TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e inovação em contexto organizacional

Por:   •  16/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Liderança e inovação em contexto organizacional

Pedro Ferrão

        

 “Conhecer é poder, principalmente porque diminui

a dependência no desconhecido e no imprevisível.”

McGregor (1975, p.164)


Resumo

As mudanças na sociedade exigem adaptações constantes no contexto organizacional e afetam, fundamentalmente, o comportamento e a inserção do ser humano na organização e nas relações de trabalho. De facto, os sistemas públicos e privados da sociedade contemporânea, carecem de uma modernização persistente e as vidas dessas estruturas são moldadas pelo ambiente externo, sendo fundamental que estejam preparadas para a alteração num contexto de inovação.

Além disso, abordamos o tema da liderança uma vez que o líder é responsável pelo desenvolvimento de um trabalho eficiente, na medida em que cria um clima de coesão e respeito entre os membros do grupo, fazendo com que realmente se sintam parte do processo de trabalho. Com base nesta ideia, aborda-se as principais teorias da liderança a fim de perceber o seu impacto na mudança e na inovação organizacional.

Palavras-chave: inovação; mudança; organização; liderança; comportamento.

Abstract

The changes that occur in society requires constant adaptations of the organizational context because they affect the behavior and insertion of the human being in the organization and in the work relations. In fact, systems nowadays, whether private or public, feel a lack of persistent modernization and structures are shaped by the external environment, so it is fundamental that the organizations are willing to change in na innovative context.

In addition, we address the issue of leadership as the leader is responsible for developing efficient and effective work, as it creates a climate of cohesion and respect among group members, making them feel part of the process of work. With this basic idea, it is approached the main theories of leadership to realize the impact this has on organizational change and innovation.

Key words: innovation; change; organization; leadership; behavior.

Índice

1.        Introdução        1

2.  Liderança nas organizações        2

2.1. Teorias sobre liderança        4

2.1.1. Elton Mayo e a teoria das relações humanas        6

2.1.2. A Escola Comportamental        7

2.1.3. A Teoria de Sistemas Abertos        8

2.1.4. A Teoria Contingencial        9

3. Inovação nas organizações        9

3.1. Os grandes princípios da inovação        10

3.2. Fontes de inovação        10

4.  Liderança na inovação        13

4.1. A quinta disciplina de Peter Senge        14

5. Conclusão        18

6. Referências e bibliografia        19

7. Anexos        21

Anexo A: Categorias gerais de liderança correspondentes às teorias        21

Anexo B: Estilos de liderança autocrático, democrático e liberal        22

Anexo C: Analogia de uma mudança        23


  1. Introdução

Na atualidade a inovação é a chave para o sucesso e, cada vez mais, se tornou um importante diferencial.  Ter profissionais com a capacidade de inovar dentro do ambiente organizacional é essencial para que a empresa consiga implementar as suas estratégias e alcançar os objetivos propostos. Assim, pela pertinência que as diferentes formas de liderança têm na forma como os líderes abordam e tratam a inovação, direcionados para objetivos específicos e planeados previamente, o foco deste trabalho prende-se com a análise empírica da liderança e da inovação em contexto organizacional. As diferentes teorias de liderança existentes vão ser alvo de análise, bem como os princípios fulcrais da liderança. De facto, ao conjugarmos a análise destas teorias com os seus principais princípios e com as fontes mais importantes de inovação, destacamos a relação recíproca que a liderança e a inovação desenvolvem nas empresas.

Inúmeros autores destacam a inclusão da inovação como ferramenta essencial de um líder para que as decisões deixem de ser centralizadas, abrindo espaço para o surgimento de soluções e ideias. Nesses ambientes as ideias não precisam de surgir somente nos gestores da empresa; num ambiente inovador, todos os funcionários contribuem e são estimulados a tal, pelos seus líderes ou profissionais com mais experiência.

2.  Liderança nas organizações

Para percebermos a liderança em contexto organizacional importa começar por interpretar o conceito de acordo com a literatura científica. De acordo com os autores Hemphill e Coons (1957, cit in Maxwell, 1957) identificam a liderança como um comportamento individual que gere as atividades de determinado grupo em busca de um objetivo comum. Já Tannenbaum, Weschler e Massarik (1961, cit in Maxwell, 2007) referem-na como uma influência pessoal que é aplicada num dado contexto e desenvolvida a partir de um processo de comunicação, com o fim de atingir uma ou várias metas específicas. O investigador Burns (1978 cit in Luís, 2016) defende que a liderança é aplicada em contexto de conflito, interesse ou competição, com o fim de atingir metas e objetivos planeados, tanto pelos líderes como pelos seguidores; afirma ainda que é um processo de persuasão sobre os outros de modo a que façam aquilo que o líder deseja. Duluc (2001) também tem a sua própria interpretação sugerindo que, para se obter um elevado desempenho e atingir os objetivos definidos, um líder deve delinear uma linha de ação e executá-la, gerar um reflexo do resultado a alcançar e partilhar a sua visão com os colaboradores. Deve conseguir “prever” o futuro, ser visionário e motivar os seus colaboradores de modo a ser seguido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (262.1 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com