TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE EM EQUIPE

Por:   •  5/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE EM EQUIPE

Pós-graduação em Controladoria - modalidade EaD (FECAP)

Disciplina: Contabilidade Societária

Docente: Dr. Sandro Braz Silva

Faça um relatório de análise contábil-financeira de um nicho de mercado, na qual o grupo irá escolher uma empresa para comparar seus resultados ao nicho de mercado escolhido.

O Relatório da Atividade em Grupo deverá conter os seguintes itens no “Desenvolvimento”:

  1. Contextualização do nicho de mercado (na “Introdução”);
  2. Avaliação de componentes patrimoniais e de resultado conforme análise vertical e análise horizontal (escolha por duas ou três contas contábeis por grupo do Balanço Patrimonial e DRE);
  3. Análise Econômica, Patrimonial e Financeira (indicadores de liquidez, endividamento, imobilização, rotatividade/atividade – prazos médios, e lucratividade);
  4. Análise de indicadores da DVA (pesquisar no site da B3 ou no site da empresa);
  5. Análise de indicadores da DFC (pesquisar no site da B3 ou no site da empresa).

Escolher o nicho de mercado:

Nicho de mercado

Empresa escolhida para comparação

 Importantes observações:

  1. Relatórios contábil-financeiros deverá ser o extraído na B3 (Brasil Bolsa Balcão), em empresas listadas (http://bvmf.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresas-listadas/BuscaEmpresaListada.aspx?idioma=pt-br)
  2. Redação impecável e profissional;
  3. Geração de gráficos e explicação dos mesmos (gráfico de linhas ou barras verticais);
  4. Criatividade na elaboração do relatório é preponderante, observadas todas as anotações descritas neste documento.
  5. Para a parte de Desenvolvimento é necessário ter de duas a três citações para fundamentar, pelo menos, os indicadores a serem utilizados.

Modelo geral para entrega das atividades individuais e em equipe

1 Introdução 

(Precisa conter: apresentação, situação problemática, problema da pesquisa, hipóteses, objetivos geral e específicos, justificativas)

Na introdução deve ser contextualizado o problema que o trabalho irá discutir. A depender da proposta do trabalho, pode-se indicar o problema em questão, caso, por exemplo, de um projeto de pesquisa.

Em todo trabalho acadêmico, há objetivos geral e específicos. Desta forma, os mesmos devem ser indicados.

É importante também destacar a justificativa do trabalho, ou seja, quais contribuições ele irá trazer ao aprendizado do tema e para formação profissional dos alunos. 

  

2 Desenvolvimento

O desenvolvimento de um trabalho acadêmico pode recorrer a diversas ferramentas e processos de pesquisa, associados a reflexão e a articulação de ideias. Algumas formas de ser usadas para desenvolver um trabalho acadêmico.

Construir uma discussão com base na literatura disponível na área do conhecimento em que o tema se desenvolve. Neste caso, diante de um aporte teórico o aluno discute as informações colhidas nos textos e expressa qual sua posição diante delas.

O trabalho também pode recorrer a dados primários (pesquisa de campo), ou secundários (base de dados já disponíveis). Quando se trabalha com dados eles devem ser organizados de modo que a discussão fique mais fácil de ser entendida. Neste caso, poder-se-á recorrer a gráficos, tabelas, figuras e, quando for o caso, fazer uso da estatística.

É importante também que o aluno estabeleça conexões da teoria com a prática, fale de sua experiência pessoal e profissional dentro do tema. Na caso dos alunos de pós-graduação, a conexão entre a experiência pessoal, com exemplos, é muito recomendável.

  

3 Conclusão

Nesta etapa o aluno deverá argumentar se os objetivos do trabalho foram atingidos, o que ele aprendeu com o trabalho, quais foram as dificuldades encontradas, entre outros.  Quando se tratar de um trabalho de pesquisa, ele poderá ainda indicar novos caminhos para que a pesquisa possa avançar.

  

4 Referências

Construir as referências de acordo com as normas ABNT.

Todos os autores citados no corpo do texto deverão aparecer nas referências bibliográficas. Todos os autores que forem listados aqui nas referências devem estar citados no corpo do texto.

Alinhamento à esquerda

Observações adicionais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com