TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDISCIPLINA DO DISCENTE

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.876 Palavras (16 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DOM LUIZ

JÉSSICA MORGANA PEREIRA DA CRUZ DIAS

A INDISCIPLINA DO DISCENTE

RIBEIRA DO POMBAL

2016

JÉSSICA MORGANA PEREIRA DA CRUZ DIAS

A INDISCIPLINA DO DISCENTE

Projeto de pesquisa, apresentado a faculdade Dom Luiz,

                                                                  como trabalho avaliativo para o 5ª semestre

                                                                                      de ciências de biológicas  na disciplina de estagio.

                                                                                       Orientador: Prof Max Nunes

RIBEIRA DO POMBAL

2016

                                         SUMÁRIO

1 Introdução

2 Deliminação do problema

3 objetivo geral e especifico

4 revisão teórica

5 metodologia

6 cronograma

7 referencias  

Introdução

No colégio municipal monsenhor Galvão localizado na avenida Antonio Carlos Magalhães na cidade de Cícero Dantas Bahia,  é notável que  uma das maiores dificuldades que é encontrado  na sala de aula é a indisciplina. Ela pode se manifesta de diferentes maneiras. E isso acaba atrapalhando a aula e atrasando o conteúdo.  Hoje esta cada vez  mas comum presenciar na escola a falta de respeito do aluno com o docente, muito barulho, lixo espalhado pela sala, portas e janelas quebradas e agressão física e verbal entre discentes.

Não é a toa que a discussão dessa problemática esta, mas presente nas pesquisas e debates na educação. E embora a mídia foque nos salários dos professores, a indisciplina é uma das suas maiores reclamações e motivos de desgaste mental.

Quando os professores terminam a faculdade eles vão para sala de aula preparada intelectualmente mas se deparam com uma sala de 35 ou 40 alunos com vidas diferentes, diferença social, religiões diversas e problemas familiares graves. Então o docente acaba sendo mas que um professor pois as vezes vai além dos muros da escola e cada docente acaba sendo  psicólogo, agente de saúde, mãe e pai etc.

De acordo com o sociólogo francês François Dubet (1997), “a disciplina é conquistada todos os dias, é preciso sempre lembrar as regras do jogo, cada vez é preciso reinteressá-los, cada vez é preciso ameaçar, cada vez é preciso recompensar”. Isso nos coloca diante de um antônimo de indisciplina, nos lembrando que o respeito às regras dentro de uma instituição é de fundamental importância para o seu funcionamento pleno e que, consequentemente, a indisciplina representa a ameaça pela desobediência às regras estabelecidas. Por isso Dubet ressalta a necessidade dos professores relembrarem as regras e estimularem o seu cumprimento no decorrer do ano letivo.
Groppa ressalta que a manutenção da disciplina era uma preocupação de muitas épocas como vemos em textos de Platão e nas confissões de Santo Agostinho, de como a sua vida de professor era amargurada pela indisciplina dos jovens que perturbavam “a ordem instituída para seu próprio bem”.

É muito importante resolver o problema da indisciplina, pois com isso teremos alunos mas atentos, e o patrimônio da escola será preservado, consequentemente professores menos estressados e desgastados e o conteúdo poderá ser passado com mas tranquilidade além da aprendizagem ser bem maior.

Com certezas todos ganharam com isso até mesmo o nosso pais que vai ter jovens mas preparados no futuro.

Resumindo poderíamos dizer que ser disciplina seria quase impossível realizar a aprendizagem por isso a mesma é tão essencial e importante para a escola.

Delimitação do problema

O problema da indisciplina é uma das maiores dificuldades na sala de aula porem ela não surgiu da noite para o dia.  Mas é notável que nos nossos dias teve um aumento estrondoso e são vários fatores que levam a essa realidade.

E uma delas é a base familiar. Crianças e adolescente que sofre agressão física ou psicológica em casa, ele transmite isso na escola e no seu aprendizado, a desigualdade social e A resistência da cultura escolar é outro motivo que causa indisciplina no aluno.

As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão. 

Por tanto antes de julgar o comportamento de alguns é preciso verificar a realidade da escola, da família, o psicológico, o social, além de muitos outros. 

Indisciplina lidera  a lista de queixas. Pesquisa realizada por NOVA ESCOLA e Ibope em 2007 com 500 professores de todo o país revelou que 69% deles apontavam a indisciplina e a falta de atenção entre os principais problemas da sala de aula. Só quem sente na pele a questão no cotidiano tem a real dimensão de como o problema é desgastante, levando ao desestímulo com a profissão e, muitas vezes, até ao abandono.

Objetivo especifico

Construir junto com os alunos regras de convivência que melhorem ou pelo menos diminua os problemas disciplinares. E cada discente terá prazer em cumpri as regras da escola porque ele também fez parte desse trabalho isso acaba criando um senso de responsabilidade no aluno.

Objetivo geral

Analisar quais os motivos da indisciplina na escola ter crescido tanto nos últimos anos. Com essa resposta na mão poderemos mudar ou amenizar a historia da indisciplina na escola.

Referencias teóricas

A (in)disciplina escolar na perspectiva de Piaget

A questão da indisciplina no cotidiano escolar, analisada sob a perspectiva da teoria de Piaget, nos leva à reflexão sobre sua concepção do desenvolvimento da moralidade. O estabelecimento de regras e a maneira como os alunos percebem essas regras está na base desta reflexão sobre a indisciplina, pois, ao discutir as relações entre moralidade e indisciplina, devemos estar atentos aos princípios subjacentes às regras implantadas e elaboradas pela escola: em especial, o princípio de justiça e a forma como a regra é estabelecida, ou seja, se o princípio é o da coação, por exemplo. Assim, ao considerarmos um ato indisciplinado ou não, necessitamos conhecer a natureza das regras que regem o grupo ao qual o sujeito pertence e a forma como as regras foram estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com