TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Liderança em Equipes

Por:   •  21/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade individual

Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança em Equipes Módulo: 4

Aluno: Marianne Bandeira Feijó Turma:

Tarefa: Elaborar um plano de liderança adequado ás necessidades de uma empresa.

Introdução

Uma boa comunicação no ambiente de trabalho é essencial para que a empresa e seus profissionais prosperem no atual mercado competitivo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% de 300 grandes empresas, definem a comunicação no ambiente de trabalho como o principal motivo de fracasso de diversas atividades propostas.

Uma boa comunicação no ambiente de trabalho evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada. De maneira geral, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, etc, de maneira clara e objetiva.

Com isso, iremos desenvolver para empresa do ramo de construção civil um plano estratégico para que seja possível trabalhar em equipe para construção de uma barragem, com funcionários de diversas especialidades, culturas e idades.

A interação entre os colaboradores e seu líder é um fator muito importante para que haja entendimento correto sobre os papéis que cada um desempenha dentro da organização. A empresa que não é suprida dessa boa intenção em equipe pode não ter uma visão esclarecido do mercado, ocasionando uma desmotivação interna, o que prejudica a empresa de modo geral na conquista da qualidade do serviço a ser entregue.

Vimos que na empresa em questão temos faixas etárias diferentes, culturas diferentes, tempo de serviço diferentes, o que nos gera muito conhecimento de alguns funcionários na cultura, missão, visão e valores da empresa, e por outro lado outros funcionários sem o conhecimento interno dessa cultura. Porém, é preciso saber mesclar esse conhecimento, e tirar as coisas boas desses colaboradores, conhecimento interna da cultura organizacional, e conhecimento externo, culturas diferentes que podemos agregar e melhorar a própria cultura existente.

Para que tudo isso ocorra que maneira natural, a comunicação e presença do líder para iniciar esse processo de junção das gerações é essencial para evitar futuros conflitos.

Desenvolvimento

Importância da comunicação corporativa para a formação de equipes produtivas.

Utilizamos muito a comunicação corporativa principalmente nas grandes organizações, onde possuímos diferentes setores, com números de colaboradores elevados, onde talvez só apenas os chefes/ líderes não sejam capazes de transmitir todas as informações necessárias da empresa. Podemos dizer que a Comunicação Corporativa é responsável pela reputação da empresa. Esse gerenciamento é feito através da propaganda corporativa positiva que se faz por meio da comunicação interna e externa, do bom relacionamento com a mídia, investidores, práticas de responsabilidade social e gestão de crises.

A comunicação corporativa influencia e ajuda muito no alinhamento do discurso de uma organização e de seus colaboradores. Para gerar esse discurso uniforme, o sistema de comunicação precisa ser de mão dupla, bem estruturado e capaz de disseminar as informações que a organização tenha interesse em compartilhar entre os colaboradores.

Uma comunicação corporativa eficiente também gera percepções positivas para a marca, empresa, produtos e serviços. Essas percepções não se restringem aos funcionários, mas acabam se estendendo a toda a rede de relações internas e externas. As mensagens da organização precisam de legitimação do público interno, coerentes com os valores, a visão e a missão da empresa, antes de serem repassadas ao público externo.

Ter colaboradores como aliados na complexidade dos ambientes corporativos é uma das condições para construir empresas perenes. Quando cada colaborador sabe qual é seu papel na empresa, é sinal que a comunicação interna funciona bem.

Equipes se envolvem e se comprometem mais quando são valorizadas e estão bem informadas e engajadas com os valores e objetivos da organização. Esse comprometimento contribui para formação da reputação empresarial e o reconhecimento do público externo.

Resumindo, uma boa comunicação interna pode:

– Difundir visão, missão e valores corporativos;

– Ampliar e harmonizar o diálogo entre capital e trabalho;

– Equalizar interesses;

– Integrar equipes;

– Valorizar o conhecimento e produção;

– Posicionar a empresa junto aos seus potenciais clientes;

– Motivar os próprios colaboradores a uma ação mais produtiva;

– Construir a reputação de uma empresa;

– Agregar valor ao produto e ao negócio.

Perfil desejado do líder que conduzirá a equipe.

Ser um líder não é uma tarefa muito fácil. É preciso que acima de tudo o líder se autoconheça e saiba inspirar seus liderados. Um bom líder é aquele capaz de extrair o melhor de cada pessoa, é uma pessoa íntegra, entusiasmada e que sabe, ao mesmo tempo, demonstrar firmeza e motivar os colegas. Outras importantes qualidades de um líder são: iniciativa, flexibilidade, responsabilidade, determinação, garra, dinamismo, zelo e serenidade.

Para ser um bom líder, é preciso que ele seja exemplo, saiba inspirar. Saiba dar feedback’s de maneiras corretas, onde utilizamos a técnica do feedback construtivo. Assim, respeitando seus liderados, não desmerecendo ninguém independente do cargo e função que cada um exerça dentro da organização. Todos merecem respeito.

Um dos principais pilares que compõe um líder de sucesso é a relação de confiança que ele tem com seu time. É fundamental confiar no trabalho de seus liderados, propiciar a liberdade e autonomia para que desenvolvam suas atividades com excelência.

Comunique as expectativas, deixando sua equipe por dentro dos projetos que estão em andamento e os devidos resultados esperados. Compartilhar essas informações estimula a conscientização de seus liderados sobre a finalidade de suas atividades e como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com