TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Moçambicana

Por:   •  13/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.389 Palavras (18 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 18

0.Introdução

O presente trabalho faz uma abordagem circunstanciada a cerca do casamento tradicional em Moçambique (lobolo), mas antes de debruçarmos em volta do assunto é pertinente realçar que, o parentesco, a família e o casamento são temas clássicos na literatura antropológica. Sobre o casamento tradicional (lobolo), e com referência ao contexto Moçambicano, Junod (1996), Jeferys (1962), Cipire (1996), entre outros, desenvolveram estudos empíricos e reflexões que são hoje referências importantes na Antropologia Moçambicana.

Este trabalho é de extrema importância porque faz nos perceber aquilo que faz parte da cultura moçambicana assim como forma de integração social do indivíduo.

Desta feita faremos abordagem do lobolo no sul de Save e no Sul de Moçambique, a fim de compreendermos o seu impacto nestas comunidades.

Para a materialização do presente trabalho, o grupo recorreu à revisão bibliográfica sobre o tema supracitado, assim como consultas na Internet de artigos que versam sobre o assunto em estudo.

Em termos estruturais o trabalho contempla três partes fundamentais, porém, não tecnicamente detalhadas. Estamos a falar desta parte introdutória onde existe a ideia geral do trabalho, do desenvolvimento onde a ideia geral foi mais detalhada e por fim o nosso ponto de vista perante a tese, todavia, sem esquecermos da bibliografia que alberga as fontes por nós consultadas a fim de produzirmos o presente trabalho.

0.1. Objectivos

0.1.1. Objectivo geral

• Compreender o impacto do lobolo nas comunidades moçambicanas.

0.2.2. Objectivos específicos

• Identificar os factores do lobolo nas comunidades moçambicanas;

• Analisar a essência do lobolo nas comunidades moçambicanas;

• Descrever as implicações do lobolo;

0.2. Metodologia

Segundo Lakatos e Marconi (1999), a revisão bibliográfica consiste no levantamento e estudo de bibliografias já publicadas em forma de livros, revistas, imprensa escrita, Internet ou publicações avulsas que visualizam não somente os problemas já conhecidos como também exploram novas áreas onde os problemas não se cristalizam suficientemente.

Deste modo, para a materialização dos objectivos pré-estabelecidos, o grupo recorreu a revisão bibliográfica de artigos que versam sobre a matéria, que consistiu na leitura, análise e interpretação das mesmas obras.

0.3.Problematização

"Lobolo" ou "lovolo" é o termo usado para designar o casamento tradicional praticado, particularmente na região sul de Moçambique, o qual consiste na oferta de um dote por parte do homem à família da mulher a quem se pretende "lobolar". O lobolo é uma prática bastante respeitada na cultura moçambicana, representando a estima e a dignidade da mulher. Este acto chega a ser visto como sendo o mais relevante para a união de um casal sob o ponto de vista social, existindo portanto famílias que dão ao lobolo um prestígio maior que o do casamento civil ou religioso.

Alega-se que o dote entregue à família representa uma forma de agradecimento pelos cuidados e instrução dada à mulher lobolada, mas também é uma forma de compensar a ausência da filha que estará de mudança para a casa do marido (virilocalidade). Relatos indicam que, inicialmente, o dote oferecido era algo simples e modesto. Com andar de tempo, o dote foi ganhando um valor acrescido e cada vez mais exigente como, por exemplo, a oferta de cabeças de gado. O lobolo continua sendo praticado e constitui uma das principais características das sociedades patrilineares tal como no passado; e detém ainda o mesmo reconhecimento e estima.

Na verdade, motivos puramente económicos parecem levar muitos homens a agir de modo efectivo no sentido de garantir a continuidade do casamento das famílias que, pelo sistema de parentesco tradicional, lhes cumpre proteger. A transferência de bens que, em caso de divórcio, terão que ser devolvidos, torna a família da mulher relutante em dissolver a união. O marido e respectiva família evitam contratempos junto das autoridades e dispendiosas deslocações à terra natal para resolução de litígio e para apresentar sucessivas queixas contra a demora da devolução do lobolo, deslocações nem sempre possíveis devido aos afazeres profissionais ou à carência de recursos. Para os parentes da mulher constitui grave problema a devolução de importância recebida a título de lobolo e que prontamente haviam gasto. Assim, a vasta região rural sob a influência da capital e na qual o direito matrimonial consuetudinário é de algum modo defendido pelas autoridades tradicionais e administrativas exerce pronunciada influência sobre a estabilidade e forma de casamento urbano.

Neste exposto, surge o presente trabalho com o fim de perceber o seguinte posicionamento:

• Qual é o impacto do lobolo nas comunidades moçambicanas?

0.4. Hipóteses

• A poligamia, uma vez que o homem se sente no direito de ter uma segunda ou terceira mulher pelo facto de entender que comprou a actual esposa;

• Violência doméstica;

• Apropriação da mulher, o homem julga que pode tratar a esposa como bem entender, pois o dote por ele pago à família da mulher conferiu-lhe o direito de se apoderar da esposa.

1.Revisão da Literatura

Segundo Eduard Taylor (1871:5), Cultura é o complexo unitário que inclui o conhecimento, a crença, a arte, a moral, as leis e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem, como membro da sociedade.

Sob ponto de vista do grupo, a cultura é uma lente através do qual o homem vê o mundo (pessoas) de culturas diferentes e, portanto, têm visões distintas das coisas.

Ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos (convencidos) de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade (Enciclopédia livre)

Casamento é o vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com