TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DOS MODELOS UTILIZADOS PELA ASSISTE VIDA LTDA

RESUMO

Hoje vivemos a era do conhecimento e da globalização que trouxe para as empresas a necessidade de valorização do conhecimento como um recurso estrategicamente relevante. A Gestão do Conhecimento é um meio de estimulo para as pessoas nas organizações e que essas possam produzir informações e também usufruir delas. O presente estudo tem por objetivo analisar modelos de gestão do conhecimento implantado na Assiste Vida Ltda., empresa de Home Care com sede em Salvador - Ba, procurando, a partir de sua estrutura, caracterizar o contexto de sua aplicação e sua relação com o processo de melhoria continua.

INTRODUÇÃO

A informação e o conhecimento são considerados elementos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, em todos os seus segmentos. Esse entendimento - com maior ênfase a partir do século XX - contribui para o aprofundamento dos temas em diversos campos do conhecimento já estabelecidos. Nos tempos iniciais da administração o homem era visto como uma parte na engrenagem que sustentava a produção pois os que detinham o poder nos níveis mais elevados da hierarquia só pensavam na tecnologia para trazer inovações aos equipamentos a fim de aumentar a produtividade. Mais a frente o homem volta a ser a alavanca que mantem a engrenagem funcionando e trás a sobrevivência as instituições. Assim, este estudo mostra alguns conceitos e definições de modelos de Gestão do conhecimento a partir de ferramentas como “Colheita” e “Programas” implantados na Assiste Vida Ltda.

A EMPRESA

A Assiste Vida é uma empresa de Atenção Domiciliar com atuação no estado da Bahia que oferece atendimento 24h por dia, possuindo como principais características a qualidade da assistência prestada e o cuidado com os seus pacientes e familiares.

Fundada em 2008 por profissionais com larga experiência no segmento, a empresa tem se destacado no mercado pelo crescimento rápido e estruturado, pela postura ética e pelo caráter educativo quanto aos benefícios do serviço de Atenção Domiciliar para os diferentes públicos envolvidos no processo.

A Assiste Vida atua de acordo com os critérios da norma regulamentadora RDC n° 11, de 26 de janeiro de 2006 da ANVISA, construindo parcerias sólidas com órgãos fiscalizadores, operadoras de saúde, hospitais, prestadores e fornecedores. A empresa utiliza as mais modernas práticas médicas, administrativas e tecnológicas para articular todo o processo necessário ao atendimento do paciente em seu domicílio.

O MERCADO

A população do país em 2015 foi estimada em 204,9 milhões, com crescimento anual de 1% entre 2005 e 2015. No mesmo período a parcela de pessoas de zero a 14 anos diminuiu de 26,5% para 21%; e a de 15 a 29 anos caiu de 27,4% para 23,6%, ou seja, recuo intenso. (fonte: IBGE)

Por outro lado, no mesmo período, a parcela de adultos de 30 a 59 anos subiu de 36,2% para 41%, e a fatia de idosos de 60 anos ou mais cresceu de 9,8% para 14,3%. (fonte: IBGE)

Algumas correntes de estudos apontam que ambientes hospitalares parecidos com o lar do paciente, que permitam mais o contato com a sua família, amigos e seu dia-a-dia, contribuem para o seu melhor restabelecimento.

Sendo assim, os benefícios podem ser multiplicados quando o paciente é transferido para a internação domiciliar, indicada como alternativa a internação hospitalar para pacientes crônicos ou em estado terminal de média e alta complexidade, estabilizados, para que deixem de serem expostos ao risco de infecções hospitalares, devido à baixa imunidade e tenham sua qualidade de vida aumentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com