TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cada Ano de Vida

Por:   •  28/3/2017  •  Artigo  •  3.298 Palavras (14 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

          A cada ano, no mundo, ocorrem 120 milhões de gravidezes e mais de meio milhão de mulheres morrem devido a complicações durante o período gestacional. Para que seja reduzida a mortalidade materna,  é necessário um atendimento de qualidade no pré-natal,  pois o auxilio a este é um direito e também um dos trabalhos envolvidos na melhoria da saúde gestacional da mulher, dando assistência a Mãe, Filho e Família.

          Com base nos dados obtidos pelo Ministério da Saúde (MS), em 2002 , no Brasil a mortalidade materna foi de 50,3 por cem mil nascidos vivos . Sendo que o maior índice foi da região Nordeste com 60,8, seguida da região Centro-Oeste  com 60,3, região Sul   com 56,6, e Nordeste com 53,2; o índice mais baixo foi encontrado na região Sudeste com 45,9.

           Devido ao aumento do índice de mortalidade materna o Ministério da Saúde instituiu em suas bases programáticas o Programa de Assistência Integral á Saúde da Mulher (PAISM), que propôs uma visão ampla com ênfase no atendimento á saúde gestacional das mulheres. Logo após, o MS instituiu , em junho de 2000, o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN) no qual o respeito aos direitos reprodutivos e a perspectiva da humanização aparecem como elementos estruturadores no âmbito da atenção integral, visando a diminuição da mortalidade materna e buscando o aperfeiçoamento  na assistência do serviço  e o controle  do pré-natal ,parto e puerpério.

          O acompanhamento pré- natal deve ser iniciado o mais precocemente possível  .A assistência pré-natal consiste de consultas mensais até a 28ªsemana, quinzenais até a 36ªsemana e semanais até iniciar o trabalho de parto ou ser alcançado o período de risco para pós-maturidade, em torno da 42ªsemanas.

A ausência de acompanhamento pré-natal está associada á mortalidade perinatal cinco vezes superior aquela encontrada nas pacientes com atendimento regular. Pizzani (2008)

     De acordo com a lei do Exercício Profissional da Enfermagem, o pré-natal  de baixo risco pode ser acompanhado integralmente pela enfermeira(o), esse possui conhecimentos específicos e essenciais na humanização e respaldo legal para prestar assistência ao pré- natal , pois tem embasamento  teórico- cientifico, com proficiência nas habilidades necessárias  ao atendimento e  acompanhamento de gravidezes e nascimentos normais e período pós-parto imediato.

     Questiona-se assim , qual o  papel do enfermeiro no pré-natal diante dessa realidade? E por isso será ressaltado o papel deste profissional na assistência pré-natal á gestante .

  1. Estudo do estado da arte:

       Para Hungler (2004) a revisão de literatura proporciona aos leitores, os antecedentes   dos fatos citados para a compreensão do conhecimento atual sobre o tema apresentado em questão e esclarecer a importancia do novo estudo.

        O instrumento de coleta de dados da observação  sistemática, deste trabalho, foi construído com base em documentos que traduzem os padrões baseados em evidência  científica na prática de assistência ao  pré-natal e o papel que desempenha o enfermeiro ,como segue: Competências essenciais para o exercício básico da obstetrícia (ICM); Assistência Pré-Natal(2000) – Manual Técnico  do MS.

       O site utilizado para pesquisa de artigos foi Bireme; as bases de dados foram  Literatura Latino-Americana e Scientific Eletronic Library Online(Scielo), com os descritores “enfermeiro e assistência pré-natal” ,incluindo todas as revistas disponíveis nesses bancos de dado

OBJETIVOS:        

 2.1 Objetivo geral- estudar o papel do enfermeiro no pré-natal, destacando a importância da assistência de enfermagem no pré-natal, parto e puerpério .

2.2 Objetivo específico- trata-se de uma revisão integrativa sobre o papel do enfermeiro na assistência ao pré-na1.1 Estudo do estado da arte:

tal. Tendo como questão norteadora, qual a produção científica nos últimos cinco anos acerca do enfermeiro e o seu exercício da profissão frente ao pré-natal .

PALAVRAS-CHAVES: “enfermagem”, “pré-natal”, “assistência ao pré-natal”.

REVISÃO LITERÁRIA

      A revisão literária desenvolvida neste trabalho foi a qualitativa indireta, feita através de pesquisa bibliográficas, para compreender  o papel desempenhado  do enfermeiro na assistência a saúde da mulher no ciclo gravídico - puerperal .

      Em 1983 foi introduzido pelo ministério da saúde (MS), o programa de assistência integral á saúde da mulher (PAISM) que foi, um novo programa para atenção a saúde da mulher no serviço publico; na 8ª conferencia que estaria garantido por lei o direito da saúde . Apesar da assistência pré-natal estar presente nas ações pelos serviços de saúde, até agora existe questões a serem discutidas ,como o acesso em algumas regiões .  

        O Ministério da Saúde, por meio do PAISM, normatizou  procedimentos e condutas a ser  realizada em toda consulta pré-natal, pelos profissionais de saúde que prestam assistência á gestante, destaca-se a importancia do papel do enfermeiro ,ele tem que captar a gestante na comunidade, fazer os controles periódicos ,contínuos ,garantir as consultas, bem como fazer palestras educativas, ter um espaço físico adequado para receber essa gestante , ter equipamento e instrumentos mínimos ,oferecer  medicamentos básicos e apoio laboratoria .

 O enfermeiro deve diagnosticar a gravidez, amenorréia ou falta de menstruação, enjôos e vômitos, fadiga ou sonolência,micções mais freqüentes (polaciúria), sialorréia (aumento de salivação), mamas aumentadas e doloridas, etc. Tem que ser feito o diagnóstico clínico;

  1) Alterações mamárias (rede venosa, tubérculos de Montgomery – glândulas sebácea da aréola; saída de colostro pelo mamilo, coloração violácea vulvar – sinal de Jacquemier; Cianose vaginal e cervica. )

 Modificação do volume e consistência uterina.

2) Sinal de Piskacek: sensação tátil de abaulamento e amolecimento no local de implantação.

3) Sinal de Hegar: Útero com consistência cística, elástico, principalmente no ístimo.

4) b-HCG: Positivo no soro materno após 8 à 9 dias da fecundação

 Certeza

1) Ausculta dos BCFs (10a. semana – Sonar Doppler, ou 20a. semana – estetoscópio de Pinard).

2) Percepção dos movimentos fetais (18a. - 19a. semana)

3) Percepção da vitalidade fetal ( 5a. - 6a. semana por ecografia obstétrica).

4) Palpação de segmentos fetais através das manobras palpatórias de Leopold

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com