TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO MARKETING

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 9

AULA ESTRUTURADA – unidade 1

Disciplina: Marketing I        

Professor: Rodrigo Bessa

Curso: Publicidade e Propaganda

Período: 6°

Carga Horária da Disciplina: 60 h/a

Unidade de Ensino: INTRODUÇÃO MARKETING

Carga Horária: - 15 horas                                                                                    

Objetivos da Unidade: Apresentar ao aluno os conceitos e fundamentos de Marketing.

Competência: Conhecer, conceituar, identificar e compreender o conceito dos elementos de marketing

Habilidades: Ao término do curso os alunos deverão ser capazes de abstrair os principais conceitos apresentados nesta unidade e aplicá-los na prática profissional de forma crítica e consciente.

Temas: O tema desenvolvido será dividido nos seguintes tópicos: Necessidade, desejo, demanda, valor, custo, satisfação, vendas, relacionamento e fidelização.

Proposta Metodológica: Aulas expositivas, teóricas-práticas. Atividades individuais e em grupo (em classe e extra-classe). Estudos de casos, estudos dirigidos de artigos de jornais, revistas, livros e textos indicados

PONTO 1: Conceitos de Marketing

        O ponto central do Marketing moderno é criar valor e satisfação para o cliente. O princípio do Marketing é dar satisfação ao cliente de forma lucrativa. A meta do Marketing é a atrair novos clientes, prometendo-lhes um valor superior (dos concorrentes), e manter os clientes dando-lhes satisfação. O marketing como ferramenta funcional envolve todas as atividades dirigidas a entender as necessidades do consumidor.

        Isso inclui desenvolver produtos apropriados para satisfazer  essas necessidades, entregar produtos e serviços por meio dos canais apropriados, fazer a comunicação com o consumidor e garantir a sua satisfação.

        Em 2008, a Associação Americana de Marketing definiu marketing como:

 “a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criação, comunicação, entrega e transação ou troca de artigos que apresentem valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”.

        Vivemos expostos ao marketing, seja na televisão, na internet, nas revistas, caixas de correio, ruas, shoppings, eventos e outros veículos de comunicação. Em todo lugar percebemos as consequências do marketing, pois já estamos habituado a ele. Mas há mais coisas por trás do marketing do que aquilo que o consumidor vê, existe uma rede maciça de pessoas e atividades competindo pela a atenção do cliente com intuito de levá-lo a consumir.

        Através da história, o papel do marketing nas empresas tem evoluído:

1° Vender

2° Identificar necessidades não atendidas e atendê-las

3° Criar novas necessidades e atendê-las.

PONTO 2: Fundamentos do Marketing

Necessidades, desejos e demandas

        O pensamento de marketing começa com a necessidade e os desejos humanos. As pessoas necessitam de alimento, ar, água, vestuário e abrigo para sobreviver. Além disso, têm forte desejo por recreação, educação e outros serviços. Têm preferências marcantes por versões e marcas específicas de bens e serviços básicos.

[pic 2][pic 1]

Figura 1: Pirâmide das necessidades de Maslow

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A1mide_de_Maslow

 

        De acordo com Kotler (1999), a necessidade humana é um estado de privação de alguma satisfação básica. Exemplo, as pessoas exigem alimento, vestuário, abrigo, segurança, sentimento de posse, auto-estima e algumas outras coisas para a sobrevivência. Essas necessidades não são criadas pela sociedade ou pelas empresas; existem na delicada textura biológica e são inerentes à condição humana.

        Desejos são carências por satisfações específicas para atender as necessidades mais profundas. Um indivíduo necessita de alimento e deseja um “hambúrguer do Mac Donald´s”, necessita de um vestuário e deseja uma roupa da marca “Prada”, necessita de estima e compra um carro da “BMW”.

        Demandas são desejos por produtos específicos que são respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los. Desejos tornam-se demandas quando apoiados por poder de compra.

Os especialistas de marketing não criam necessidades; elas já existiam antes deles. Os especialistas junto com outros influenciadores da sociedade, despertam desejos. Promovem a ideia de que um BMW pode satisfazer à necessidades de uma pessoa por status social. Entretanto, eles não criam a necessidade por status social. Influenciam a demanda por tornar o produto apropriado, atraente, adquirível e facilmente disponível aos consumidores (Kotler, 1999, p. 26).

Produtos

        As pessoas satisfazem a suas necessidades e desejos com bens e serviços. Usaremos o termo produto para cobrir tanto bens (objeto físico) como serviços. Definiremos um produto como algo que pode ser oferecido para satisfazer a uma necessidade ou desejo.

Valor, custo e satisfação

        Como os consumidores escolhem entre os muitos produtos que podem satisfazer a certa necessidades?

Exemplo:

Suponhamos que Você precisa viajar, diariamente, uns 50 quilômetros para ir até a faculdade. Muitos produtos ou serviços podem satisfazer a sua necessidade: moto, automóvel, taxi ou ônibus.

        Essas alternativas constituem seu conjunto de escolha de produtos (bens ou serviços).

Mas Você gostaria de satisfazer diversas outras necessidades para ir até a faculdade, como velocidade, segurança, facilidade e economia.

Chamamos isso de CONJUNTO DE NECESSIDADES

        Agora, cada produto tem uma capacidade diferente de satisfazer a suas várias necessidades.

Assim, uma moto será mais lenta, insegura e exigirá mais esforço físico do que um automóvel, mas será econômica. De algum modo, Você tem que decidir qual produto prestará a maior satisfação total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (484.2 Kb)   docx (207.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com