TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL

Por:   •  23/10/2015  •  Dissertação  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 A Exclusão Social no Brasil....................................................................................4

        

2.2 A Questão da Homofobia no Brasil..........................................................................5

2.3 A Diversidade Sexual..............................................................................................6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9[pic 15]

.



1 INTRODUÇÃO[pic 16]

Este estudo tem por objetivo analisar criticamente numa perspectiva interdisciplinar a questão da Homofobia e Diversidade Sexual.

A Exclusão social é um tema da atualidade, utilizado nas mais variadas áreas do conhecimento, mas com sentido nem sempre muito preciso ou definido. Uma pessoa é considerada socialmente excluída quando está impedida de participar plenamente na vida econômica, social e civil.

Podemos entender a homofobia, assim como as outras formas de preconceito, como uma atitude de colocar a outra pessoa, no caso, o homossexual, na condição de inferioridade, de anormalidade, baseada no domínio da lógica hetero normativa, ou seja, da heterossexualidade como padrão, norma. A homofobia é a expressão do que podemos chamar de hierarquização das sexualidades. Todavia, deve-se compreender a legitimidade da forma homossexual de expressão da sexualidade humana.

Quando se leva em conta o grau de complexidade da interação social, quando se respeita essas diferenças culturais e sociais, seus idiomas e hábitos distintos, entre outros elementos que conferem identidade às diferentes sociedades, é mais fácil compreender a diversidade sexual. 

Diversidade sexual é repensar novos paradigmas culturais, uma vez que fomos criados, defendendo valores que recebemos de nossos pais que foram passados de geração em geração, para estes valores o diferente sempre foi visto com maus olhos. Há muito tempo homens e mulheres e movimentos sociais, lutam pelos seus direitos e reconhecimento, ou seja, direitos pela igualdade e liberdade de justiça, a todos os indivíduos independentemente do sexo.


  1. DESENVOLVIMENTO[pic 17]

2.1 A Exclusão Social no Brasil

Segundo Pockmann (2004), a nova dinâmica da exclusão social parece encontrar sua origem nos anos 80, assumindo feições mais definidas na década de 1990. O processo que financiou a economia, especialmente na América Latina, ao gerar uma pressão suplementar sobre o processo de valorização do capital, implica uma flexibilidade crescente dos salários e do emprego. Em vez de adiantar crédito, o sistema financeiro reorienta a poupança para os títulos públicos. Gestam-se, portanto, novos mecanismos de manutenção e ampliação da riqueza.

A exclusão social tem sido tratada no Brasil a partir de um enfoque relacionado à restrição de renda. São definidas linhas de pobreza e a partir de então elaborados programas de transferência de renda, que muitas vezes desconsideram a realidade mais ampla do mercado de trabalho e da exclusão social. POCKMANN (2004).

Pode designar desigualdade social, miséria, injustiça, exploração social e econômica, marginalização social, entre outras significações. De modo amplo, exclusão social pode ser encarada como um processo sócio Histórico caracterizado pelo recalcamento de grupos sociais ou pessoas, em todas as instâncias da vida social, com profundo impacto na pessoa humana, em sua individualidade. Exclusão é "estar fora", à margem, sem possibilidade de participação, seja na vida social como um todo, seja em algum de seus aspectos. CONTEÚDOESCOLA (2011).

Na sociedade capitalista, por paradoxo, os excluídos não participam do sistema, mas sustentam a ordem econômica e social. A rendição, por parte das elites governantes brasileiras e sua política econômica às teses do neoliberalismo, como passaporte único para integrar a nova ordem mundial globalizada, intensificou a concentração de renda de tal sorte que somos vistos, mundialmente, como um país gerador de riquezas imensas, ao mesmo tempo em que figuramos nos últimos lugares, nas estatísticas sérias sobre qualidade de vida da população.

 Alguns exemplos de excluídos pela sociedade: - Minorias étnicas (indígenas, negros); - minorias religiosas; - minorias culturais. Excluídos de gênero: mulheres e crianças. Excluídos em termos de opção sexual: homossexuais e bissexuais. Excluídos por idade: crianças e idosos. Excluídos por aparência física: obesos, deficientes físicos, pessoas calvas, pessoas mulatas ou pardas, portadores de deformidades físicas, pessoas mutiladas. Excluídos do universo do trabalho: desempregados e subempregados, pessoas pobres e geral. Excluídos do universo sociocultural: pessoas pobres em geral, habitantes de periferia dos grandes centros urbanos. CONTEÚDOESCOLA (2011).

2.2 A Questão da Homofobia no Brasil

Segundo o Glossário de Psicologia e Psiquiatra: Homofobia significa medo do homossexualismo. O medo do homossexualismo empurra as pessoas em direção ao sexo oposto com objetivos de reprodução e de garantir ao sujeito sua identidade heterossexual. A homofobia é típica de pessoas que, consciente ou inconscientemente, ainda têm muitas dúvidas e angústias sobre sua identidade sexual. Como mecanismo de defesa de sua insegurança, estas pessoas costumam ridicularizar e agredir os homossexuais. Casos muitos graves de homofobia levam o sujeito a fazer investidas como o assassinato de homossexuais. SILVA (2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com