TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Liderança em Equipes

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de Equipes

Módulo: 4 (quatro)

Tarefa: Elaboração do Plano de Liderança

Introdução

Esta atividade tem como objetivo reunir fundamentos, visando elaborar um plano de liderança para uma empresa da construção civil que necessita organizar seu quadro de funcionários para a realização de um novo projeto.

Conforme Sotelli (2012), uma equipe de alto desempenho é aquela que está altamente comprometida, entrosada, focada, com um planejamento solido e conta com profissionais qualificados e uma liderança capaz de convergir todos esses fatores para que a produtividade da corporação seja sempre elevada. Porém, para que isto seja uma realidade, é preciso saber diagnosticar e desenvolver estas equipes. O autor aponta como fatores importantes para alcançar o alto desempenho: visão estratégica bem definida, conhecimento técnico e habilidades apuradas, comprometimento e engajamento, boa convivência e liderança.

Para a formação dessa equipe de alto desempenho, com alto nível de comprometimento, é de grande importância a interação entre os colaboradores e o líder, conforme Ferreira (2013), essa interação é importante para que haja entendimento correto sobre os papeis que cada um desempenha em sua empresa. A organização que não é suprida dessa boa interação em equipe pode não ter uma visão esclarecida do mercado, ocasionando uma desmotivação interna, o que prejudica sensivelmente a empresa em seu desempenho, na conquista por qualidade de serviço e na satisfação dos seus consumidores.

Com a finalidade de desenvolvimento desta equipe em questão, será analisado os papeis do líder, bem como suas interações com a equipe e a forma de liderar, buscando sempre o alto desempenho e o sucesso organizacional.

Desenvolvimento

Conforme Delmas a comunicação corporativa é um caso especial da comunicação e diz respeito às mensagens que circulam dentro da empresa. É também um assunto vital para a saúde da organização, pois as mensagens que circulam alteram fortemente, o clima organizacional, podendo gerar sentimentos de euforia ou desalento, dependendo de como sejam repassadas.

Para um bom desenvolvimento dessa equipe de alta performance, será necessário desenvolver uma ótima comunicação entre os envolvidos, pois sabemos que muitos conflitos nas empresas ocorrem por falhas de comunicação. Em muitos casos é criado um boato, ou mesmo, uma situação inexistente, e conforme as pessoas vão propagando tais informações, estas acabam se tornando “verdades”, gerando mal-estar entre os funcionários. Há situações em que um determinado assunto é comentado, e sendo verídico, mas conforme é repassado de diferentes formas, por diferentes pessoas, acabam saindo do contexto real e ganhando novas versões do fato.

Segundo Porcaro (2002) o importante é manter o funcionário informado, pois assim, ele se sente parte do todo. Já Sotelli (2012) afirma que os problemas de comunicação ocorrem quando há falhas no processo ou fluxo. E, esses processos ou fluxos de comunicação são os passos entre uma fonte e um receptor, que resultam na transparência e compreensão de um significado.

Na empresa analisada, deverá ser escolhido, o responsável pela comunicação o gerente de recursos humanos, pois este conhece a grande maioria dos colaboradores, e o comunicador já possuirá um certo tempo de empresa, com grande conhecimento dos processos. Desta forma as informações necessárias e pertinentes, serão de responsabilidade deste funcionário transmitir aos outros. Haverá uma reunião semanal do comunicador com os responsáveis pelos departamentos e setores, afim de atualizar os líderes e estes repassarem as informações aos demais colaboradores, de forma que não haja a conhecida “radio peão”.

Para escolher o líder ideal para conduzir a equipe da construção dessa barragem, deverá ser considerado diversos fatores. Sabendo que o mesmo deve ser agregador, pois muitos colaboradores são novos, e outros vem de outros projetos formados por equipes diferentes.

Segundo Paulillo um líder necessariamente precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas e possíveis melhorias, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Conforme Campos (2010) os lideres devem possuir características próprias, que contribuam para um trabalho melhor em equipe, atingimento dos resultados, e desenvolvimento profissional de todos seus colaboradores. Conforme o autor, algumas características são indispensáveis para um líder eficaz, as quais serão necessárias para o perfil do líder do projeto, tais como: respeitar e confiar em sua equipe, saber ouvir e orientar, ter empatia, ser motivado, saber dar e receber feedback, saber motivara atingir os resultados, ser inovador, ser flexível, ser bom planejador e estrategista e saber delegar.

Conforme Correa (2011), existem várias teorias sobre os estilos de liderança. A finalidade desses estudos é entender a relação do líder com seus subordinados e observar de que maneira ele orienta sua conduta e seu estilo de liderança. Tem a finalidade também de expor as características e personalidades dos estilos de liderança.

Os principais estilos de lideraça são: autocrática, laissez-faire e democrática. Sendo que a autocrática o líder toma suas decisões sozinho, uma maneira centralizadora de conduzir a equipe, sem levar a opinião dos colaboradores em questão. Na liderança laissez-faire, o líder faz a distribuição das tarefas, sem prazos e metas, ele participa de forma muito discreta, cada membro da equipe tem liberdade para tomar suas decisões. Desta forma o líder não controla, nem avalia os trabalhos. Já na liderança democrática, o líder coordena discussões e tomada de decisões, mas estas são decididas sempre em conjunto pela equipe de trabalho, porém sempre com supervisão. O líder fica atento às frustrações dos envolvidos, buscando sempre contornar as situações.

Para atingir a alta performance, será adotada nesse projeto a liderança democrática, onde será escolhido o líder, que conduzirá as decisões, mas a equipe irá participar, agregando opiniões e conhecimento, de forma que seja conduzido da melhor forma e mais democrática.

Com objetivo de montar a equipe de alta performance, cada membro terá papel fundamental, para que as metas organizacionais sejam alcançadas. Os papeis a serem a serem definidos e distribuídos aos colaboradores são os seguintes:

- Criador: coloca em prática as ideias criativas;

- Vinculador: tem a função de coordenar e integrar toda equipe;

- Consultor: deve encorajar e realizar uma pesquisa mais a fundo de informações;

- Mantenedor: busca manter os membros e a equipe em geral, equilibrada e em harmonia, em relação aos problemas que podem surgir vindo do ambiente externo;

- Controlador: examina os detalhes e aplica as regras, controlando assim os processos não a equipe propriamente dita;

- Produtos: provê uma direção e acompanhamento;

- Organizador: estabelece estrutura a equipe;

- Assessor: analisa detalhadamente todas as opções;

- Promotor: defende as ideias após aplicação.

Realizando a distribuição dos papeis para execução do projeto, poderemos retirar o melhor de cada um, aproveitando seus talentos e aumentando a auto estima de todos, por se sentirem produtivos. Sendo assim cada papel terá um rendimento melhor, agregando ótimos resultados à equipe.

Considerações finais

Através dos estudos podemos verificar as principais características de um bom líder, tendo como objetivo em sua aplicação tornar a equipe em uma de alta performance.

Para definir um plano de liderança, é necessário estudar a fundo o perfil da empresa, e quais são os objetivos, pois não existe uma formula pronta e ideal, tudo depende do meio em que a organização está envolvida e o que ela pretende.

A certeza é que o líder deve sabe lidar com as diferenças interpessoais, compreender e tomar as decisões. Este deve influenciar os colaboradores das áreas em questão, tentando sempre mantê-los motivados e buscando atingir suas metas pessoais e organizacionais.

Conforme Lampoglia (2008), preparar o futuro exige lideres competentes na formação de pessoas com foco no resultado. Alinhar com precisão metas e competências individuais, setoriais e organizacionais é um fator essencial para garantir a sustentação de vantagens competitivas.

Podemos concluir que esta empresa adotando medidas para uma boa comunicação corporativa, escolhendo um líder com as principais características apresentadas, realizando uma liderança democrática e atribuindo tarefas à equipe de acordo com o potencial e capacidade de cada um, as chances do projeto obter sucesso através de uma equipe de alto desempenho é muito grande.

Referências bibliográficas

FERREIRA, Marina Fernanda. Trabalho em equipe: A importância da comunicação na gestão de uma pequena empresa de serviços e vendas.Abril, 2013. Acesso em: 18 set. 2018.

PAULILLO, Gustavo. Qual perfil de um líder de sucesso? –Disponível em: <https://www.agendor.com.br/blog/perfil-lider-sucesso-equipe/> Acesso em: 18 set. 2018.

CAMPOS, Wagner. As 10 dicas do perfil de um bom líder. Out. 2010. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/as-10-dicas-do-perfil-de-um-bom-lider/49084/> Acesso em: 18 set. 2018.

SOTILLI, Patrícia. O papel do líder na empresa, algumas informações básicas. Set. 2012. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-papel-do-lider-na-empresa-algumas-funcoes-basicas/66035/>Acesso em: 19 set. 2018.

CORRÊA, Guilherme Metidieri. Estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Março 2011. Disponível em: <https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal/52800/> Acesso em: 18 set. 2018.

CRUZ, Juliana Machado. Tipos de liderança. Disponível em: <https://www.infoescola.com/administracao_/tipos-de-lideranca/> Acesso em: 18 set. 2018.

VIANA, Eliana e DELMAS, Maria Leonor Galante. Liderança de Equipes. Apostila FGV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (776.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com