TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODERNIDADE E ENVELHECIMENTO – FAMÍLIA

Por:   •  4/4/2018  •  Resenha  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE POLÍTIOCA SOCIAL  - RESENHA

1. MODERNIDADE E ENVELHECIMENTO – FAMÍLIA

A transformação da sociedade agrária para a industrializada gerou importantes mudanças no agrupamento familiar, passou a ser nuclear composta de um casal e filhos, facilitando deslocamento de mão de obra para a indústria.

Os papéis domésticos passam, além do valor social, a ser conflitivos, sem espaço pra a dimensão individual ( muito valorizado atualmente), em busca da construção de uma nova lógica nos relacionamentos.. Ter ou poder escolher expõe a individualidade dos sujeitos, perde-se o investimento, a organização da intimidade pessoal, familiar e social. O limite entre o poder público e privado é perdido, assim, quem deve cuidar do idoso fica a cargo dos familiares, contribuindo para a formação de profissionais que interfiram na política de saúde articulando demandas individuais, organização familiar e suportes institucionais.

O envelhecimento da população brasileira impõe a investigação e análise de diversos setores, devido à sensibilidade da sociedade para isso. Deve-se conhecer o processo de envelhecimento, tirando a expectativa de que o núcleo familiar esteja apto a apoiar os seus idosos.

Tal mudança de estrutura familiar contribui para o aumento de pessoas idosas morando sozinha ou com o cônjuge,  ou em instituições.

Mas traçando um paralelo, a convivência entre gerações velhas e novas beneficia a todos, com a transmissão de valores e de cultura e o desenvolvimento do sentimento de avosidade.

 Os avós são intermediários entre o passado, o presente e o futuro, tantos eles como os pais necessitam rever conceitos, para preparar novas gerações para situações inesperadas.

Muitas situações em que a responsabilidade dos pais é transferida por diversos fatores (emprego da mãe, falta de condições etc.), colabora para o surgimento de diversas outras formações sociais de afinidade, paralela ao de parentesco.

Os avós possuem mais tempo pra manter uma relação afetiva mais próxima, sendo que a função de avô ou avó está sempre presente, mesmo sem aceitação, dependendo  da derivação da função materna ou paterna.

Também, o idoso enfrenta questões como aposentadoria, limitações, solidão em alguns casos, e quando a prevalece, vem a rejeição pela sociedade. Todos esses aspectos devem ser vistos.

Os idosos, na maioria, não aceitam o afastamento do trabalho e procuram outra ocupação,são chamados socialmente ativos.

Para as mulheres, a avosidade é igual à dos homens, cuja convivência com os netos pode ser bastante saudável.

A avosidade é uma oportunidade de reconstruir uma nova história de amor com o neto, uma nova ligação com o futuro, transmissão de valores e a garantia da continuidade dos valores familiares.

Os grupos de apoio, responsáveis por tratamentos em diversos segmentos, há necessidade de interação familiar, quando se comprova conflitos preexistentes à situação do sofrimento de que passa o idoso.

2. POLÍTICA SOCIAL I – POLÍTICA SOCIAL / PREVIDÊNCIA E NEOLIBERALISMO

O Serviço Social surge como base do resultado de um processo histórico, do desenvolvimento das lutas de classe, em contrapartida da profissionalização da filantropia – perspectiva particularista, endógena ou intrínseca e a-histórica:. Nisso o serviço social como profissão se estuda a partir de si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com