TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Plano de Liderança de Equipes

Por:   •  16/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  3.117 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade individual

Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de Equipes Módulo:

Aluno: Marcelo Tadeu de Almeida Turma: Fundação Getúlio Vargas

Tarefa:

Introdução

Há ainda hoje muita discussão acerca da liderança como um dom, um talento com o qual o indivíduo nasce, mas definitivamente podemos afirmar que as habilidades que tornam alguém um bom líder podem ser aprendidas, desenvolvidas e aprimoradas.

Durante a formação de uma liderança forte e consistente, existe um ponto que não pode ser desassociado do líder: seus liderados, e um dos maiores desafios de um bom líder é tonar um grupo de pessoas em uma equipe com uma grande capacidade produtiva, onde seus integrantes estejam em harmonia e motivados. Porém essa tarefa não é apenas do líder, precisa ser partilhada com a alta direção da empresa. É preciso haver engajamento da corporação colaborando com uma comunicação clara e efetiva, participativa na transformação do seu quadro de funcionários em equipes de alta performance.

Desenvolvimento

[Discuta a importância da comunicação corporativa para a implantação e manutenção de equipes produtivas. ]

Diante do quadro técnico de uma empresa de construção civil, onde nota-se um misto de gerações e de perfis profissionais diferentes é muito importante o apoio da gestão corporativa de forma a consolidar e extrair os aspectos desejados de seus colaboradores, fomentando a comunicação entre eles como processo criativo e ferramenta para encontrar soluções aos problemas enfrentados.

A empresa deve direcionar seu quadro técnico ao objetivo desejado, comunicando as metas de forma clara e utilizando a definição estratégica da empresa com sua visão, missão e valores servindo de referência para a conduta do líder de modo a refletir esse comportamento em toda a equipe. O compromisso do gestor na escala hierárquica superior ao líder da equipe é o fornecimento de um “feed-back” constante da sua gestão como líder, propiciando a ele oportunidades de treinamento para melhorar suas habilidades de liderança.

Assim posto, é fundamental o envolvimento da alta diretoria no comprometimento de manter a motivação de seus funcionários e praticar uma comunicação corporativa voltada ao aprimoramento de equipes produtivas, sobretudo, em dois momentos: Primeiro no processo de preparação e escolha do líder, e no segundo na manutenção dessa escolha, com a observância dos líderes escolhidos, pois não necessariamente as pessoas escolhidas para tomar a liderança da equipe, vão desempenhar a função de maneira satisfatória no início de suas atividades, existe um processo de construção da autoimagem que é natural do inconsciente e pode levar ao indivíduo a uma racionalização, distorcendo a realidade para torna-la mais aceitável para si próprio e impedindo-o de enxergar seus pontos negativos.

[Descreva o perfil desejado do líder que conduzirá a equipe. ]

Observados os desafios para construção de uma barragem, visto que se trata de uma obra de grande porte, com muitas interferências internas entre as diversas áreas de engenharia, uma grande carga de trabalho com muitos detalhes importantes e que não podem ser esquecidos, geralmente sob a demanda de tempo de um cronograma justo. Torna-se adequado que o quadro de funcionários seja dividido em diversas equipes menores inseridas numa grande equipe para esse projeto, sendo necessário um líder para cada uma delas e um Líder destacado para coordenar a todos os demais.

Assim, pode ser natural que o líder não esteja ambientado a uma posição de liderança, mas que entenda a responsabilidade da posição e a necessidade de estar em contínuo processo evolutivo, por tanto é desejável que o líder entre outros pontos seja

Íntegro;

Honesto;

Carismático;

Saiba ouvir sugestões;

Entusiasmado e

Confiante em si próprio.

Diante da estruturação indicada da equipe, o líder destacado irá principalmente tratar com outros líderes também de alta competência e grande grau de comprometimento, assim espera-se um estilo de liderança pronto a delegar, transferindo responsabilidades pela tomada de decisões.

O Líder deve possuir uma visão abrangente, de modo a visualizar os problemas e interpretar o que está acontecendo, ouvir o que as pessoas dizem e como elas o dizem.

O líder deve possuir um comportamento de comunicação assertiva de modo que a mesma seja fluída entre líder e seus liderados, com baixo ruído e pouca distorção, fomentando da mesma forma que haja uma boa comunicação entre os membros da equipe.

[Apresente o estilo de liderança apropriado para o desenvolvimento da equipe de alta performance. ]

No aspecto da liderança, segundo Hersey e Bllanchard (1986), pelo nível de maturidade ao qual se espera encontrar a equipe, em função das suas particularidades como o exemplo da formação acadêmica, é esperado que se adote uma mescla dos estilos de liderança Democrático e Transformacional, privilegiando a troca de ideias e uma comunicação em alto nível, sendo capaz de realizar:

- Organização de grupos:

- Negociação de soluções;

- Preservação da racionalidade e

- Transferência de responsabilidade pela tomada de decisões.

Havendo iniciativa da liderança para a coordenação dos esforços do grupo, bem como na capacidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança e a cooperação espontânea, mediar conflitos, prevendo-os e resolvendo-os quando necessário e garantindo um bom engajamento através da noção de compromisso dos funcionários.

A liderança deve possuir capacidade de empatia e principalmente de saber motivar os membros da sua equipe.

[Apresente os papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho. ]

Para que haja harmonia e entendimento entre os membros das equipes, é necessária credibilidade dos membros e transparência, deseja-se o fomento da automotivação para que o trabalho esteja vinculado à satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com