TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS

Por:   •  2/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.166 Palavras (13 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 PASSO 1................................................................................................................4

2.1.1 GESTÃO BUROCRÁTICA..................................................................................4

2.1.2 GESTÃO PARTICIPATIVA.................................................................................5

2.1.3 GESTÃO POR RESULTADOS...........................................................................5

2.2 PASSO 2................................................................................................................7

2.3 PASSO 3..............................................................................................................11

2.4 PASSO 4..............................................................................................................12

2.5 PASSO 5..............................................................................................................13

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16



  1. INTRODUÇÃO

É a inovação na gestão do projeto que vai possibilitar que as empresas melhorem a sua operação e processos gerenciais, através de uma mudança estrutural que venha a trazer impactos positivos e, futuramente, retorno financeiro para aqueles que investiram na ideia.

Os benefícios podem vir com uma mudança tecnológica: softwares que permitem melhorar o gerenciamento corporativo e trazem maior eficiência produtiva, ou melhor gestão de pessoas. Por isso, é importante manter sempre em mente como um determinado projeto contribui para a corporação.

A inovação parte da compreensão do universo de atuação da empresa, e é preciso olhar para as novas soluções de mercado que possam vir a ser implementadas na rotina diária da empresa. O novo é alcançado a partir de uma boa visão e análises.

A empresa HEMEJAN, terá que passar por um processo de mudanças e aplicar novos conceitos e melhorar a visibilidade do seu modo de gestão, colaborando para enfrentamento dos desafios encontrados pelo gerenciamento de projetos que exigem inovação, metodologia e dinâmicas eficientes para atender as diferentes demandas de clientes, muitas vezes de forma simultânea, contudo, para que não se comprometa a capacidade produtiva da empresa e os resultados dos projetos inserido com a reestruturação, é fundamental investir num gestor capaz de garantir o gerenciamento nas relações interpessoais de uma equipe e suas diferentes competências para o desenvolvimento corporativo.

 


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PASSO 1

Para aumentar os níveis de alcance de objetivos no negócio é necessário conhecer o conceito de projetos para torna-los eficientes, a gestão de excelência pressupõe um gerenciamento estratégico da organização e uma consequente descentralização do processo de tomada de decisão. Daí, o imperativo da avaliação, em todos os níveis hierárquicos, como medida de controle do processo decisório. Não só as empresas privadas, mas também as organizações públicas, que estão implementando sistemas de excelência, no intuito de acompanhar tanto a imprevisibilidade das alterações ambientais, com tomadas rápidas de decisão, como a evolução dos seus clientes ou usuários, de modo a maximizarem o seu grau de satisfação. Assim é necessário analisar os fundamentos da excelência empresarial e qual modelo adotar.  

A seguir teremos um esboço do Modelo de Gestão Burocrático, Participativo e de Resultados.

  1. Gestão Burocrática

Analisando o processo de relação interpessoal e os tipos ou modelos existentes nas empresas atuais, podemos destacar que o modelo Burocrático de Gestão possui a bagagem do próprio nome, que é um modelo excessivamente administrativo e esse excesso interrompe ações que, normalmente, deveriam ser rápidas. Algumas das características de uma empresa burocrática é o formalismo, não o formalismo no cumprimento e no trato entre pessoas, mas o formalismo no sentido do “engessamento da autonomia”. No formalismo não há espaço para autonomia, e sim para a centralização do poder, com regras e diretrizes. Em uma empresa burocrática, todas as decisões são tomadas por um superior e tudo é decidido via diretriz rígida e incapaz de fugir ao planejamento rígido. Além do formalismo, outra característica do sistema burocrático e é consequência formalismo é a impessoalidade. As pessoas não falam além do necessário, não se comunicam não se conhecem. Conhecem o Diretor de Operações, mas não conhecem a pessoa que dirige o departamento de operações. Este tipo de comportamento leva a uma outra característica do modelo burocrático, que é o profissionalismo, onde as competências técnicas tem muito mais valor do que competências interpessoais.

Além disso, a Gestão Burocrática inibe a iniciativa das pessoas e das equipes, que perdem sua motivação para arriscar e empreender. A dificuldade em mudar qualquer coisa leva os colaboradores a se acomodarem em processos obsoletos e numa estrutura organizacional engessada determinada pelo excesso de formalismos e geralmente com muitos níveis hierárquicos.

  1. Gestão Participativa

A Gestão Participativa é, acima de tudo, uma forma da integração em conjunto, às metas de crescimento, e, este é um índice satisfatório dos funcionários, sensação de contribuição com a evolução da empresa. É importante para a empresa contar com o engajamento de toda equipe, assim como é importante ao empregado fazer parte das conquistas, partilhando a gestão, méritos e responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (324.8 Kb)   docx (154.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com