas devido à isso.
Gruwell
 leva até a direção da Escola a dificuldade encontrada em sala de aula, e  acaba sendo ignorada inclusive pela direção da escola, pois esses gestores ao negam as atividades propostas pela professora Gruwell. Mas ela não desiste, chega em sala de aula com uma proposta de trabalho que se identifica com os alunos, fala
com eles através da música, perguntando se eles conheciam um rapper chamado Tupac , afim de conhecer cada um deles, no primeiro momento os argumentos são bizarros, os questionamentos são ofensivos. Assustada com os ofendimentos, a professora responde perguntando se vale a pena participar de gangues, se isso vai mudar a vida deles para algo melhor. 

Nesse instante a primeira semente é lançada, cada um tem sua reflexividade, e a oportunidade de falar de si próprio, suas angústias, suas mágoas e demasiada violência. Ao manter este contato com alunos, e participando de forma ativa ao mundo deles, a professora conquista a confiança, desse modo passa etapa de superação das dificuldades, através da metodologia da escrita em diários, adota um projeto de leitura e escrita. todos os alunos registram em seus diários tudo o que sentirem vontade de escrever a respeito da sua vida, e promete que só irá ler estes diários se os mesmos a autorizassem para isto, gerando assim, uma maior confiança por parte dos alunos com a professora.

O respeito e autoconfiança é resgatado, Gruwell apresenta então uma nova realidade possível de transformação para os alunos, fazendo com que eles saim da condição de marginalidade de oprimidos e iniciam no campo das possibilidades, ao lutarem pelos seus ideais, pelas suas conquistas ao enfrentarem os obstáculos, através do conhecimento.


O filme Escritores da Liberdade traz na sua essência o resgate e a valorização a “Educação”, é possível ser um educador sem ser ditador, que deve haver uma maior relação entre professor e a aluno, nos mostrando que quando isto é possível, melhora-se muito o ambiente educacional. Este é um filme de fácil entendimento e que traz diversas abordagens em relação ao seu contexto. É recomendado ao público de graduação e para todos que gostam de ver superações de vida. Nos fazendo pensar que ainda há alguém perceba na educação uma forma de autonomia e que, com a cultura e conhecimento têm-se bases para o que o mundo seja melhor e mais digno para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com