TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Midia e Segurança Pública

Por:   •  29/4/2017  •  Artigo  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Ao reconhecer, no início do século XX, que os modos de ver o mundo, assim como as apreciações de ordem moral e valorativa são produtos de uma herança cultural, o antropólogo Franz Boas chegou à conclusão, hoje amplamente difundida, que "o olho que vê é o olho da tradição". Se tivesse vivido para testemunhar o desenvolvimento da chamada Indústria Cultural, a essa máxima o célebre pesquisador alemão poderia acrescentar uma outra: a de que nas sociedades modernas, em boa medida, o olho que vê é o olho da televisão.

Com base no material didático da disciplina, discuta a afirmativa acima, relacionando-a, entre outras, à noção de socialização.

         

              Quando citado o trecho que diz “ o olho “que vê é o olho da tradição”, está diretamente ligado a maneira como a sociedade acredita nas informações e fatos veiculados pela mídia. Com o avanço da tecnologia e facilidade de acesso as informações sobre tudo que acontece no mundo, o cidadão não necessariamente precisa ver, para crer e saber a veracidade dos fatos jogados nas redes midiáticas, dando essas informações, margem para diversas formas de interpretações, um mesmo fato, pode ser repassado de diversas formas para a sociedade.

              Na aula 2, fica bem nítido as diversas formas de comunicação de massa e suas divergências de informações, deixando bem claro, que a comodidade cada vez maior de acesso a informações sobre tudo e sem sair de casa,  a qualquer hora e lugar de dispositivos móveis, tem levado a sociedade de maneira geral a acreditar em tudo que é veiculado pela mídia, mesmo que essas informações sejam totalmente distorcidas, manipuladas ou até mesmo falsas, como foi o caso citado no texto sobre boatos espalhados de auxilio no valor de R$ 2.000,00 reais a prostitutas, que logo se espalhou e causou enorme polêmica no ano de 2013, mostrando o poder que a mídia tem e sua capacidade de atingir um público em massa numa velocidade extremamente rápida. A mídia molda e influencia os fatos e acontecimentos, criando fatos não ocorridos, fazendo com que a mídia controle cada vez mais o fluxo dos acontecimentos ao redor do mundo.

              Portanto, conclui-se que é cada vez mais comum a formação de opinião da sociedade, baseada no que a mídia transmite, seja ela nas rádios, jornais, TV, redes sociais e demais meios de comunicação em massa, fazendo com que esse cidadão fique “viciado” com a facilidade de acesso a informação e absorva cada vez mais os produtos midiáticos, sendo mostrado apenas a visão que eles querem passar, e nem sempre é a realidade do fato veiculado, deixando claro a  identificação do discurso midiático “que é um dos discursos autorizados sobre o real, reside “no fato de que não basta que ele seja compreendido (...), é preciso que ele seja reconhecido” (BOURDIEU:1998, p.91). É precisamente esse tipo de reconhecimento que garante a sua ampla aceitação e, ao mesmo tempo, lhe confere legitimidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com