TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DAS COISAS

Por:   •  31/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  3.417 Visualizações

Página 1 de 4

Após assistir ao vídeo “A história das coisas” reflita sobre as questões abaixo e compartilhe com os colegas:

1) Quais são as etapas do sistema linear citados no filme? Extração, produção, distribuição, consumo e tratamento de lixo.

2) Em países desenvolvidos como os EUA faltam matérias primas para as indústrias produzirem, neste caso a alternativa para este país suprir essa carência de matéria prima? Utilizar matéria prima de países do Terceiro Mundo.

3) Por que os trabalhadores migram para as cidades e se sujeitam a trabalhar em industrias entrando em contato com substâncias tóxicas? A erosão dos ecossistemas e economias locais criaram um fluxo constante de pessoas sem alternativas, que acabaram deslocando-se de suas cidades onde viveram grande parte de suas vidas e tiraram o seu sustento, à procura de emprego em outras cidades mesmo que na sua nova atividade de trabalho tenham contato com substâncias tóxicas.

4) O que seria "exteriorizar os custos"?

O verdadeiro custo da produção não se reflete no preço, não pagamos aquilo que compramos. O valor de $ 4,99 na compra de um rádio, não é verdadeiramente o valor que você pagou por ele. Se for analisado que para fabricação deste rádio o metal foi extraído da África do Sul, o petróleo do Iraque, o plástico da China e a montagem do produto foi feita por uma criança de 15 anos de idade numa fábrica do México, conclui-se que $ 4,99 não paga o aluguel do produto exposto na prateleira da loja, nem parte do salário do funcionário da loja, bem como, a sua viagem de navio e caminhão para que chegasse ao consumidor final. Na verdade quem pagou pelo rádio foram as pessoas que fabricaram o produto para que ele chegasse ao consumidor final. Estas pessoas perderam espaços com recursos naturais, pagaram com a perda de ar puro e o aumento de doenças como asma e câncer, pagaram com o seu futuro porque abandonaram a escola para trabalhar e também pagaram por não terem direito ao seguro de saúde. Ou seja, estas pessoas contribuíram para que este rádio chegasse ao consumidor final por $ 4,99 mas esta contribuição não foi registrada por um contabilista.

5) O que é obsolescência planejada?

É uma estratégia adotada pelos fabricantes para que os produtos criados atualmente não tenham muito tempo de vida útil, tornando-se inúteis, ultrapassados, obsoletos ou descartáveis. A ideia é fazer com que a sociedade tenha sempre uma necessidade de consumir novos produtos o tempo todo e fique desejando adquirir outros produtos para substituir aqueles que foram adquiridos anteriormente, mesmo que isto tenha sido recente.

6) O que é obsolescência perceptiva?

É o trabalho de convencimento que os fabricantes fazem aos consumidores, para que estes descartem seus produtos perfeitamente úteis, porque eles tiveram a sua aparência modificada, por exemplo, através da publicidade e da mídia em geral com mais de 3.000 anúncios diários. As pessoas sentem a necessidade de adquirir novos produtos para não ficarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com