TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinamica de Grupos

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

Após a leitura dos artigos escolhidos começo assim a minha reflexão no concerne à organização da dinâmica no contexto de grupos num ambiente físico e dinâmico.

- http://www.academicoo.com/artigo/o-enfermeiro-como-coordenador-de-grupos-contribuicoes-da-dinamica-de-grupo-the-male-nurse-as-coordinator-of-groups-contributions-of-the-dynamics-of-group

- http://www.academicoo.com/artigo/o-processo-decisorio-em-grupo-uma-analise-temporal-ambiental

A dinâmica de grupo coloca os candidatos diante de situações onde terão que demonstrar a sua própria forma de reação. Poderá eventualmente avaliar características individuais no que concerne aos seguintes fatores: liderança; velocidade de ação; iniciativa; criatividade; espontaneidade; controle de ansiedade e tensões; assim como habilidade de lidar com situações agressivas entre outros. Há que referir que tanto a aplicação como a interpretação da dinâmica de grupo exige sempre a participação de um profissional da área.

Nos dias de hoje, alem das entrevistas pessoais, um recurso muito usado pelas empresas na hora da contratação é adinâmica de grupo, ou seja, um meio de aperfeiçoar a seleção de um ou mais candidatos e que aterroriza algumas pessoas mais do que mesmo a própria entrevista. Porem, este método vem sendo muito utilizado nos últimos tempos, devido à mudança de postura das empresas e de todas as entidades empregadoras de um modo generalista. O conceito de individualidade daquele profissional que trabalha sozinho, não se relaciona com o colega de trabalho, está caindo em “desuso". As empresas valorizam o relacionamento e querem alguém que saiba cooperar e sobretudo trabalhar em grupo. Inclusive o espaço físico dos escritórios começa a privilegiar a interação, sem o excesso de divisórias por exemplo, opta-se por adotar um “estilo” “open-space”.

A grande e óbvia diferença entre a dinâmica de grupo e a entrevista pessoal é o facto de na primeira, para além de haver mais pessoas e serem apresentadas situações em que os candidatos devem tomar decisões como se estivessem no ambiente de trabalho. A dinâmica avalia a interação grupal assim como os candidatos se portam diante de situações profissionais práticas. Sendo para necessário a este contexto importante o número de candidatos precisos para se proceder a uma dinâmica, sendo o recomendado como numero mínimo seis pessoas. No entanto, o ideal é entre dez a quinze no máximo. No caso de serem menos de seis, o mais correto é fazer se uma entrevista coletiva, a qual difere da dinâmica por não apresentar situações de trabalho.

O processo de aplicação da dinâmica começa por a verificação de presença dos candidatos, para a seguir o entrevistador fala sobre a empresa, as características da vaga e as exigências para conquista-la. Também se pergunta após estas explicações, se todos ainda continuam interessados na vaga. Por vezes alguns desistem logo naquele momento, porque a vaga não era exatamente o que procuravam. A “segunda parte “consiste numa dinâmica de apresentação ou conhecimento, isto é, é o momento em que os candidatos se apresentam uns aos outros, com a finalidade de se conhecerem melhor e ficarem mais à vontade ao mesmo tempo que tem como função quebrar o gelo e deixar os participantes mais descontraídos, a partir deste momento as “habilidades” e competências de cada um podem ser melhor aproveitadas, contudo neste momento o entrevistador começa a avaliar a interação dos candidatos, de acordo com as identificações que surgem entre eles, “podemos identificar ou pelo menos elaborar um palpite sobre quem vai ser o líder ou quem vai ficar mais calado, por exemplo.”

Na etapa seguinte, o entrevistador a presenta uma situação que poderia ocorrer no ambiente de trabalho, como por exemplo, um projeto de venda de “TV por cabo”. Consiste essencialmente no seguinte: são divididos por dois grupos, um responsável pela elaboração da venda e o outo, o público-alvo, sendo a análise do desempenho, por parte de quem entrevista, individual ou coletiva, ou seja, são analisados um a um os candidatos e o grupo inteiro. A partir das atitudes e comportamentos que cada individuo adota para resolver uma questão pratica em grupo, o entrevistador classifica os candidatos em: aquele que tem apetências para comandar e demonstra perfil de líder e o que se retrai e não fala quase nada, ainda no que coordena mas não expõe as ideias ao entrevistador preferindo passar essa tarefa a outro. Como podemos depreender são inúmeros os tipos de candidatos e perfis mas o que no fundo importa é a postura diante das situações e a colaboração com o grupo de uma forma ou de outra. Na perspetiva do “profissional especializado”, o que importa é o rápido entendimento das situações, o desenvolvimento das ideias no grupo e principalmente o designado “jogo de cintura”. No que respeita à forma como o grupo aceita o individuo e vice-versa também é muito importante. Concluindo que as pessoas precisam de aprender a trabalhar em grupo.

Seguidamente e ainda no mesmo contexto, abordemos as etapas da Dinâmica de Grupos. Estas etapas da Dinâmica de Grupos aplicadas nos processos seletivos podem ser estruturadas da seguinte forma: Apresentação, que pode ser feita só oralmente quando cada participante fará uma pequena descrição sobre a sua visa pessoal e profissional, no fundo o seu percurso. Pode ser também uma apresentação mais dinâmica utilizando-se alguma técnica lúdica associada à apresentação formal. O objetivo é contudo fazer com que cada um se defina usando esses recursos, serve no entanto para “quebrar o gelo” e fazer com que todos se conheçam. O Aquecimento, esta fase pode ser a primeira ou a segunda, dependendo, o aquecimento serve para quebrar o gelo ou desacelerar o grupo, isto é, o entrevistador da dinâmica precisará de efetuar uma leitura “corporal” do grupo em causa para saber se existe “entrosamento” ou não. A partir daqui define-se o tipo de aquecimento, que pode ser físico, com o objetivo de relaxar e ao menos tempo diminuir a o entusiasmo, ou então, algum tipo de jogo que proporcione oportunidades de integração do grupo.

Falemos agora da Atividade Principal que pode ser subdivida em três tipos: Execução ou Realização, a qual consiste na construção de um produto ou um projeto, como por exemplo uma campanha de marketing para venda de um qualquer produto. Neste caso propõe-se aos candidatos que criem um produto inovador, apresentando para isso, viabilidade de custo, estratégia de marketing, tempo de retorno e público-alvo. Com isso, verifica-se criatividade, “jogo de cintura”, dinamismo, clareza de ideias, conhecimento de mercado, visão, comportamento em relação ao grupo, sintonia e principalmente a forma como cada participante contribui para o facto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com