TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Gestão da Informação

Disciplina SIN129 - Inteligência Organizacional

Alunos: Jaqueline Lopes e Marcela Palma

SEMINÁRIO GRUPO 8 - A INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO

        Partindo do pressuposto de que a gestão da informação é a "aplicação de princípios administrativos à aquisição, organização, controle, disseminação e uso da informação para a operacionalização efetiva de organizações de todos os tipos" (TARAPANOFF, 2004, p.20), nota-se que, indubitavelmente, esta área está relacionada com a inteligência organizacional. Isto é, haja visto que a prática de gestão da informação é identificar e potencializar recursos informacionais de uma organização, e que esta preocupa-se com o "valor, qualidade, posse, uso e segurança da informação no contexto do desempenho (performance) organizacional (WILSON, 1997, apud TARAPANOFF, 2004), todo ato de gestão da informação sabiamente aplicado auxilia no processo de inteligência organizacional.

Em resumo, a gestão da informação

em todos  aspectos subsidia e permite o desenvolvimento do ciclo da inteligência, ajudando na negociação da questão (tasking), nas atividades de coleta de informação (registros documentários organizacionais, fontes públicas de acesso à informação), inclusive na formulação da busca por informações (indexação e thesaurus). Nas organizações ela processa e analisa a informação coletada disseminando-a, posteriormente, em forma de relatórios, briefings, ou outras formas de preparação e "reempacotamento" da informação com valor agregado (TARAPANOFF, 2004, p.20).

        No entanto, é importante ressaltar que a gestão da informação por si só não auxilia no processo de inteligência organizacional, isto porque

uma organização é inteligente quando seus membros são inteligentes e quando a organização desenvolveu a cultura e a estrutura para reunir este conhecimento coletivo. A inteligência organizacional, portanto, observa tanto o ambiente externo quanto o ambiente interno da organização. Externamente, a organização prospera, navegando entre ameaças e oportunidades de seu ambiente. Internamente, indivíduos e grupos continuamente renovam e expandem seus conhecimentos e habilidades, o que possibilita à organização agir e aprender (). - PÁG 2

        Percebe-se, então, que a inteligência organizacional é um processo que requer muito mais do que a ação isolada da gestão da informação. Segundo Tarapanoff (2004), a ação conjunta do processo de gestão da informação e gestão do conhecimento, ambas em apoio às estratégia e missão organizacional, são capazes de proporcionar um processo de tomada de decisão que se baseia na inteligência da organização. Cormier, Júnior e Tarapanoff (2000), em consonância, relatam que possuir inteligência está associado à busca sistemática, efetiva e proativa de posturas ligadas à estratégia, à relação organização e ambiência externa; fatos que revelam a atuação tanto da gestão da informação, quanto da gestão do conhecimento e do planejamento estratégico no processo de inteligência organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com