TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura

Por:   •  17/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 13

CULTURA

  • A CULTURA

Cada povo tem uma cultura própria, e cada sociedade elabora a sua recebendo a influência de outras culturas. Sendo assim, todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, possuem cultura e, portanto, não existe homem destituído dela.

Ela é o conjunto de valores, conhecimentos, técnicas, idéias, hábitos e modo de viver, transmitidos como herança social de cada grupo formado.

Sendo assim, a cultura perpetua-se através de um processo social resultante da aprendizagem, segundo modo de educação de cada grupo social. Por isso, pode-se dizer que a sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados.

Essa transmissão de informações que constituem a cultura, ou seja, hábitos e idéias, pode ser feita através da educação assistemática ou da educação sistemática.

A educação assistemática é a transmissão da cultura por meio da família ou da convivência com o grupo adulto, sendo assim, a criança não participa de escolas, aprendendo unicamente com a convivência com o seu grupo social.

Por outro lado, a educação sistemática trata-se de completar a transmissão da cultura que foi iniciada, primordialmente, pela família ou outros grupos que são internos ao grupo da sociedade. Sendo assim, a educação é sistemática pois obedece a um sistema ou organização previamente planejada.

A cultura, portanto, é um estilo de vida próprio de cada sociedade, o que a caracteriza e diferencia das demais. Isto é, a cultura trata-se também de identidade cultural. Por causa disso, o indivíduo, desde quando nasce, é influenciado pelo meio social em que vive. Salva exceções, pessoas incapazes intelectualmente ou que foram privadas do convívio humano. Fora isso, não há pessoas desprovidas de cultura.

  • CULTURA MATERIAL

A cultura material baseia-se em todo tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, tipo de habitação, etc. Como, por exemplo, o Japão. A cozinha japonesa tem um longo passado e desenvolveu culinária sofisticada cozinha em um requintado e especializado para cada estação. A refeição padrão japonesa é sempre uma xícara de arroz japonês (Gohan) e shushoku com acompanhamento tsukemono (salsa), uma taça de sopa e uma variedade de pratos okazu como peixe, carne, legumes, etc. Tem também a nomeação refeições personalizadas em função da quantidade de okazu que acompanham o arroz e sopa, o mais simples é o ichiju-Issaias (“uma sopa, um prato”); mas a comida tradicional é ichiju-sansai (“uma sopa, três pratos”), onde cada prato é feito com uma técnica diferente para cozinhar. Como o Japão é uma ilha, é comum o consumo de mariscos, entre os mais comumente utilizados são shushaku arroz japonês (gohanmono), o congee, arroz que é dobrado, e o donburi que é arroz com carne ou de produtos hortícolas em conjunto de um mesmo copo, o popular sushi que é arroz cozido com peixe, carne ou legumes.

No Nordeste, por exemplo, usa-se redes para dormir, as casas pobres são construídas com barro e folhas de palmeira. São exemplos de cultura material.

  • OS ELEMENTOS DA CULTURA

A cultura é um conjunto de elementos ligados, chamados de Elementos da Cultura, que são: traços culturais; complexo cultural; área cultural; padrão cultural; subcultura.

Os traços culturais são a crença e a idéia que formam os elementos mais simples da cultura. Porém, os traços culturais só têm significado quando considerados dentro de uma cultura específica. Como, por exemplo, o colar, que pode ser um simples adorno dentro de um grupo, mas também pode ter um significado importante dentro de outro. As religiões afro-brasileiras são exemplos de grupos sociais que se utilizam dos colares como proteção espiritual, atribuindo significados às cores que o compõem.

Esses traços culturais, combinados em torno de uma atividade básica, formam um complexo cultural, como por exemplo, as Cavalhadas de Pirenópolis que reúne um grupo de traços culturais relacionados uns com os outros. As Cavalhadas de Pirenópolis têm origem portuguesa no Brasil e ocorre no Domingo do Divino, 50 dias após a Páscoa é primeiro dia das Cavalhadas, no município brasileiro de Pirenópolis. Realizada desde 1826, trata-se de uma representação das lutas entre cristãos e mouros que aconteceram durante a ocupação moura na Panínsula Ibéria. É exemplo de complexo cultural pois trata-se de um grupo de traços culturais envolvendo desfiles, música, dança, fantasias ( são os Mascarados, personagens incontáveis que vestem-se com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo algazarras) e  muitas coreografias eqüestres.

Os complexos culturais ocorrem na chamada área cultural, que é a área geográfica por onde se distribui certa cultura, por exemplo, há muitas localidades brasileiras que possuem suas próprias culturas, típicas de cada região.

Tendo em vista que a cultura é algo típico de um povo, sabe-se que ela implica em um padrão cultural nos membros de uma sociedade. Esses agem de mesma forma, expressando os padrões culturais do grupo. Por exemplo, o casamento monogâmico é um padrão na cultura brasileira, diferentemente da Índia e de outros países islâmicos que praticam a poligamia.

A subcultura, por sua vez, trata-se de diferenças significativas que aparecem no interior de uma cultura. Na sociologia, antropologia e estudos culturais, uma subcultura é um grupo de pessoas com características distintas de comportamentos e credos que os diferenciam de uma cultura mais ampla da qual elas fazem parte. São pequenos “grupos” ou uma cultura não totalmente desenvolvida, grupos que cultivam preservam mesmas idéias relacionadas à estética, religiosa, ocupacional, política, sexual, ou por uma combinação desses fatores e etc. A subcultura pode se destacar devido à idade de seus integrantes, ou por sua etnia, classe e/ou gênero.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, a língua principal não é o português dos demais estados brasileiros, antes é o italiano ou o alemão, além de costumes e valores diferentes dos praticados no restante do Brasil. Outros tipos de subcultura são os grupos juvenis, tais como os grupos emo, punk, hippie, etc.

  • RETARDAMENTO CULTURAL

Em todas as culturas é notável mudanças em seus elementos culturais. A cultura material, por exemplo, sofre mudanças nos seus instrumentos, máquinas e técnicas através das invenções. Essas mudanças não acontecem com tanta rapidez na religião, ou nos padrões familiares, que constituem a cultura não-material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com