TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geração Y e sua ligação com a internet

Por:   •  16/5/2015  •  Resenha  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

Geração Y e sua ligação com a internet

Como sabemos, a geração Y é caracterizada por possuírem “nativos digitais”, ou seja, os jovens de hoje em dia possuem uma facilidade maior comparado aos da geração x para compreender o funcionamento das redes sociais, produtos dotados de tecnologia, smartphones e etc.

Isso porque, os jovens cada vez mais tem o acesso precoce com esse “mundo de tecnologias”, por exemplo, atualmente, seis a cada dez adolescentes de 12 anos possuem seu próprio celular, número que chega a 83% aos 17 anos. Em média, 75% dos adolescentes de 13 a 17 anos possui um aparelho mobile, 93% utilizam internet (76% banda larga) e 80% jogam videogame (Pew Research).

A geração Y possui muita ligação com a mídia digital, a partir do momento que esses jovens vinculam, e muitas vezes desenfreadamente, sua vida real com a virtual, isso acontece quando passam a se socializarem virtualmente, consultar internet pra tudo, se promoverem através da internet usando as redes sociais mascarando sua própria realidade como pessoa, muitas vezes, o acesso à internet, inibirá a timidez de conversar com outras pessoas e em grupo, dizer coisas que não seriam ditas pessoalmente por exemplo.

Uma pesquisa feita recentemente por uma universidade dos estados unidos (Maryland) pedindo a 200 universitários que suspendessem a internet por 24 horas comprovou que muitos universitários se sentiram não apenas indispostos, mas incapazes de permanecer sem conexão digital com o mundo… Sem os ‘laços’ digitais, os estudantes se sentem desconectados mesmo de quem são mais próximos. Relato de um aluno: “Enviar mensagens de texto e falar no MSN com os meus amigos me traz uma sensação de conforto”, escreveu um aluno. “Quando eu fiquei sem esses dois luxos, me senti solitário e isolado. Mesmo que eu frequente uma escola com milhares de estudantes, o fato de não poder me comunicar com ninguém tecnologicamente foi quase insuportável”

Os Millennials (como também são chamados) têm a expectativa de ter informação e entretenimento disponíveis em qualquer lugar e em qualquer altura. Alch (2000) afirma mesmo que eles têm que sentir que controlam o ambiente em que estão inseridos, têm que obter informação de forma fácil e rápida e têm que estar aptos a ter vidas menos estruturadas.

A Geração Y tem um instinto ambicioso, de conseguir o que quer e, muitas vezes, isso faz com que se tornem individualistas. 78% dos membros da Geração Y são solteiros e 54% deles não tiveram filhos.

Outras pesquisas revelam que 96% da geração Y está nas redes sociais, ou seja, uma grande massa de jovens internautas está inserida diariamente na internet em busca de conteúdos informativos, atividades de entretenimento e ofertas para compra via web.A geração y valoriza muito os vínculos sociais feitos através das redes, eles precisam ser reconhecidos, valorizados e respeitados, esses jovens compartilham sua vida e suas atividades rotineiras diariamente com várias pessoas, daí a preocupação com a imagem, uma pessoa difamada através da internet  pode gerar muitas vezes ou quase sempre danos psicológicos aquela pessoa, impossibilitando-a ate de sair de casa.  

Além disso, há preocupações e críticas em relação à Geração Y por parte de acadêmicos, jornalistas e estudiosos. Com base na opinião de outros autores, tais como Bauerlein,1 Bly,2 Damon,3 Tapscott (2010, p. 11-4) identificou algumas questões importantes às quais as críticas são direcionadas: a) É uma geração superficial e distraída, que não consegue se concentrar em nada; b) São sedentários, pois são viciados em internet e videogame e não têm tempo para praticar atividades físicas; c) Disponibilizam todo tipo de informação pessoal online (não valorizam a privacidade); d) São “mimados” pelos pais, por isso não conseguem lidar com a independência pessoal e são inseguros na escolha de um caminho profissional; e) Violam direitos de propriedade intelectual ao baixarem conteúdos digitais e, por causa da facilidade em usar a rede, realizam plágio; f) Intimidam os amigos pela internet e praticam bullying; 4 g) Por causa de alguns jogos de videogames, os adolescentes atuais são violentos; h) Desperdiçam tempo nas redes sociais; i) São narcisistas e a tecnologia alimenta e potencializa esse narcisismo; j) Não se envolvem com questões sociais, não se interessam em ler jornais ou assistir noticiários de TV; k) Não aprenderam a analisar um texto complexo, a armazenar fatos na mente, a aprender com a história ou a escrever corretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com