TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Suas Raízes

Por:   •  5/8/2021  •  Dissertação  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

 Sociologia – Professor Roberto Paiva – Turma 3º Ano Química.                   [pic 1]

 A Cultura e as suas raízes – Capítulo 6

Estudaremos neste capítulo:

  • Formação da Identidade cultural de um povo;
  • Diversidade cultural na sociedade brasileira
  • Identidade cultural como forma de: ‘’ pertencimento”;
  • Origem dos hábitos culturais e influência dos meios de comunicação;
  •  Influência do regionalismo e da história como elementos de construção da identidade cultural.

Para nossa adaptação a essa nova realidade de Ensino Remoto, trabalharemos com textos, frases, pensamentos e imagens.

Texto 1:  

                            As raízes da cultura e suas influências.

Nós humanos, ao contrário dos animais que sofrem influências dos chamados meios naturais, somos também influenciados pelos meios culturais, saímos do universo onde apenas a natureza atua e mergulhamos também na dimensão cultural. Para compreender essa característica que nos torna ser humano e cultural, devemos compreender o significado de cultura e suas dimensões, cultura pode ser entendida como cultivo da terra, no sentido de plantar, fazer florescer, dar vida, por outro lado, pode ser entendida também como característica de pessoa que tem muito conhecimento, é o que dá sentido ao adjetivo de culto a quem é letrado, também a quem tem cultura erudita.

Em antropologia, cultura significa tudo que o ser humano produz ao construir sua existência: as práticas, as teorias, as instituições, os valores materiais e espirituais. O contato com o mundo é intermediado por símbolos, a cultura é o conjunto de símbolos elaborados por um povo. As culturas são muitas, elas se expressam através da língua, arte, tradições, costumes, pensar e agir. Ao nascer, a criança encontra-se diante de valores já estabelecidos, porque a cultura é um sistema de significados que são transmitidos de geração para geração, ou seja, das gerações mais velhas para as mais novas. A codificação acontece antes do nascimento: a língua que a criança aprende, o modo de se alimentar, a postura corporal, o jeito de correr, de brincar, até a forma de se relacionar em família, somos influenciados desde a infância, a educação é que nos insere no mundo da cultura e permite a transcendência humana.

 Texto 2:              Diversidade cultural

Quando falamos em diversidade cultural, pensamos logo em formas diversas de compreensão sobre as coisas ligadas a cultura, as vezes nos causa estranheza os costumes de outros povos ou de pessoas de diferente nível social ou religião, até mesmo no seio de uma mesma família existem filhos que pensam completamente diferente uns dos outros, mesmo tendo recebido a mesma orientação e educação dos pais, por exemplo. O mundo globalizado e as facilidades advindas da comunicação pelos diversos meios, permite o conhecimento de várias culturas, povos e costumes diferentes, também que seja desvendado as diversas formas de cultura que existe em várias partes do mundo.

O que torna mais difícil as relação entre os diversos povos e culturas no mundo é a não aceitação da cultura do outro, o estranhamento, a intolerância. São as atitudes de discriminação que impedem o reconhecimento de todos os seres humanos como pertencentes à mesma humanidade. O grande risco de não aceitação do diferente encontra-se em gerar violência e exclusão, como ocorre nos casos de xenofobia, homofobia, racismo, de preconceito de classe social ou contra a mulher.

Etimologia:

Xenofobia e homofobia. Os prefixos gregos xenos e homo significam respectivamente ‘’ estrangeiros’’ e ‘’ semelhantes’’. E o sufixos Phóbos, ‘’ medo’’, ‘’ pavor’’. Trata-se, portanto, de conceitos que representam a rejeição a estrangeiros (geralmente imigrantes) e a homossexuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (636.3 Kb)   docx (600 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com